Questões sobre Dificuldades Semânticas e Ortográficas

Lista completa de Questões sobre Dificuldades Semânticas e Ortográficas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No segundo quadrinho da tirinha, Chico Bento usa a forma mais no lugar da conjunção mas, o que caracteriza seu baixo grau de instrução.

Tomando como base a fala do Rio de Janeiro, em relação às formas mas e mais, é correto afirmar que:

  • A.

    são homônimos homógrafos.

  • B.

    são homônimos homófonos.

  • C.

    são homônimos homógrafos homófonos.

  • D.

    são parônimos.

  • E.

    são homônimos heterófonos.

A forma usada por Chico Bento no segundo quadrinho corresponde à forma verbal está e aparece com alta freqüência na língua oral, sendo muitas vezes levada ao texto escrito, como marca de informalidade ou uso popular da língua.

Além de diferenciar com os alunos o contexto de uso das duas formas, o professor pode explicar o fenômeno do ponto de vista fonético.

Assinale a alternativa que identifique o fenômeno fonético da redução de está para tá.

  • A.

    apócope

  • B.

    síncope

  • C.

    aférese

  • D.

    diérese

  • E.

    sinérese

É possível entender a fala de Chico Bento no segundo quadrinho como dotada de ambigüidade. O pronome ele pode se referir tanto ao pai quanto ao boi. Para desfazer a ambigüidade, é necessário substituir o pronome por um termo que os diferencie. Assinale a alternativa em que estão identificados os termos que fariam referência ao pai e ao boi, respectivamente.

  • A.

    esse – este

  • B.

    este – esse

  • C.

    este – aquele

  • D.

    aquele – este

  • E.

    aquele – esse

"em vez de ficar somente característica de um grupo étnico ou regional". A expressão em vez de pode ser substituída de forma adequada, segundo o uso culto da língua, por:

  • A. a fim de
  • B. apesar de
  • C. em lugar de
  • D. ao invés de
  • E. assim como

Instruções: As questoes de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue:

Está correto o emprego da expressão sublinhada na frase:

  • A.

    O cronista admite que já foi levado ao meio de um deserto em cujo passou por maus bocados.

  • B.

    O doador cuja a identidade manteve-se oculta teve, certamente, visões inesquecíveis.

  • C.

    Que sejam belas as visões a que, felizmente, a moça Isabel terá acesso, a partir de agora.

  • D.

    Embora sejam tontas as navegações dos dezoito anos, trazem experiências com as quais nenhum jovem deseja furtar-se.

  • E.

    A doação de órgãos é um gesto que a generosidade é indiscutível.

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das palavras mau e mal.

  • A.

    Mau chegou, logo saiu para a festa de despedida.

  • B.

    Ela foi vencida por um mau terrível.

  • C.

    Escolheu um mal momento para justificar-se.

  • D.

    Ninguém o suportava pelo mal hálito.

  • E.

    Seu argumento está mal estruturado.

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das palavras mau e mal.

  • A. Mau chegou, logo saiu para a festa de despedida.
  • B. Ela foi vencida por um mau terrível.
  • C. Escolheu um mal momento para justificar-se.
  • D. Ninguém o suportava pelo mal hálito.
  • E. Seu argumento está mal estruturado.

Complete as lacunas com as palavras grafadas corretamente, na ordem em que aparecem:

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    há – trás – organisações – banalisação – omição – brechas – encaixa – detêm – obtensão

  • B.

    a – tráz – organizações – banalisação – omissão – brexas – encaicha – detém – obtenção

  • C.

    há – trás – organizações – banalização – omissão – brechas – encaixa – detém – obtenção

  • D.

    à – tráz – organizações – banalização – omição – brexas – encaixa – detêm – obtenção

Nos enunciados abaixo, preencha as lacunas com uma das formas entre parênteses e assinale a alternativa correta:

 I. O filho caminhou ___________ do pai, abraçando-o com emoção. (ao encontro, de Encontro)

 II. O governo tomou medidas que vêm ____________ às reivindicações dos trabalhadores, tornando inevitável o movimento grevista. (ao encontro, de encontro)

III. Os brasileiros se perguntam __________ de tantos roubos no governo. (o por que, o porquê, o porque)

 IV. Acredito que nos devemos preocupar com os ideais ___________ lutamos. (porque, por que) V. Ele não veio ao encontro _________? Não sei ________ faltou, mas sei o ________ da minha decepção. (por que, por quê, porque, porquê)

  • A.

    e encontro - de encontro - por quê - porque - por quê, porque, por que

  • B.

    de encontro - ao encontro - porque - por que - por que, por que, por quê

  • C.

    ao encontro - ao encontro - por que - por que - porque, por quê, porquê

  • D.

    ao encontro - de encontro - o porquê - por que - por quê, por que, porquê

No trecho "Encontrou cerradas as grandes portas de bronze, ouro e pórfiro", a palavra em negrito pode ter a sua significação confundida com a da palavra serradas, por causa da idêntica pronúncia. Nas frases abaixo, as lacunas são sempre preenchidas com a primeira das palavras de idêntica pronúncia apresentadas entre parênteses, exceto em uma delas cuja lacuna tem de ser preenchida com a segunda palavra. Essa última frase é:

  • A.

    O escriturário aproveitou o feriado para assistir a um _____ (concerto / conserto) da OSN.

  • B.

    João Brandão estava lotado naquela repartição _____ (há cerca de / a cerca de) dez anos.

  • C.

    João Brandão trabalhava na _____ (sessão / seção) de análise das matérias-primas.

  • D.

    O Governo vai promover um _____ (censo / senso) dos servidores, para melhoraria do serviço.

  • E.

    Para que possa _____ (ascender / acender) no serviço público, o servidor tem de demonstrar interesse.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...