Questões sobre Conjunções

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Qual alternativa preenche corretamente as lacunas das linhas 07, 17 e 29 do texto?

  • A. Contudo – por que – e.
  • B. Por isso – porque – mas.
  • C. Sendo assim – porque – por isso.
  • D. Embora – por que – pois.
  • E. Enfim – porque – contudo.

Considere o trecho a seguir.

Esse excesso não pode ser coisa boa: a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.

Mantendo-se as relações de sentido do texto, os dois-pontos podem ser corretamente substituídos por

  • A. mas.
  • B. pois.
  • C. embora.
  • D. contudo.
  • E. desde que.

Considerando a norma padrão, assinale a alternativa correta sobre o emprego dos mecanismos de coesão no texto e a relação entre as partes que o compõem.

  • A. A conjunção “para” (linha 1) introduz uma ideia de finalidade e poderia ser substituída por afim de.
  • B. A conjunção “e” (linha 2), excepcionalmente, foi empregada como um conectivo adversativo.
  • C. No trecho “Após a solenidade” (linhas 5 e 6), o termo destacado retoma “evento” (linha 1), por isso poderia ser substituído por esta solenidade
  • D. O pronome “deste” (linha 3) não poderia, sob hipótese alguma, ser substituído por desse.
  • E. A conjunção “Após” (linha 5) foi empregada para expressar uma ideia de consequência.

No início do 2º parágrafo, a conjunção “mas” (linha 4) foi empregada para

  • A. introduzir uma informação que quebra a expectativa gerada pela oração anterior.
  • B. apresentar uma explicação para o fato relatado na oração anterior.
  • C. indicar uma ideia de causa em relação à oração anterior.
  • D. relacionar duas informações que se complementam sintaticamente.
  • E. apresentar um fato que corresponde à intenção da mãe ao castigar Paulo.

O termo destacado em “não eram obstáculos, mas precondições” indica uma relação de

  • A. contraste.
  • B. conclusão.
  • C. acréscimo.
  • D. alternância.
  • E. simultaneidade.

 

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.

No primeiro parágrafo, as formas “Com”, “um”, “na”, “em”, “da”, “aos” e “dos” são classificadas como monossílabos átonos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tomando como base as ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

No texto, a conjunção “e” (l.5), além de exercer a função de conectar duas orações, estabelece um ordenamento temporal entre os fatos narrados.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.

A conjunção “Enquanto” (l.5) introduz uma oração subordinada adverbial que exprime um fato que é efeito ou consequência daquilo que se declara na oração principal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A frase “Você sabe que a noite é nossa irmã?” é um exemplo de período composto. O termo que relaciona as duas orações desse período classifica-se, morfologicamente, como:

  • A. conjunção subordinativa causal.
  • B. conjunção integrante.
  • C. pronome relativo.
  • D. conjunção coordenativa.

Quanto à conjunção destacada no período “Embora o metrô seja mais rápido, muitos paulistanos preferem usar carro.”, é correto afirmar que ela tem sentido equivalente a

  • A. desde que.
  • B. caso.
  • C. quando.
  • D. enquanto.
  • E. ainda que.
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