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A alternativa que deverá ter todas as palavras acentuadas graficamente é:
Economica, tarrafa, canoa, abobora, farinha.
Economica, cafe, concordancia, silaba, lapis.
Economia, fracionarios, pe, litoral, casario.
Economia, gostosa, segurança, eletricidade.
A divisão silábica (indicada por pontos) e a grafia estão CORRETAS em:
e.gré.gios - pro.cras.ti.na.tó.rio - quin.qui.dio
o.pró.brio - des.cri.mi.nar - an.ti-in.fec.ci.o.so
pai.sa.gem - su.pe.ra.bun.dân.cia - es.pa.ci.o.tem.po.ral
ig.no.mi.ni.o.so - ar.qui-se.gu.ro - só.ci.o.ins.ti.tu.ci.o.nal
NÃO há erro de grafia em:
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente separadas por sílabas.
Considere as seqüências de palavras abaixo e identifique a alternativa em que a separação silábica foi feita corretamente:
Atenção: As questões de números 01 a 10 baseiam-se no texto abaixo.
Assinale a alternativa que apresenta redação clara e adequada à norma culta da Língua Portuguesa.
Apesar da quantidade de textos dedicados a relação entre arte e política ser extensa, quase todos os trabalhos tem argumentado de que a primeira sempre faz referência à última.
As obras artísticas reconhecidas como mais perenes, mantém a expectativa do público e lhes provoca, reiteradamente, a sensação de não saber exatamente porque as relações humanas são tão complexas.
Nas óperas italianas dos anos 1800 a que fizemos referência, sacerdotes, trovadores e heróis são, antes de tudo, seres humanos comuns, perplexos diante de sua sina e de seus anseios mais íntimos.
Justamente por tratar de um tema onde os sentimentos mais profundos afloram, já fazem quase 200 anos que a Norma traz emoção aqueles que admiram obras típicas do Romantismo.
Se não fossem os conflitos pessoais que passamos, não havia se quer a possibilidade de pensar em crises político-sociais, à medida que o homem é, ao fim e ao cabo, o centro de tudo.
Está clara, correta e coerente a redação da seguinte frase:
O autor não esconde sua admiração com os valores da nossa cultura, aos quais ele considera tão estimulantes no sentido de revolucionar nosso ensino.
O autor considera alguns traços da cultura do povo brasileiro altamente estimulantes a uma verdadeira − e mesmo indispensável − revolução no nosso sistema de ensino.
Não seria preciso negligenciarmos quanto aos nossos valores culturais para se obter bons resultados numa revolução do nosso ensino, conforme o preconiza o autor.
Já devem ter ocorrido a muitas pessoas que as reformas são necessárias em nossa educação, mas poucas dão sugestões ou se atrevem a propor uma autêntica revolução.
O autor se mostra intransigente ao ser necessária uma revolução em nosso sistema de ensino, haja visto que chega a considerá-lo atualmente uma perda de tempo.
Quanto à acentuação, grafia das palavras e ocorrência do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
Uma revolução no ensino não se faz de modo fortuíto, mas voltada à uma transformação real e motivada das formas de pensamento.
Educação não é simples tarefa para filântropos, mas um emprendimento cultural que cabe à sociedade elevar à níveis de excelência.
Uma reforma não é o mesmo que uma revolução do ensino: falta àquela o teor de radicalismo necessário e conseqüente que é inerente a esta.
O autor recorreu a varias formas verbais no infinitivo para enfatisar o valor de cada ação que julga imprecindível à uma revolução no ensino.
Não será à partir de tímidas reformas que se provirá a educação dos meios para, de fato, construir pessoas e desenvolver idéias.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Atente para as seguintes afirmações:
I. O emprego de pontos de exclamação e reticências ao longo do texto indica a ação constante da subjetividade de quem o escreveu.
II. No terceiro parágrafo o autor pondera, de modo equilibrado e simétrico, a antinomia entre as razões do cérebro e as do coração.
III. No quarto parágrafo, o autor refere-se a um seu amigo, a Fernando Pessoa e a Nieztsche para ilustrar perspectivas e conclusões bastante distintas.
Em relação ao texto, está correto somente o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expressão do texto em:
Certos estavam os teólogos = os teólogos estavam seguros.
tenha secretamente elegido a Terra = com desvelo foi escolhida a Terra.
onde o fogo crepita = aonde ardem as labaredas.
se riram da sua ingenuidade e presunção = fizeram glosa de sua inocência e premeditação.
era uma deformação do espírito = representava uma deturpação da alma.
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