Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto CB2A1AAA, julgue os itens a seguir.

A expressão “mas também” (l.17) introduz no período em que ocorre uma ideia de oposição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto CB2A1AAA, julgue os itens a seguir.

O conectivo “Embora” (l.3) introduz no período em que ocorre uma ideia de concessão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue os itens que se seguem.

A substituição de “Por isso” (l.5) por Por esse motivo manteria a correção e o sentido original do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes a aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA e à sua tipologia.

Considerando-se as ideias expressas no primeiro e no segundo parágrafos do texto, seria garantida a progressão textual caso se inserisse a conjunção Portanto no início do segundo parágrafo da seguinte forma: Portanto, os acessos (...).

  • C. Certo
  • E. Errado

Em “No Brasil tudo se faz, embora tudo seja proibido.” (5º§), para manter o sentido do trecho em evidência e a correção gramatical do texto, o termo “embora” pode ser substituído corretamente por:

  • A. Visto que.
  • B. Conforme.
  • C. Mesmo que.
  • D. A menos que.

... mesmo que oculta, a influência de Aristóteles e de Platão... (2º parágrafo)

A conjunção da frase acima apresenta sentido

  • A. consecutivo.
  • B. causal.
  • C. concessivo.
  • D. temporal.
  • E. condicional.

Para que seja possível a compreensão de um texto, não é suficiente apenas uma sequência de frases bem estruturadas. Mais importante ainda é que elas se relacionem harmonicamente, permitindo a compreensão integral do texto. Essa conexão interna entre os vários enunciados do texto denomina-se coesão, que pode se dar por meio, também, dos conectores sintáticos. Nos fragmentos a seguir, avalie se os conectores destacados introduzem adequadamente as ideias expressas nos parênteses. Em seguida, assinale a alternativa correta.

  • A. “Quanto mais idade temos, mais cresce o desejo de recolhimento...” (17º§) – Temporalidade.
  • B. “Como os homens falam e agem, falar e agir estão sempre associados...” (2º§) – Conformidade.
  • C. “Heidegger dizia que construímos não só nossa humanidade, mas também nossa singularidade...” (1º§) – Adição.
  • D. “... se palavras e atos estiverem divorciados, as palavras tornam-se vazias e os atos ficam brutais.” (2º§) – Concessão.

Na frase: “Mas não faço.” (linha 40), a conjunção destacada em relação à seção anterior

  • A. amplia a informação.
  • B. mostra oposição.
  • C. reafirma o que já foi dito.
  • D. indica ordenação de ideias no texto.

Assinale a opção em que o valor semântico das conjunções destacadas está corretamente identificado.

  • A. “...olhar para ele bem de frente e lhe dizer na cara...” (linhas 11-12) — Oposição.
  • B. “Danem-se que eu não ligo...” (linhas 17-18) — Explicação.
  • C. “...pode tudo, que eu não ligo!” (linha 29) — Consequência.
  • D. “De que serve, pois, aspirar à liberdade?” (linhas 43-44) — Causa.

O emprego da conjunção “se” e da forma verbal “der” definem a informação apresentada como uma

  • A. comparação.
  • B. hipótese.
  • C. oposição.
  • D. conclusão.
  • E. causa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...