Lista completa de Questões sobre Estilística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à repetição nos textos, Koch (2008, p. 93) discorre que a escola, tradicionalmente,
tem-na como relevante estratégia de ensino do texto escrito, o que já se dá nos anos iniciais, com as cartilhas, em que a repetição funciona como forma de produção de sentido e leva os alunos ao domínio dos padrões básicos de textualidade.
tem-se oposto ao seu uso nos textos escritos, mas considerado como estratégia de interação no caso dos textos orais. Tal encaminhamento tem permitido, por exemplo, que as crianças distingam a especificidade do texto falado e a do texto escrito.
tem-na absorvido como importante estratégia de ensino, uma vez que as crianças e as pessoas em geral mostram-se interessadas nessa forma de comunicação, o que se comprova, por exemplo, em situações formais ou em discursos altamente formalizados, em que a repetição é constituinte na produção de sentido.
tem-se afastado de sua abordagem como estratégia de ensino, seja no texto falado, seja no texto escrito, uma vez que ela não pode ser associada a uma estratégia cognitiva producente, como bem o atestam as teorias atuais ligadas ao processamento cognitivo do discurso.
tem-na criticado, associando-a a redundância e circularidade na exposição das ideias, ressalva feita aos casos em que se trata de emprego como recurso estilístico consciente. No entanto, as crianças e as pessoas em geral gostam de repetir provérbios e frases feitas, bordões etc., o que justifica tomá-la como forma de aprendizagem.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as informações a seguir.
I. Texto de diálogo
Locutor 1: Aquele rapaz insiste em vê-lo; quer falar sobre o novo processo. Ele parece muito ansioso. É um tipo perigoso, Excelência.
Locutor 2: Ah não! Isso aí é um criminoso! Se um juiz recebe em seu gabinete um sujeitinho condenado por tráfico, o que vai ser da reputação do magistrado? Dispense o homem, dispense...
II. Ao tratar da construção de cadeias coesivas, Ingedore V. Koch (O texto e a construção dos sentidos, p. 54) afirma que a escolha dos elementos linguísticos usados para fazer a remissão, o tom e o estilo podem constituir índices valiosos das atitudes, crenças e convicções do produtor do texto, bem como ele gostaria que o referente fosse visto pelos parceiros.
Tendo em vista o comentário da autora, é correto afirmar que é índice de atitude
de empatia, na fala do Locutor 1, a remissão a rapaz pelas expressões ele e tipo.
elogiosa, na fala do Locutor 2, a remissão a juiz pela expressão sinônima magistrado.
pejorativa, na fala do Locutor 2, a remissão a rapaz pelas expressões isso aí e sujeitinho.
de informalidade, na fala do Locutor 1, a remissão ao Locutor 2 pelos pronomes lo (em vê-lo) e Excelência.
valorativa, na fala do Locutor 2, a remissão ao Locutor 1 pela expressão homem.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao descrever a personagem Marcela, o narrador adota alguns recursos de linguagem para indicar ao leitor que aquela se dedicava à prostituição. Estão entre esses recursos
implícitos e aforismos.
adjetivações e neologismos.
ironia e reticências.
hesitações e neologismos.
ironia e aforismos.
Língua Portuguesa - Estilística - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Embora os Textos I e III (letras de canções da MPB) sejam de extração popular, é correto afirmar que o Texto III expõe mais claramente sua opção pela linguagem popular, pois ostenta traços da língua falada, tais como
colocação enclítica dos pronomes átonos.
omissão de marcas de flexão e quebra de uniformidade de tratamento.
emprego de palavra estrangeira (auto-reverse).
emprego de verbos no pretérito perfeito e no infinitivo.
omissão de traços do sujeito da enunciação.
Assinale a ÚNICA alternativa em que é utilizada a linguagem figurada (com sentido conotativo).
...um sensor que a criança leva para casa para acoplar à roda da bicicleta...
Um dos mais respeitados especialistas em tecnologias aplicadas à educação...
Atualmente, dez escolas americanas fazem fila para receber laboratórios de alto nível, ......
Blikstein já foi chamado para levar seus experimentos a países como.....
...o prêmio de maior prestígio concedido a jovens docentes.
Emprega-se em sentido figurado o elemento em destaque na frase:
Um colega meu, jornalista, teve outro dia a oportunidade de ver uma coisa bela.
Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia seu carro ficar rebrilhando de limpeza.
as flores que vão colhendo no jardim de uma existência fácil logo têm (...) uma sutil tristeza e corrupção (...)
Não poupa meu amigo repórter elogios a esse humilde servidor municipal.
Esse motorista é um senhor já, de estatura mediana, cheio de corpo, claudicando da perna direita (...)
Emprega-se em sentido figurado o elemento em destaque na frase:
Um colega meu, jornalista, teve outro dia a oportunidade de ver uma coisa bela.
Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia seu carro ficar rebrilhando de limpeza.
as flores que vão colhendo no jardim de uma existência fácil logo têm (...) uma sutil tristeza e corrupção (...)
Não poupa meu amigo repórter elogios a esse humilde servidor municipal.
Esse motorista é um senhor já, de estatura mediana, cheio de corpo, claudicando da perna direita (...)
Em relação à linguagem empregada no texto, assinale a opção correta.
Há elipse do termo rios na construção para os mais caudalosos (l.16).
Os autores do texto usaram a ironia ao empregar a palavra funil (l.19).
Observa-se o emprego da figura de linguagem denominada personificação na expressão água que cai com a chuva (l.19).
Predomina, no texto, a linguagem conotativa.
Considerando o trecho De um pensamento estratégico dentro do governo é o que precisava para pensar esse assunto em longo prazo, assinale a alternativa que apresenta o mesmo recurso estilístico utilizado no trecho citado.
Os pátios lacônicos olhavam as crianças.
Da lua os claros raios rutilavam.
Havia necessidade de um teto para a família desabrigada.
As casas são pobres e os homens pobres, e muitos são parados e doentes e indolentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...