Questões sobre Estrutura de Formação das Palavras

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Com relação ao processo de formação de palavras, assinale a alternativa em que o prefixo in e suas variações não cumprem a mesma função que nas demais:

  • A. inadequadas (linha 35).
  • B. irresponsáveis (linha 34).
  • C. inspecionados (linha 36).
  • D. injustiças (linha 44).
  • E. insuficiente (linha 38).

Assinale o diminutivo depreciativo:

  • A.

    Jornal – jornaleco;

  • B.

    Chuva – chuvisco;

  • C.

    Nó – nódulo;

  • D.

    Bandeira – bandeirola;

  • E.

    Raiz – radícula.

Assinale o plural dos substantivos que não corresponde à norma padrão:

  • A.

    Faroizinhos;

  • B.

    Pãozinhos;

  • C.

    Botõezinhos;

  • D.

    Mãozinhas;

  • E.

    Chapeuzinhos.

Assinale a opção em que NÃO se trata de derivação parassintética:

  • A.

    apaixonar

  • B.

    esfriar

  • C.

    enraivecer

  • D.

    jardinagem

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Morfemas são as menores unidades significativas que se combinam para formar as palavras.

  • B.

    Radical é o morfema que contém o significado básico do vocábulo e a partir do qual é possível constituir-se uma família de palavras.

  • C.

    O radical recebe também o nome de morfema lexical.

  • D.

    Palavras pertencentes a uma mesma família, isto é, que têm um mesmo radical, denominam-se “palavras intactas”.

Analise as afirmações sobre ao processo de formação das palavras e assinale a alternativa correta.

I. A palavra segunda-feira é classificada como um processo de hibridismo;

II. A palavra vinagre é identificada pela aglutinação;

III. A palavra inútil é formada pela derivação prefixal.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  • A.

    I, apenas;

  • B.

    I e II, apenas;

  • C.

    II e III, apenas;

  • D.

    I e III, apenas;

  • E.

    I, II e III.

Observe o uso do diminutivo nas frases:

1. “(...) E então pensou na traíra, sua TRAIRINHA, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura.(...)”

2. “(...) – Uai, essa que você pegou estava VIVINHA na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água(...)”

A respeito da flexão sofrida pelas palavras em destaque, analise os itens a seguir:

I. O uso da forma sintética do diminutivo, na frase 1, atribui ao substantivo flexionado um sentido conotativo, contribuindo para a manifestação da afetividade do protagonistaemrelação ao peixe.

II. Na frase 2, o diminutivo intensifica a ideia de vivo. Vivinho = muito vivo, bem vivo, saudável.

III. Em ambas as frases os termos flexionados têm valor denotativo, pois o sufixo diminutivo atribui a eles sua significação normal, apesar de diminuída sua intensidade.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

  • A.

    Somente o I está correto.

  • B.

    Somente o II está correto.

  • C.

    Somente I e II estão corretos.

  • D.

    Somente I e III estão corretos.

  • E.

    Somente II e III estão corretos.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Em “... implicar com o DESAFETO...” (§ 3), a palavra destacada foi formada pelo mesmo processo que:

  • A.

    burocracia

  • B.

    descampado.

  • C.

    barbudo

  • D.

    inútil.

  • E.

    passatempo.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

Em “... brigão, fanfarrão, valentão...” (§ 2), o sufixo latino ÃO tem idêntico significado na palavra:

  • A.

    escrivão.

  • B.

    alemão.

  • C.

    pagão

  • D.

    tecelão.

  • E.

    capitão.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

O processo de formação das palavras MOLEZA, ENTARDECER e BUSCAPÉ é, respectivamente, o mesmo de:

  • A.

    livraria / estudante / pontapé;

  • B.

    pedreiro / envelhecer / passatempo;

  • C.

    fidalgo / socializar / janta;

  • D.

    maldade / abrandar / felizmente;

  • E.

    abalo / amargar / super-homem.

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