Questões sobre Acentuação Gráfica

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A respeito do texto acima e das suas estruturas linguísticas, julgue os itens que se seguem.

As palavras “Único” (l.1), “críticas” (l.4) e “público” (l.10) recebem acento gráfico porque têm sílaba tônica na antepenúltima sílaba.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no texto apresentado e aos seus aspectos gramaticais.

As palavras “últimas”, “trânsito”, “econômica” e “contribuírem” recebem acento gráfico por serem proparoxítonas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao vocabulário empregado no texto e à grafia de palavras desse texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A forma verbal “empreender” (l.6) poderia ser substituída por realizar, preservando-se a ideia original do texto e sua correção gramatical.

  • B.

    Os vocábulos “negócio”, ‘matemática’ e ‘acadêmico’ recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação.

  • C.

    No texto, os vocábulos “abismo” (l.12) e “norte” (l.28) estão empregados em sentido literal.

  • D.

    O termo “patente” (l.17) significa, no texto, questionável.

  • E.

    Na linha 18, o acento que distingue a forma verbal ‘é’ da conjunção ‘e’ estabelece diferença morfológica, gráfica e fonética, tal como ocorre com pôr e por.

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos gramaticais e semânticos do texto.

O emprego do acento gráfico em “primórdios” e “existência” atende à mesma regra de acentuação gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.

Os vocábulos “espécies”, “difíceis” e “históricas” são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas graficamente com base na mesma regra.

  • A. homicídio, violência, várias, precários.
  • B. três, tripé, daí, contextualizá-la.
  • C. município, Maceió, índice, refratário.
  • D. é, têm, chegará, também.

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 19 a 25.

As palavras “metrópoles”, “acúmulo”, “inúmeros” e “mínimas” recebem acento gráfico com base em justificativas gramaticais diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Num dia cinzento de janeiro, Lawrence Summers - o president e da Universidade Harvard - sugeriu que di ferenças inatas na estrutura do cérebro masculino e do feminino poderiam ser um fator determinante para a relativa escass ez de mulheres na ciência. As declarações reacenderam um debate que se desenrola há um século, desde que os ci entistas que mediam a dimensão do cérebro de ambos os sexos começaram a sustentar a idéia, baseados em sua principal conclusão - a de que o cérebro feminino tende a s er menor - de que as mulheres são intelectualmente inferiores aos homens.
Até hoje ninguém conseguiu nenhuma evidência de que as di ferenças anatômicas tornem as mulheres incapazes de obter distinção acadêmica em matemática, física ou engenharia. E o cérebro de homens e mulheres comprovou ser muito semelhante em vários aspectos. Por outro lado, ao longo da última década, pesquisadores que estudam questões divers as, do processamento da linguagem à navegação, passando pela gravação de memórias emocionais, também revelaram uma série impressionant e de variações estruturais, químicas e funcionais entre cérebro de homem e de mulher.
Até não muito tempo atrás, os neurocientistas acreditavam que as diferenças no cérebro de sexos diferent es se limitavam às regiões responsáveis pelo comportamento de acasalamento. Essa visão foi posta de lado por uma onda de descobert as que ressaltam a influência do gênero em várias áreas da cognição e do comportamento, incluindo memória, emoção, visão, audição, process amento de rostos e resposta do cérebro aos hormônios do stress. Esse avanço se acelerou nos últimos dez anos com o uso de t écnicas de imageamento sofisticadas e não-invasivas, como a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a ressonânci a magnética funcional (RMF), com as quais é possível observar o cérebro em ação.
As divergências não são apenas idiossincrasias curiosas para explicar por que os homens gostam mais dos Três Patetas do que as mulh

As palavras abaixo, transcritas do texto, são acentuadas pela mesma razão, EXCETO:

  • A.

    Hormônios;

  • B.

    Específicos;

  • C.

    Vários;

  • D.

    Divergências.

A alternativa em que as palavras retiradas do texto estão acentuadas segundo as mesmas regras de acentuação que as destacadas no período “Você já viu de perto um formigueiro?” (parágrafo 5) é:

  • A. porém – há.
  • B. sábias – líder.
  • C. também – saúde.
  • D. orientá-los – além.
  • E. importância – têm.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas de 11 a 20.

Se os vocábulos POSSÍVEL, ATRAVÉS e VÍRUS recebem acento gráfico, também serão acentuados pelas mesmas regras, respectivamente, os vocábulos relacionados em:

  • A.

    fóssil / mês / álbuns;

  • B.

    réptil / compôs / júri;

  • C.

    amável / português / táxi;

  • D.

    fácil / até / húmus;

  • E.

    bílis / café / ônus.

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