Questões sobre Acentuação Gráfica

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Julgue os itens subseqüentes, quanto às idéias, à tipologia textual e à grafia do texto Lição de sabedoria.

Os vocábulos “laboratório”, “santuário” e “vários” estão escritos com acento agudo porque são palavras paroxítonas terminadas em ditongo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com referência à grafia e à acentuação das palavras do texto I, julgue os itens a seguir.

Agrupando-se algumas palavras das linhas 1 e 2 em função das regras pelas quais elas são acentuadas, formam-se dois grupos: a) “denúncias” e “influência”; b) “tráfico” e “dólares”.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com referência à grafia e à acentuação das palavras do texto I, julgue os itens a seguir.

A vogal “i”, nas palavras “país” (l.5) e “maniqueístas” (l.34), é acentuada porque está na sílaba tônica, formando um hiato com a vogal anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na série de palavras, assinale a alternativa em que uma das palavras não recebe trema:

  • A.

    Na série de palavras, assinale a alternativa em que uma das palavras não recebe trema:

  • B.

    Lingüística, güerra, agüentar.

  • C.

    Cinqüenta, agüentar,lingüiça.

  • D.

    Qüinqüênio, lingüiça, tranqüilidade.

A alternativa em que nem todas as palavras estão corretamente acentuadas é:

  • A.

    pôr (verbo) , para (verbo) , pólen.

  • B.

    tórax , por (preposição), substituí-lo.

  • C.

    senti-lo , amá-lo, pôr (verbo).

  • D.

    pára (verbo) , pólens, vendê-los.

Assinale a alternativa em que a forma verbal no plural está errada em relação à forma verbal no singular:

  • A.

    serei - seremos

  • B.

    hás - haveis

  • C.

    crê - crêm

  • D.

    pores – pordes

Julgue os itens subseqüentes, quanto às idéias, à tipologia textual e à grafia do texto Lição de sabedoria.

Os vocábulos “laboratório”, “santuário” e “vários” estão escritos com acento agudo porque são palavras paroxítonas terminadas em ditongo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, quanto às idéias, à tipologia textual e à grafia do texto Lição de sabedoria.

O cientista, relutante ao erguer os olhos de suas anotações, certamente julgando que encontraria um trabalho infantil, admirado constatou que o mapa-múndi estava completo e que os pedaços tinham sido postos em seus devidos lugares.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com referência à grafia e à acentuação das palavras do texto I, julgue os itens a seguir.

Agrupando-se algumas palavras das linhas 1 e 2 em função das regras pelas quais elas são acentuadas, formam-se dois grupos: a) “denúncias” e “influência”; b) “tráfico” e “dólares”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.

No quarto parágrafo, excluído o acento grave, as palavras com acento gráfico, se forem agrupadas pelas regras de acentuação, devem apresentar-se da seguinte forma: (i) calendário(s), também, até, Gregório, países, adotá-lo; (ii) século, astrônomos, época; (iii) daí.

  • C. Certo
  • E. Errado
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