Lista completa de Questões sobre Concordância/Flexão Verbal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
Nem sempre as pessoas se sentem dispostas a prestar atenção em anúncios que é apresentado nos veículos de transporte, como os táxis.
Muitos fabricantes não reconhecem que existe lugares onde não deveria ser permitido a apresentação de anúncios, seja eles qual forem.
As empresas que querem anunciar seus produtos devem respeitar os momentos de tranquilidade das pessoas cujo interesse buscam despertar.
Ao ser anunciado, os produtos precisam oferecer alguma coisa que possam despertar a atenção de quem está olhando para eles.
Os anúncios espalhados pela cidade é que vai mostrar a qualidade dos produtos, para motivar os consumidores a comprá-lo.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Para cumprimento das normas de concordância verbal, será necessário CORRIGIR a frase:
Atribui-se aos esquemas de construção das fábulas populares a capacidade de representarem profundos anseios coletivos.
Reserva-se a pobres camponeses, nas fábulas populares, a possibilidade de virem a se tornar membros da realeza.
Aos desejos populares de ascensão social correspondem, em algumas das fábulas analisadas, a transformação de pobres em príncipes.
Prosperam no fundo do inconsciente coletivo incontáveis imagens, pelas quais se traduzem aspirações de poder e de justiça.
Não cabe aos leitores abastados avaliar, em quem é pobre, a sensatez ou o descalabro das expectativas alimentadas.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
Deve-se às frequentes quebras de sigilo telefônico uma sucessão de embates na justiça, sobretudo nos casos em que há mera suspeição.
A utilização de modernas ferramentas tecnológicas, imprescindíveis em muitas investigações, acabam por propiciar alguns conflitos jurídicos.
Assistem a comerciantes inescrupulosos ou a indivíduos corruptos o direito de defesa prévia, enquanto continuam a praticar graves delitos?
O autor do texto é muito cuidadoso no que tange à preservação de direitos individuais, quando podem feri-los iniciativa de atos estatais.
Deve-se tolerar que pessoas continuem a ser contaminadas por alimentos, para que se garanta ao cruel comerciante todas as prerrogativas da defesa?
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Aponte a única alternativa totalmente correta no tocante à concordância verbal e nominal:
Sua Excelência explicou que os motoristas deveriam, na verdade, depositarem o valor em juízo.
Somente 12% dos imigrantes vai se submeter a imunizantes e vacinas distribuídos pela Central de Medicamentos, sito na Rua Sete de Setembro n.º 00.
Disseram que, faz muitos anos, houve bastantes e acirradas discussões na universidade envolvendo as áreas do magistério e técnico-administrativas.
Cabe ao Judiciário as decisões que irão deixar os estudantes alertas.
Fez-se várias tentativas de entrega dos envelopes que agora seguem anexo.
Atenção: As questões de números 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
São vários os animais que representam clubes, à maneira de totens, como demonstração das qualidades que é inerente a todos os seus membros.
O nome dos clubes de futebol devem ser significativos para a comunidade e costumam homenagear países, continentes e atividades profissionais.
O escudo dos clubes, usado na bandeira e na camisa dos jogadores, constitui o sinal de reconhecimento para o grupo social que se estabelece em seu entorno.
O orgulho de pertencer a um clube se estende a qualquer objetos relacionados a ele, como bandeiras, camisas, bonés, que os identifica.
No brasão de um clube ressalta as cores, impressa nos uniformes dos atletas, que vai desempenhar papel central na identidade comunitária.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A concordância (nominal e/ou verbal) está correta na alternativa:
São bastantes os problemas profissionais que o perturbam, mas sabemos que não provêm dali suas reações agressivas.
Falta ainda dois meses para a divulgação do resultado final do concurso. Esteja certo de que haverá bastante contestações ou recursos.
Existe provas contundente de corrupção no Senado, porém, mais uma vez, a impunidade e o poder vão falar mais altas.
Haviam três jogadores de defesa marcando o atacante, mas, mesmo assim, nenhum deles conseguiram impedi-lo de fazer o gol mais bonito da rodada.
Anexo aos formulários, segue as instruções de preenchimento.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa em que o comentário sobre a concordância (verbal e/ou nominal) está correto:
Em "Já haviam razões bastante para a cassação do mandato do senador, mas mais uma vez prevaleceu as forças daqueles que estão no poder.", há apenas um erro de concordância: "prevaleceu" não poderia estar no singular, pois deve concordar com o sujeito "forças".
Em "As escreventes providenciaram as procurações, que enviaram anexo aos atestados, como instrumentos bastante para os fins a que se destinavam.", há apenas um erro de concordância: a palavra "anexo" deveria estar no plural.
No enunciado "Em meio ao profundo descrédito em que mais uma vez mergulha a imagem do Senado brasileiro, não têm faltado vozes a condenar até mesmo a existência da Casa, que mereceria a extinção." (adaptado da Folha de São Paulo, 3-8-2009, A2), a forma verbal "mergulha" deveria estar no plural, pois o sujeito que a ela se vincula é indeterminado.
No enunciado "Em meio ao profundo descrédito em que mais uma vez mergulha a imagem do Senado brasileiro, não têm faltado vozes a condenar até mesmo a existência da Casa, que mereceria a extinção." (adaptado da Folha de São Paulo, 3-8-2009, A2), há um erro de concordância: a forma verbal "têm" não poderia estar no plural.
No enunciado "De acordo com a OMS, 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência auditiva." (Folha de São Paulo, 24-2-2009, A3), a forma verbal "tem" está no singular porque concorda com "população mundial", e não com "10%" (núcleo do sujeito), que exigiria o uso do plural: "têm".
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Assinale a alternativa que apresenta a concordância verbal correta:
Aconteceu, nesta noite, vários acidentes.
A professora e a turma chegou antes do horário previsto.
Algum de vocês assinarão o orçamento aprovado pela direção.
O tenista ou o nadador ganhará o título de atleta revelação.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa correta quanto à concordância (verbal e/ou nominal):
São pontos nevrálgico que não adiantam discutir.
Cerca de 60% da mata nativa já foram destruídos por pecuaristas inescrupulosos.
Se houvessem melhores condições de trabalho, poderiam haver resultados mais eficazes.
Não se pode confirmar resultados tão absurdos. Será que existe meios de anular o processo?
Faltava apenas dois minutos para o fim do jogo, mas a maioria da torcida ainda esperavam um gol salvador.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na construção da seguinte frase:
Diferentemente do que ocorre com livros muito antigos, que se vêm revelando muito resistentes, os de hoje ressentem-se do uso constante.
Caso deixassem de haver as grandes bibliotecas de hoje, é possível que os homens do futuro não pudessem interpretar plenamente a nossa cultura.
Confia-se a um suporte eletrônico incontáveis informações, mas não se podem avaliar com segurança quanto tempo permanecerão disponíveis.
Ainda que só venha a restar da nossa época algumas boas bibliotecas, elas serão suficientes para dar notícia do que pensamos e criamos.
Atribuem-se a picos de tensão ou raios ocasionais a causa de muita perda de informações, que se julgavam preservadas numa memória eletrônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...