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No segundo quadrinho da tirinha, Chico Bento usa a forma mais no lugar da conjunção mas, o que caracteriza seu baixo grau de instrução.
Tomando como base a fala do Rio de Janeiro, em relação às formas mas e mais, é correto afirmar que:
são homônimos homógrafos.
são homônimos homófonos.
são homônimos homógrafos homófonos.
são parônimos.
são homônimos heterófonos.
A forma tá usada por Chico Bento no segundo quadrinho corresponde à forma verbal está e aparece com alta freqüência na língua oral, sendo muitas vezes levada ao texto escrito, como marca de informalidade ou uso popular da língua.
Além de diferenciar com os alunos o contexto de uso das duas formas, o professor pode explicar o fenômeno do ponto de vista fonético.
Assinale a alternativa que identifique o fenômeno fonético da redução de está para tá.
apócope
síncope
aférese
diérese
sinérese
É possível entender a fala de Chico Bento no segundo quadrinho como dotada de ambigüidade. O pronome ele pode se referir tanto ao pai quanto ao boi. Para desfazer a ambigüidade, é necessário substituir o pronome por um termo que os diferencie. Assinale a alternativa em que estão identificados os termos que fariam referência ao pai e ao boi, respectivamente.
esse – este
este – esse
este – aquele
aquele – este
aquele – esse
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2005
"em vez de ficar somente característica de um grupo étnico ou regional". A expressão em vez de pode ser substituída de forma adequada, segundo o uso culto da língua, por:
Instruções: As questoes de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue:
Está correto o emprego da expressão sublinhada na frase:
O cronista admite que já foi levado ao meio de um deserto em cujo passou por maus bocados.
O doador cuja a identidade manteve-se oculta teve, certamente, visões inesquecíveis.
Que sejam belas as visões a que, felizmente, a moça Isabel terá acesso, a partir de agora.
Embora sejam tontas as navegações dos dezoito anos, trazem experiências com as quais nenhum jovem deseja furtar-se.
A doação de órgãos é um gesto que a generosidade é indiscutível.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das palavras mau e mal.
Mau chegou, logo saiu para a festa de despedida.
Ela foi vencida por um mau terrível.
Escolheu um mal momento para justificar-se.
Ninguém o suportava pelo mal hálito.
Seu argumento está mal estruturado.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das palavras mau e mal.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Complete as lacunas com as palavras grafadas corretamente, na ordem em que aparecem:
Assinale a alternativa CORRETA:
há – trás – organisações – banalisação – omição – brechas – encaixa – detêm – obtensão
a – tráz – organizações – banalisação – omissão – brexas – encaicha – detém – obtenção
há – trás – organizações – banalização – omissão – brechas – encaixa – detém – obtenção
à – tráz – organizações – banalização – omição – brexas – encaixa – detêm – obtenção
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
Nos enunciados abaixo, preencha as lacunas com uma das formas entre parênteses e assinale a alternativa correta:
I. O filho caminhou ___________ do pai, abraçando-o com emoção. (ao encontro, de Encontro)
II. O governo tomou medidas que vêm ____________ às reivindicações dos trabalhadores, tornando inevitável o movimento grevista. (ao encontro, de encontro)
III. Os brasileiros se perguntam __________ de tantos roubos no governo. (o por que, o porquê, o porque)
IV. Acredito que nos devemos preocupar com os ideais ___________ lutamos. (porque, por que) V. Ele não veio ao encontro _________? Não sei ________ faltou, mas sei o ________ da minha decepção. (por que, por quê, porque, porquê)
e encontro - de encontro - por quê - porque - por quê, porque, por que
de encontro - ao encontro - porque - por que - por que, por que, por quê
ao encontro - ao encontro - por que - por que - porque, por quê, porquê
ao encontro - de encontro - o porquê - por que - por quê, por que, porquê
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2005
No trecho "Encontrou cerradas as grandes portas de bronze, ouro e pórfiro", a palavra em negrito pode ter a sua significação confundida com a da palavra serradas, por causa da idêntica pronúncia. Nas frases abaixo, as lacunas são sempre preenchidas com a primeira das palavras de idêntica pronúncia apresentadas entre parênteses, exceto em uma delas cuja lacuna tem de ser preenchida com a segunda palavra. Essa última frase é:
O escriturário aproveitou o feriado para assistir a um _____ (concerto / conserto) da OSN.
João Brandão estava lotado naquela repartição _____ (há cerca de / a cerca de) dez anos.
João Brandão trabalhava na _____ (sessão / seção) de análise das matérias-primas.
O Governo vai promover um _____ (censo / senso) dos servidores, para melhoraria do serviço.
Para que possa _____ (ascender / acender) no serviço público, o servidor tem de demonstrar interesse.
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