Questões sobre Conjunções

Lista completa de Questões sobre Conjunções para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do papel das conjunções na organização argumentativa do texto CG2A2AAA, julgue os itens subsequentes.

I A conjunção “porque” (l.3) combina duas orações que mantêm entre si uma relação de causalidade.

II A conjunção “como” (l.6) indica uma comparação entre as afirmações das orações por ela conectadas.

III A conjunção “Logo” (l.7) introduz um período que explica o raciocínio apresentado em períodos anteriores.

IV A conjunção “entretanto” (l.18) estabelece relação de contraposição entre os conteúdos das orações por ela combinadas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

O título do texto apresenta, em sua estrutura, o emprego da conjunção “e”. Assinale a alternativa em que o efeito de sentido produzido por tal conjunção no referido contexto tem o mesmo valor semântico.

  • A. Os desentendimentos já foram esclarecidos, e os laços afetivos podem ser refeitos.
  • B. Cumpra as suas obrigações de cidadão e poderá reinvindicar seus direitos como tal.
  • C. A prática na direção de veículos automotores torna tal atividade fácil, e exige atenção.
  • D. Nosso trabalho consiste em realizar a verificação e manutenção de todos os equipamentos.

No 1º§ do texto, ocorre o emprego de estratégias de referenciação textual, exemplificadas pelos termos destacados em:

  • A.  “[...] era a liberdade entendida como não impedimento, ou liberdade negativa.”
  • B. “O significado tradicional de liberdade – aquele a partir do qual se falava de uma liberdade de culto, [...]”
  • C. “A esfera da liberdade coincidia com a esfera dos comportamentos não regulados, e portanto lícitos ou indiferentes. [...]”
  • D. “[...] – era aquele relacionado à faculdade de se fazer ou não fazer determinadas coisas não impedido por normas vinculantes; [...]”

Contudo, a aparência de lugar protegido dos humores do clima e dos solavancos da geologia deve ser relativizada. (2º parágrafo)

Considerado o contexto, o elemento sublinhado na frase acima introduz uma

  • A. ressalva.
  • B. consequência.
  • C. causa.
  • D. explicação.
  • E. condição.

Considere o período abaixo:

Contudo, ali pela altura dos 18 anos, fui passar férias em Rodeio, uma cidadezinha à beira da estrada de ferro.

Assinale a alternativa que substitui a conjunção em destaque sem alteração de sentido.

  • A. Bem como.
  • B. Embora.
  • C. Logo.
  • D. Portanto.
  • E. Todavia.

Só que o sentido da vida profissional não vem pronto... (4º parágrafo)

Considerado o contexto e fazendo-se as devidas alterações na pontuação da frase acima, o segmento sublinhado pode ser substituído por:

  • A. Porém
  • B. Embora
  • C. Porquanto
  • D. Já que
  • E. Mesmo que

A escolha profissional tem muito a ver com o campo de ideais que a pessoa valoriza. Dificilmente alguém consegue se entregar profissionalmente a uma prática que não represente os valores em que ela acredita. (3º parágrafo)

Consideradas as relações de sentido, as duas frases acima podem ser articuladas em um único período, fazendo-se as devidas alterações na pontuação e entre minúscula e maiúscula, com o uso, no início, de:

  • A. Apesar de
  • B. Na medida em que
  • C. Em contrapartida
  • D. Conquanto
  • E. Em detrimento de

Uma criança pode revelar grande interesse por uma profissão ...... os pais sonharam, mas nunca exerceram.

Preenche corretamente a lacuna da frase acima o que está em:

  • A. por que
  • B. de que
  • C. à qual
  • D. na qual
  • E. com que

...a base de um mundo mais próspero e saudável.

A conjunção E realiza a adição dos dois adjetivos ao final dessa frase; o pensamento abaixo em que essa mesma conjunção mostra um valor diferente é:

  • A. Quem tem razão ri E não se encoleriza.
  • B. As pessoas dizem que o bom é a vida, E eu prefiro a leitura.
  • C. Somos o que não parecemos E parecemos o que não somos.
  • D. Somente Deus E eu somos capazes de fazer algo a partir do nada.
  • E. A ignorância tem asas de águia E olhos de coruja.

Considere as seguintes sentenças, retiradas do fragmento de texto da questão 05:

Com essas novidades, a mudança tem sido elogiada nas redes sociais. Grupos de ativistas dos direitos negros e feministas estão comemorando o avanço.

Se elas fossem reescritas numa sentença só, seriam unidas por:

  • A. que
  • B. mas
  • C. e
  • D. conforme
  • E. ainda que
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...