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Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, relativos às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
As palavras patrimônio e Amazônia recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação gráfica.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Foi empregada a mesma regra de acentuação gráfica nas palavras: "farmacêutica", "fármacos" e "científicos".
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
As palavras Matemática e péssima são acentuadas com base na mesma regra gramatical.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.
Aponte a alternativa em que os vocábulos devem, respectivamente, ser acentuados pelos mesmos motivos de deveríamos, alguém e notícias.árabe - detém - cônscio.
revólver - também - vôo.
límpido - vêm - apóio.
enxágües – armazém – córtex.
fôlego – têm – férteis.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um t e x to adaptado de Gilbe r to Te ixeira (Internet : spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.
Há dois tipos de professores: os bons e os fascinantes. Bons professores tem uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloqüência às informações em sala de aula. Professores fascinantes ultrapassam essas metas. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos e seus estilos de aprendizagem para poder educa-los melhor. Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidades e experiências peculiares.
linfócitos e célula levam acento ortográfico pela mesma razão que:
Rádio, família, música, publicitário, médio, freqüência, mídia; esses vocábulos do texto têm seu acento tônico justificado pelo seguinte número de regras:
5;
4;
3;
2;
1;
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência à acentuação, assinale a opção incorreta.
Seguem a mesma regra de acentuação de "além" as seguintes palavras: porém, armazéns, também e pólen.
A palavra hidrográficas é acentuada por ser proparoxítona.
Resíduos, núcleos, espécie, negócios são palavras acentuadas porque têm a sílaba tônica na mesma posição e terminam com encontro vocálico.
Agrotóxico, tóxico, agrícola, silvícola, árvores e amazônico são palavras acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
As palavras "público", "créditos", "dióxido" e "domésticas" exigem acento gráfico com base na mesma regra gramatical.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões de 1 a 5
Assinale a opção correta com relação a aspectos lingüísticos do texto.
As palavras "Tamuataí", "Uruará" e "Guajará" são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
"Para" (L.4) e "De acordo com" (L.19) podem ser substituídas por Segundo, sem que haja prejuízo para os sentidos do texto.
As palavras "primária" (L.12) e "potencial" (L.13) estão empregadas em função adjetiva, em referência a "floresta".
A palavra "vil" (L.27) equivale a exorbitante.
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