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Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Com relação ao processo de formação de palavras, assinale a alternativa em que o prefixo in e suas variações não cumprem a mesma função que nas demais:
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Assinale o diminutivo depreciativo:
Jornal jornaleco;
Chuva chuvisco;
Nó nódulo;
Bandeira bandeirola;
Raiz radícula.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Assinale o plural dos substantivos que não corresponde à norma padrão:
Faroizinhos;
Pãozinhos;
Botõezinhos;
Mãozinhas;
Chapeuzinhos.
Assinale a opção em que NÃO se trata de derivação parassintética:
apaixonar
esfriar
enraivecer
jardinagem
Assinale a alternativa INCORRETA:
Morfemas são as menores unidades significativas que se combinam para formar as palavras.
Radical é o morfema que contém o significado básico do vocábulo e a partir do qual é possível constituir-se uma família de palavras.
O radical recebe também o nome de morfema lexical.
Palavras pertencentes a uma mesma família, isto é, que têm um mesmo radical, denominam-se palavras intactas.
Analise as afirmações sobre ao processo de formação das palavras e assinale a alternativa correta.
I. A palavra segunda-feira é classificada como um processo de hibridismo;
II. A palavra vinagre é identificada pela aglutinação;
III. A palavra inútil é formada pela derivação prefixal.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
I, apenas;
I e II, apenas;
II e III, apenas;
I e III, apenas;
I, II e III.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Observe o uso do diminutivo nas frases:
1. (...) E então pensou na traíra, sua TRAIRINHA, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura.(...)
2. (...) Uai, essa que você pegou estava VIVINHA na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água(...)
A respeito da flexão sofrida pelas palavras em destaque, analise os itens a seguir:
I. O uso da forma sintética do diminutivo, na frase 1, atribui ao substantivo flexionado um sentido conotativo, contribuindo para a manifestação da afetividade do protagonistaemrelação ao peixe.
II. Na frase 2, o diminutivo intensifica a ideia de vivo. Vivinho = muito vivo, bem vivo, saudável.
III. Em ambas as frases os termos flexionados têm valor denotativo, pois o sufixo diminutivo atribui a eles sua significação normal, apesar de diminuída sua intensidade.
Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).
Somente o I está correto.
Somente o II está correto.
Somente I e II estão corretos.
Somente I e III estão corretos.
Somente II e III estão corretos.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.
Em ... implicar com o DESAFETO... (§ 3), a palavra destacada foi formada pelo mesmo processo que:
burocracia
descampado.
barbudo
inútil.
passatempo.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.
Em ... brigão, fanfarrão, valentão... (§ 2), o sufixo latino ÃO tem idêntico significado na palavra:
escrivão.
alemão.
pagão
tecelão.
capitão.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
O processo de formação das palavras MOLEZA, ENTARDECER e BUSCAPÉ é, respectivamente, o mesmo de:
livraria / estudante / pontapé;
pedreiro / envelhecer / passatempo;
fidalgo / socializar / janta;
maldade / abrandar / felizmente;
abalo / amargar / super-homem.
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