Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das ideias expressas no texto anteriormente apresentado, de seus aspectos linguísticos e de sua classificação tipológica, julgue os itens seguintes.

Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, o primeiro período do segundo parágrafo poderia ser reescrito da seguinte forma: No Centro Municipal de Educação Infantil, aconteceu simultaneamente seis diferentes oficinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os itens que se seguem.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso o pronome “dessa” (l.9) fosse substituído por da.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os itens que se seguem.

A substituição do vocábulo “mostram” (l.6) por demonstram prejudicaria o sentido original do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue (C ou E) os itens subsequentes, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.

Na linha 65, a substituição de “não obstante” por contudo preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue (C ou E) os itens subsequentes, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.

Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas e de pontuação, o deslocamento dos advérbios “socialmente” e “perdidamente”, ambos na linha12, para o início e para o fim do período em que eles ocorrem, respectivamente, manteria a correção e o sentido original do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O tom memorialista do primeiro parágrafo manifesta-se pelo uso predominante de formas verbais que denotam o início de determinadas ações, das quais são exemplos “Jantava” e “almoçava”, ambas na linha 10, e “Vivia” (l.20).

  • C. Certo
  • E. Errado

Diante de um questionamento de um professor, um aluno declara: “Eu prefiro um livro do que uma história em quadrinhos. Quando contamos uma história com palavras, podemos dar mais detalhes. Se um escritor quisesse descrever alguém que morre de vontade de comer um omelete, ele escreveria: ‘Ele estava sentado, ele se mexia, se mexia, ele morria de vontade de comer’. Numa tira de quadrinhos, veríamos esse personagem curvado sobre um prato de omelete. Seria pouco atraente”.

Nesse segmento do texto há um problema de norma culta; o segmento em que se mostra um erro gramatical é:

  • A. Eu prefiro um livro do que uma história em quadrinhos.
  • B. Quando contamos uma história com palavras, podemos dar mais detalhes.
  • C. Se um escritor quisesse descrever alguém...
  • D. Ele estava sentado, ele se mexia, se mexia...
  • E. ...ele morria de vontade de comer.

que comportam o sentimento da contradição (2º parágrafo)

O segmento que possui, no contexto, a mesma função sintática do sublinhado acima encontra-se também sublinhado em:

  • A. que foi nosso ponto de partida (último parágrafo)
  • B. Conforme notava Machado de Assis (3º parágrafo)
  • C. a que falta a convicção das teorias (4º parágrafo)
  • D. ela se deve ao prestígio americano ou europeu da doutrina seguinte (3º parágrafo)
  • E. para reconhecer os inconvenientes desta praxe (4º parágrafo)

Uma redação alternativa para um segmento do texto, em que se mantêm a correção gramatical e a lógica, está em:

  • A. Como tenho dado aula de literatura fazem vinte anos, pude observar, surpreso, durante todo este período, à crítica transitando por uma lista interminável de correntes.
  • B. Periodicamente, privam-se o país de percepções e teses notáveis sobre a sua cultura, cujos problemas que há muito se identificou ficam sem as soluções cabíveis.
  • C. Seria razoável, por conseguinte, que uma pessoa, a par do prejuízo, passasse ao polo oposto e imaginasse que deixar de reproduzir a tendência metropolitana seria suficiente para atingir uma vida intelectual mais substancial.
  • D. Mesmo que uma pessoa não se coloque como um defensor da tradição, é possível à ela reconhecer que advém problemas de tal praxe, aos quais falta teorias que se sustentem na prática, uma vez que elas costumam ser rapidamente trocadas.
  • E. Mesmo que uma pessoa não se coloque como um defensor da tradição, é possível à ela reconhecer que advém problemas de tal praxe, aos quais falta teorias que se sustentem na prática, uma vez que elas costumam ser rapidamente trocadas.

A frase redigida com correção e lógica está em:

  • A. Os chamados eventos extremos, que podem se manifestar de diferentes formas, deve se tornar mais frequentes haja visto as mudanças climáticas atuais.
  • B. Países desenvolvidos que apresentam risco mais baixo, de serem afetados por cataclismos, por ostentarem maior índice de solidariedade social.
  • C. Se alguns desastres naturais já ocorreram em um lugar específico, cedo ou tarde tende a se repetir neste mesmo local.
  • D. A maior vulnerabilidade de algumas regiões a deslizamentos deve-se a fatores humanos e problemas de ordem socioeconômica que poderiam ser prevenidos.
  • E. Há desastres naturais de tal intensidade que até mesmo uma população extremamente solidária como a brasileira têm dificuldades em enfrentar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...