Lista completa de Questões sobre Colocação Pronominal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existem situações em que um pronome oblíquo pode ser colocado em mais de uma posição em relação ao verbo. O pronome em destaque poderá, de acordo com a norma- -padrão, estar colocado depois do verbo em
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere aos aspectos linguísticos e às ideias do texto acima, julgue os próximos itens.
Na linha 12, o pronome se poderia ser deslocado para imediatamente após a forma verbal converteu, escrevendo-se converteu-se, sem prejuízo da correção gramatical do texto.Substituindo-se o complemento verbal destacado pelo pronome oblíquo correspondente, observa-se um caso de próclise obrigatória em:
Caso fosse necessário substituir os termos destacados, no período apresentar a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e o balanço de transplante do primeiro semestre deste ano. (linhas de 1 a 3), por apenas um pronome oblíquo, a nova redação, conforme a norma padrão, deveria ser
Se, em A mãe botou-o de castigo (linha 4), fosse inserido o advérbio não logo após o substantivo mãe,
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Quanto ao emprego e à colocação do pronome e do acento indicativo da crase, assinale a alternativa que está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo INCORRETO em:
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Ninguém se indigna nem se mobiliza para combater algo que lhe parece estar bem. Quanto à colocação pronominal nesse segmento, analise as proposições a seguir. Em seguida, assinale a alternativa que contém a análise correta sobre as mesmas.
I. Há uma ocorrência de próclise que, pela norma padrão, poderia também estar na forma enclítica. II. Há uma ocorrência de próclise em razão da presença de um pronome indefinido que atrai o pronome. III. Há uma ocorrência de próclise que se justifica pela presença de palavra de valor negativo que atrai o pronome. IV. Há uma ocorrência de próclise em que um pronome relativo atrai o pronome oblíquo.Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens de 7 a 12.
No trecho nos teria afligido um projeto de educação totalitária (l.25-26), o pronome nos poderia ser corretamente empregado imediatamente após a forma verbal teria, escrevendo-se teria-nos.Levando em consideração as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que é possível transferir o pronome oblíquo átono para a posição enclítica (posterior ao verbo).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...