Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

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Ao redigir um ofício, o secretário de um órgão público utilizou a seguinte construção:

Em um ofício, essa construção faz parte

  • A. do fecho, mas essa redação é considerada em desuso.
  • B. da introdução, e a redação é considerada de uso corrente.
  • C. do cabeçalho, e a redação é considerada de uso corrente.
  • D. da identificação, mas essa redação é considerada em desuso.

Em um órgão público, o chefe de um setor solicita a um funcionário a narração escrita de um fato ocorrido. Para atender, de modo coerente, à solicitação do chefe, esse funcionário deve produzir

  • A. um memorando.
  • B. um relatório.
  • C. uma portaria.
  • D. uma procuração.




Sendo o texto III o primeiro parágrafo de um ofício, conclui-se que ele tem como principal função de:

  • A. apresentar a finalidade pela qual o texto foi escrito.
  • B. descrever o perfil do emissor da mensagem.
  • C. demonstrar uma postura elogiosa ao interlocutor.
  • D. estabelecer um histórico detalhado para o problema.
  • E. apresentar uma visão crítica sobre a questão proposta.




Ao confrontar a estrutura dos textos I e III de sua prova, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta.

  • A. Os dois textos apresentam os interlocutores de modo explícito.
  • B. O título do texto I antecipa a ideia a ser desenvolvida.
  • C. Os dois textos apresentam, exatamente, o mesmo nível de formalidade.
  • D. A indicação de número e ano, no topo do texto III, é dispensável.
  • E. Os dois textos empregaram a mesma pessoa do discurso para o emissor.

Com relação as correspondências oficiais em sua redação deve ser observado o seguinte: Analise as afirmativas abaixo:

I – evitar o uso de termos e expressões de caráter coletivo, pois a comunicação oficial é feita em nome do Serviço Público e dirigida à coletividade;

II – uso do padrão culto da linguagem;

III – texto conciso que transmita o máximo de informações com o mínimo de palavras, livre de expressões ou palavras desnecessárias ou redundantes que nada lhe acrescenta;

IV – uso de expressões complexas que possibilitem imediata compreensão pelo leitor;

V – formalidade e uniformidade adequada à finalidade da comunicação;

VI – uso da linguagem técnica apenas em situações que a exijam;

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A. I , III, IV , V e VI.
  • B. II, III, V e VI.
  • C. III, IV e VI.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A finalidade de uma ata é certificar oficialmente um fato, podendo ser ata informal ou formal. Assinale a alternativa que constitui as partes de ata formal:

  • A. Abertura, Legalidade, Expediente ,Ordem do dia, Encerramento ,Registro das decisões.
  • B. Data, local, horário de início e fim da reunião, Pessoas presentes e seus cargos, Pauta da reunião, Discussões, Registro das decisões, Compromissos.
  • C. Margens, Abreviaturas, Registro, Formalidade, Encerramento.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A redação oficial é caracterizada pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Assinale a alternativa CORRETA sobre concisão:

  • A. A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade.
  • B. As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento.
  • C. É o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de ideias.
  • D. Nenhuma das alternativas.

De acordo com o Manual de Redação Oficial, há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:

  • A. O ofício, o aviso e o memorando.
  • B. O Signatário, o ofício e o aviso.
  • C. O aviso, o memorando e a mensagem.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Em correspondências oficiais, quanto à adequação da linguagem ao tipo de documento, os pronomes de tratamento apresentam certas particularidades. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Nesse caso, o pronome de tratamento leva a concordância verbal para a terceira pessoa gramatical.
  • B. Os pronomes possessivos relativos a pronomes de tratamento são os da segunda pessoa.
  • C. O vocativo empregado para chefes de poder é “Vossa Excelência”, seguido do respectivo cargo.
  • D. Os adjetivos referentes a pronomes de tratamento mantêm o gênero feminino, concordando com o substantivo que integra a locução.
  • E. O pronome “Vossa Excelência” é de uso consagrado apenas para autoridades do Poder Executivo.

Com referência ao documento anteriormente apresentado — XXXXX n.º 3/2016/MEC —, julgue os itens subsequentes com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O documento em apreço não atenderia às normas constantes no MRPR para as comunicações do padrão ofício se a identificação do cargo da remetente — Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal — fosse suprimida do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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