Lista completa de Questões sobre Crase para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao emprego da crase, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em ... a imprensa vem derramando nos ouvidos..., se houver a ocorrência do acento grave indicando crase será indevido, pois o termo a é um artigo definido diante do substantivo imprensa.
( ) Em ... disponíveis ao aplicador contemporâneo,..., o acento grave indicador da crase será obrigatório caso aplicador seja substituído por aplicadora, respeitando-se as devidas alterações na frase.
( ) Em ... no referendo tácito a oligarquias locais,..., o uso do acento grave indicador da crase é facultativo, já que o termo a diante de oligarquias trata-se de uma preposição.
A sequência está correta em
Assinale a opção que foi transcrita de forma gramaticalmente correta.
A prova cabal do sucesso do euro é oferecida pela brusca virada de maré nos três paísesmembros da Unidade Européia que havia recusado integrar-se a nova moeda.
Na Suécia e na Dinamarca haverá novos referendos nacionais em que se prenuncia uma maioria de votos favoráveis a adesão do euro. Na Inglaterra, os inconvenientes da não-integração a unidade monetária apareceram de maneira cristalina.
Imediatamente após o Ano-Novo, as grandes lojas londrinas começaram à aceitar pagamentos em euro, configurando o quadro do cotidiano inglês a médio prazo: uma dupla circulação do euro e da libra nas carteiras, nas caixas registradoras e nos bancos da Inglaterra.
Temendo ser empurrado para a correnteza da moeda única pela catadupa de euros que afluirão do continente, Tony Blair redobrou suas advertências sobre a "tragédia" representada pelo isolamento inglês diante do avanço da unificação européia.
Mesmo os observadores mais categorizados da imprensa brasileira não atinaram para o ponto decisivo: o euro é uma etapa cruscial de um processo de unificação propulsinado desde o início por uma vontade política coletiva.
Assinale a frase correta quanto ao uso do acento indicador de crase.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase _____ uma hora, os visitantes encontraram-se _____ porta da capela para assistirem _____ solenidade, mas tiveram de sair _____ revelia.
As questões de 1 a 20 referem-se ao texto que segue:
Quanto à necessidade ou não do emprego do sinal de crase, está inteiramente correta a frase:
Não interessava às crianças o que ficavam a ouvir dos adultos
Pouco interessava à ela a conversa que interessava às mulheres
Durante à noite, o brilho do cometa lembrava uma noiva, à caminho do altar.
Deve-se à passagem do tempo o fato de chegarmos à algumas conclusões sobre o sentido do mundo.
Ao passarem à noite acordadas, as crianças reconheceram a beleza que se ofereceu a seus olhos.
O combate ...... criminalidade é prioridade do poder público, embora os índices de violência permaneçam altos, devido, principalmente, ...... certeza da impunidade ...... seus autores.
As lacunas da frase acima devem ser corretamente preenchidas por
a - a - a
à - à - à
a - a - à
à - à - a
a - à - à
Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.
O sinal indicativo de crase em às mulheres (l.4) é facultativo.Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.
A introdução do sinal grave indicativo de crase em a noite (l.26) manteria a correção gramatical do texto, mas prejudicaria seu sentido original.Assinale a alternativa na qual está correto o emprego da crase.
Todos voltaram à Porto Alegre no mesmo dia.
Preferiram contar tudo à ela.
Enviei várias cartas às minhas primas.
Estamos à pouca distância do prédio principal.
Fui convidada à sair com eles.
A substituição do termo sublinhado por um pronome correspondente está feita corretamente em todos os itens abaixo, EXCETO em:
"Não se compreende (...) cronista faccioso..." (linhas 19-20) / Cronista faccioso, não se o compreende...;
"Sei bem que existem o cronista político, o esportivo..." (linhas 8-9) / Que existem o cronista político, o esportivo, sei-o bem...;
"Ele sabe que seu prazo de atuação é limitado... (linhas 25-26) / Que seu prazo de atuação é limitado, ele o sabe...;
"...não exige de quem a faz o nervosismo saltitante do repórter." (linhas 3-4) / O nervosismo saltitante do repórter, não o exige de quem a faz.;
"Dispensa a especialização..." (linha 6)/ Especialização, dispensa-a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...