Lista completa de Questões sobre Crase para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Crase - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em Abarroto o carrinho justamente de todos os petiscos que havia jurado nunca mais levar à boca! o verbo levar rege a preposição a, o que exige, dependendo da construção da frase, o emprego do sinal indicativo de crase.
Tendo por base essas informações, assinale a alternativa correta quanto à crase.A depressão levou-o à passar dias sem sair de casa.
Levarei à você todas as decisões que o grupo de acionistas tomar.
O gosto por viagens levou-a à alguns sites especializados no assunto.
Estes são clientes da empresa que o dono costuma levar à fazenda nos finais de semana.
Ela levou o amigo à uma das praias mais bonitas do litoral norte.
Saiu na noite à procura
O uso da crase está correto no verso destacado. Pode-se afirmar também que o uso da crase está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa em:
No que se refere às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.
Dado o sentido indefinido associado a certa, no trecho a certa distância (l.7), o emprego do acento grave, indicativo de crase, no a prejudicaria a correção gramatical do texto.
Em relação às informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 16, o emprego do sinal indicativo de crase é obrigatório, dadas a regência da forma verbal deu, que exige complemento preposicionado, e a presença do artigo definido feminino a, que antecede o substantivo instituição.
O emprego do sinal indicativo de crase em às inativações (l.6) justifica-se pela regência do termo envio (l.5), que exige complemento regido da preposição a, e pela presença do artigo definido feminino plural que determina o substantivo inativações (l.6).
Segundo a norma-padrão, o sinal indicativo da crase não deve ser utilizado no seguinte trecho do Texto I: Certamente porque não é fácil compreender certas questões, as pessoas tendem a aceitar algumas afirmações (l. 1-3).
A mesma justificativa para essa proibição pode ser identificada em:É natural que isso aconteça, quando mais não seja porque as certezas nos dão segurança e tranquilidade. Pô-las em questão equivale a tirar o chão de sob nossos pés. (l. 5-8)
Com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, aquelas certezas inquestionáveis passaram a segundo plano, dando lugar a um novo modo de lidar com as certezas e os valores. (l. 18-21)
a visão inovadora veio ganhando terreno e, mais do que isso, conquistando posições estratégicas, o que tornou possível influir na formação de novas gerações, menos resistentes a visões questionadoras. (l. 31-34)
Ocorre, porém, que essa certeza pode induzir a outros erros: o de achar que quem defende determinados valores estabelecidos está indiscutivelmente errado. (l. 45-48)
Uma comunidade cujos princípios e normas mudassem a cada dia seria caótica e, por isso mesmo, inviável. (l. 57-59)
Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta.
Assinale a opção correta em relação às estruturas linguísticas do texto.
Julgue os itens que se seguem, acerca das estruturas linguísticas do texto.
O emprego do sinal indicativo de crase na expressão respeito ao controle e à vigilância dos comportamentos humanos (l.16-17) é facultativo.
Julgue os itens a seguir, referentes à estrutura linguística e às ideias do texto acima.
As duas ocorrências de sinal indicativo de crase no texto (l.5 e 20) são obrigatórias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...