Questões sobre Acentuação Gráfica

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Julgue os itens seguintes, relativos às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.

As palavras “patrimônio” e “Amazônia” recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Foi empregada a mesma regra de acentuação gráfica nas palavras: "farmacêutica", "fármacos" e "científicos".

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

As palavras “Matemática” e “péssima” são acentuadas com base na mesma regra gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.

Aponte a alternativa em que os vocábulos devem, respectivamente, ser acentuados pelos mesmos motivos de deveríamos, alguém e notícias.

  • A.

    árabe - detém - cônscio.

  • B.

    revólver - também - vôo.

  • C.

    límpido - vêm - apóio.

  • D.

    enxágües – armazém – córtex.

  • E.

    fôlego – têm – férteis.

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um t e x to adaptado de Gilbe r to Te ixeira (Internet : spu.autoupdate.com), julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais.

Há dois tipos de professores: os bons e os fascinantes. Bons professores tem uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloqüência às informações em sala de aula. Professores fascinantes ultrapassam essas metas. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos e seus estilos de aprendizagem para poder educa-los melhor. Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidades e experiências peculiares.

  • C. Certo
  • E. Errado

linfócitos e célula levam acento ortográfico pela mesma razão que:

  • A. assembléia;
  • B. ínterim;
  • C. saudável;
  • D. egoísmo;
  • E. difícil.

Rádio, família, música, publicitário, médio, freqüência, mídia; esses vocábulos do texto têm seu acento tônico justificado pelo seguinte número de regras:

  • A.

    5;

  • B.

    4;

  • C.

    3;

  • D.

    2;

  • E.

    1;

Com referência à acentuação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Seguem a mesma regra de acentuação de "além" as seguintes palavras: porém, armazéns, também e pólen.

  • B.

    A palavra hidrográficas é acentuada por ser proparoxítona.

  • C.

    Resíduos, núcleos, espécie, negócios são palavras acentuadas porque têm a sílaba tônica na mesma posição e terminam com encontro vocálico.

  • D.

    Agrotóxico, tóxico, agrícola, silvícola, árvores e amazônico são palavras acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os próximos itens.

As palavras "público", "créditos", "dióxido" e "domésticas" exigem acento gráfico com base na mesma regra gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 1 a 5

Assinale a opção correta com relação a aspectos lingüísticos do texto.

  • A.

    As palavras "Tamuataí", "Uruará" e "Guajará" são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • B.

    "Para" (L.4) e "De acordo com" (L.19) podem ser substituídas por Segundo, sem que haja prejuízo para os sentidos do texto.

  • C.

    As palavras "primária" (L.12) e "potencial" (L.13) estão empregadas em função adjetiva, em referência a "floresta".

  • D.

    A palavra "vil" (L.27) equivale a exorbitante.

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