Lista completa de Questões sobre Concordância/Flexão Verbal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:
Mais estímulos houvessem para a nossa vida intelectual, menos tentações sofreríamos de ir buscar a qualquer preço o nosso aperfeiçoamento físico.
Costumam-se importar das velhas culturas todo e qualquer valor que supostamente possa justificar os hábitos mais viciosos da nossa época.
A expansão desmedida da fisicultura, da ginástica e das dietas vêm criando uma nova ideologia, cujos efeitos a ninguém parece incomodar.
Se viessem a ocorrer, no campo da educação e do conhecimento, expansão de valores análoga à do culto ao corpo, o espírito agradeceria.
Inclui-se entre os inúmeros efeitos da obsessão pela forma física a busca de produtos de consumo, sobretudo os esportivos e os dietéticos.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações de significação do texto acima, julgue os seguintes itens.
O discurso em questão se vale de recursos que evidenciam a intenção de não revelar, de indeterminar o agente de determinadas ações verbais. Dois deles são: o emprego da voz passiva, como em Se me forem retirados os direitos políticos (l.13), e o emprego de verbo flexionado na terceira pessoa do plural, como em ferem o nosso País (l.26).As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.
Levando-se em conta as normas de concordância verbal e nominal, a única frase inteiramente correta é:
Se se acrescentar à tribo dos micreiros as tribos dos celuleiros, dos devedeiros etc., haverá de se incorporar à língua portuguesa muitos outros neologismos.
Como se não bastassem as dificuldades que muita gente vêm demonstrando no uso do vocabulário tradicional, eis que novas aquisições se fazem necessárias a cada momento, proveniente da tecnologia.
A velocidade com que surgem palavras relacionadas aos novos campos tecnológicos fazem com que muitos desanimem, confessando-se inábeis para sua utilização.
Estão entre as características do texto a citação de alguns neologismos e o divertido registro de algumas situações em que ocorreu ambivalência de sentido, testemunhadas pelo autor.
É costume que se dissemine, sobretudo entre os mais velhos, alguns preconceitos contra o universo dos mais jovens, contra o vocabulário que entre estes se propagam com mais facilidade.
As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância está feita corretamente na frase:
Refeições saudáveis, com base em verduras e legumes, além da prática de exercício físico, reduz o risco de doenças cardíacas.
Com as comodidades da vida moderna, ocorreram mudanças de hábitos alimentares em todos os níveis sociais.
A prática diária de esportes nem sempre são suficientes para controlar os altos níveis de colesterol em jovens.
Um dos maiores problemas atuais das crianças estão na falta de controle do hábito de comer diante da televisão ou do computador.
Já está se manifestando em crianças certas doenças típicas de adultos, principalmente por causa de alimentos ricos em gorduras.
Quanto às normas de concordância está correta a afirmativa:
Passando para o plural os termos, um trabalho científico, um paper, um artigo científico, que constam no enunciado "Em primeiro lugar, a elaboração de um trabalho científico, um paper, um artigo científico exige o apoio das próprias idéias em fontes reconhecidamente aceitas" (linhas 1 e 2), o verbo deverá ir para o plural.
No enunciado "O trabalho técnico, ou científico, pressupõe vasta consulta bibliográfica..." (linha 5), o verbo está no singular, pois a partícula ou, que une os substantivos núcleos do sujeito, exprime equivalência.
Alterando o enunciado "Num caso e noutro a decisão de escrever ..." (linhas 9 e 10) para "Num e noutro caso", o substantivo "caso" deve ficar no plural.
Pluralizando-se o sujeito do enunciado "A biblioteca tem sido, portanto, o passo obrigatório para os estudiosos..." (linha 14), o verbo não se pluraliza, mantendo a mesma forma.
Flexionando-se (no plural) o sujeito do enunciado "Esta é caracterizada por receber o depósito legal estabelecido pelo Decreto nº 1.807, de 1907" (linhas 31 e 32), o enunciado deve ser obrigatoriamente expresso como: Estas são caracterizadas por receber o depósito legal estabelecido pelo Decreto nº 1.807, de 1907.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta quanto à concordância do verbo 'ser'.
Era duas da tarde quando a notícia foi veiculada.
Tudo foram desconfianças desnecessárias.
Nem tudo na vida é prazeres e ilusões.
Da minha casa até a de meu amigo é cinco quadras.
Isto será sonhos que jamais acontecerão.
A concordância verbal está CORRETA em:
Algum tempo depois, verificou-se que se tratavam de documentos falsos.
Os dois são autores de uma reportagem que nos mostram como inferiores.
A manchete dizia: "Alckmin, como Lula e Serra, sofre derrota no Legislativo".
Os presidiários pediram ao juiz que os deixassem passar o feriado em casa.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta quanto à concordância do verbo 'ser'.
Da minha casa até a de meu amigo é cinco quadras.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as relações estabelecidas entre as estruturas usadas no texto, julgue os itens que se seguem.
A mesma regra de concordância que permite dizer "é assim que boa parte dos internautas se comunica" (L.4-5) permite que se diga: é assim que boa parte dos internautas se comunicam.
Coloque C ou I nos parênteses, conforme esteja correta ou incorreta a concordância verbal, segundo a norma culta da língua.
Marque a seqüência certa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...