Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A. exercício de limites afetivos (1º parágrafo) = frequência dos traços amistosos
  • B. amplamente recompensadas (1º parágrafo) = resgatadas a contento
  • C. mais agudas imperfeições (2º parágrafo) = mais intensas irrelevâncias
  • D. aponta nossas faltas (2º parágrafo) = indica nossas máculas
  • E. por contingência da vida (3º parágrafo) = na ocasião premeditada

As crianças cresciam em altura e maturidade. O crescimento das crianças se dava na mesma proporção em que cresciam as preocupações dos pais com o futuro delas. Cresciam também as preocupações com o presente das crianças. As preocupações existiam porque aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.

Cada alternativa apresenta uma proposta de organização das frases acima em um só período. O que está claro, coerente e em conformidade com a norma-padrão, sem prejudicar o sentido original, é:

  • A. As preocupações dos pais cresciam, por causa do futuro e também do presente, na medida em que cresciam as crianças, em altura e maturidade, sendo que aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.
  • B. Proporcionalmente, cresciam as crianças em altura e maturidade e também cresciam as preocupações dos pais, pelo seu futuro e até presente, mesmo porque aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.
  • C. Devido ao crescimento das crianças, em altura e maturidade, naquela pequena vila que há tempos não era mais a mesma, os pais também se preocupavam com o seu presente e o seu futuro.
  • D. À medida que as crianças cresciam em altura e maturidade, cresciam também as preocupações dos pais, tanto em relação ao futuro quanto ao presente delas, uma vez que aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.
  • E. Aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma e em relação a isso, quando as crianças cresciam em altura e maturidade, os pais também o faziam, preocupados tanto com o presente quanto com seu futuro.

“Precisávamos atacar antes que ele nos destruísse.” (1º§) A expressão “antes que” estabelece, entre as orações, uma relação de

  • A. tempo.
  • B. condição.
  • C. finalidade.
  • D. concessão.

O segmento do texto que está traduzido de maneira a não prejudicar o sentido original é:

  • A. Esse lento vir a ser / Esse fugaz começar a ser o que não era antes.
  • B. ao mesmo tempo matemático e falastrão / simultaneamente preciso e de superlativa eficiência.
  • C. vai pouco a pouco desfigurando nosso velho semblante cultural / vai paulatinamente atualizando nosso antiquado perfil cultural.
  • D. no batido ramerrão do imaginário religioso nacional / na surrada e monótona repetição do imaginário religioso nacional.
  • E. introdução gradual, mas nem por isso menos corrosiva / inserção pontual, mas nem por isso menos avassaladora.

Nesse poema, o terceiro e quarto versos da primeira estrofe, além do segundo e terceiro versos da terceira estrofe estabelecem com suas respectivas orações antecedentes uma relação de sentido de

  • A. causa.
  • B. condição.
  • C. concessão.
  • D. comparação.
  • E. consequência.

O sentido de gatunos (linha 17), conforme utilizado no texto II, está relacionado a:

  • A. covardes.
  • B. larápios.
  • C. patifes.
  • D. audazes.
  • E. canalhas.

Releia o trecho a seguir.

“Recém-publicados na revista Science, esses achados surpreendem, porque demonstram que essa região do cérebro continua a se desenvolver da infância à vida adulta [...]”

Assinale a alternativa que indica a forma como esse trecho não pode ser reescrito preservando seu sentido original.

  • A. Recém-publicados na revista Science, esses achados surpreendem, porém demonstram que essa região do cérebro continua a se desenvolver da infância à vida adulta.
  • B. Recém-publicados na revista Science, esses achados surpreendem, pois demonstram que essa região do cérebro continua a se desenvolver da infância à vida adulta.
  • C. Recém-publicados na revista Science, esses achados surpreendem, porquanto demonstram que essa região do cérebro continua a se desenvolver da infância à vida adulta.
  • D. Recém-publicados na revista Science, esses achados surpreendem, uma vez que demonstram que essa região do cérebro continua a se desenvolver da infância à vida adulta.

Releia o trecho a seguir.

“Essa necessidade foi tão premente que, na seleção natural de nossos ancestrais, levaram vantagem aqueles com uma área do cérebro especializada no reconhecimento de faces: o giro fusiforme.”

A palavra destacada pode, respeitando o sentido original desse trecho, ser substituída por:

  • A. prescindível.
  • B. Urgente.
  • C. preciosa.
  • D. evolutiva.

Considerando-se o contexto, mantêm-se a correção e o sentido de um segmento do texto caso se venha a

  • A. excluir as vírgulas em Já os conservadores, que negam a teoria de Darwin (...), pregam o darwinismo social (2ºparágrafo).
  • B. substituir o elemento sublinhado em o que vai contra suas convicções progressistas (1º parágrafo) por o que ratifica.
  • C. substituir a construção não quer outra coisa senão um planejamento (3ºparágrafo) por não abre mão além de um planejamento.
  • D. iniciar com a forma verbal Pregam o período que começa por A sobrevivência, portanto (...) (2º parágrafo).
  • E.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A. mutações fortuitas na evolução (1ºparágrafo) // transformações taxativas da progressão
  • B. aceitar posições conservadoras (1º parágrafo) // ir de encontro a teses retrógradas
  • C. aceita a ascendência de macacos (3º parágrafo) // acata a superioridade de símios
  • D. deve seu progresso à ganância (3º parágrafo) // assume como vitoriosa sua ambição
  • E. denunciam a interferência indevida (4º parágrafo) // acusam a intromissão inoportuna
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...