Questões sobre Frase, Oração e Período

Lista completa de Questões sobre Frase, Oração e Período para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as três orações abaixo:

I – A dissertação não ficou pronta por quê?

II – Não sei por que o setor de saúde no Brasil é tão precário.

III – Os cuidados com a saúde são primordiais porque todos são suscetíveis a doenças.

 Está (ão) correta (s):

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I e II

  • C.

    Apenas III

  • D.

    II e III

  • E.

    Apenas I

No período que vai da linha 37 à 40, a oração reduzida "fazer o bem." (l. 40) pode ser adequadamente parafraseada por:

  • A. se fizer o bem.
  • B. que se faça o bem.
  • C. quando fizer o bem.
  • D. faremos o bem.
  • E. fazendo o bem.

Indique o período que está claro e correto com relação ao uso culto da língua.

  • A.

    A Secretaria de Educação recebeu mais cartas do que as outras Secretarias.

  • B.

    As verbas da Secretaria de Planejamento são maiores do que da Secretaria de Meio-Ambiente.

  • C.

    O deputado disse ao senador que ele seria condecorado.

  • D.

    O ministro não imaginou a extensão do problema apesar do secretário tê-lo alertado.

  • E.

    Depois de prender o ladrão na rua, uma pessoa parabenizou o policial.

Tendo em conta o emprego dos conectivos, a alternativa que NÃO apresenta inconsistências é:

  • A. Carlos Roberto e Roberto Carlos, não obstante sejam gêmeos, não são muito diferentes.
  • B. O show foi adiado porquanto as condições de conservação do teatro não eram tão precárias.
  • C. Posto que tivesse talento para a carreira diplomática, acabou se dedicando ao ensino de literatura.
  • D. Embora o apartamento fosse muito pequeno, o casal insistiu que os móveis deveriam ser de jacarandá.

As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Propósitos para o Ano Novo

O que conseguimos neste último ano? Quanto falta para a meta? Quanto nos desviamos? Quais foram os erros? Era isso mesmo o que a gente queria da vida? Os balanços prosperam no fim do ano.

O problema é que, muitas vezes, eles se apresentam como listas de frustrações: algumas coisas não deram certo, algo iludiu nossos esforços, fracassamos. E qual é o problema? Não seria bom dispor do catálogo de nossos desacertos? Afinal, com ele na mão, deveria ser mais fácil inventar um futuro que corrija o passado. Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece: de regra, a lista das frustrações transforma-se numa cantilena não de emendas e projetos, mas de acusações. A coisa é particularmente sensível quando os membros de um casal fazem seu balanço: nesse caso, as frustrações de um são sempre culpa do outro.

"Não escrevi o grande romance brasileiro deste século porque você não soube me proteger do choro das crianças." "Deixei de formar-me em biologia porque você quis ter filhos logo." "Não fui para a Antártida porque você se esqueceria de tomar seu remédio contra a pressão alta". O extraordinário é que, mesmo enunciadas na frente de um terceiro, essas frases não suscitam o riso. Ao contrário, elas solidificam o ressentimento.

Aparentemente, o milagre de conseguir conviver, de inventar a cada dia compromissos viáveis entre desejos diferentes, não vale nada. Na hora de fazer as contas, só importa o sacrifício imposto à liberdade absoluta e triste que seria a nossa, se pudéssemos viver sem concessões, ou seja, sem fazer caso de nenhum semelhante.

(Contardo Calligaris, Terra de ninguém)

Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece.

As frases acima podem constituir um único período, sem prejuízo para o sentido do contexto, nesta nova redação:

  • A. O que acontece é que isso não faz muito sentido.
  • B. A despeito de fazer sentido, isso não ocorre.
  • C. Conquanto não ocorra, deixa de fazer sentido.
  • D. Isso faz sentido, desde que não deixe de ocorrer.
  • E. Não sendo isso o que acontece, ganha sentido.

Na frase "Viver só pode ser uma simples questão de opção" há um problema de construção, que é:

  • A. um erro de concordância verbal;
  • B. um mau emprego de tempo verbal;
  • C. uma utilização inadequada do adjetivo "simples";
  • D.

    uma dupla possibilidade de sentido, conforme a leitura;

  • E. uma grafia errada de um vocábulo.

Considerando aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na oração "escrever é quase um milagre" (L.3-4), o termo "escrever" desempenha a função sintática de sujeito.

  • B.

    Na linha 4, o trecho "o suor da agonia" complementa o sentido do termo "no corpo".

  • C.

    Na linha 8, o trecho "a data nem a hora" complementa, de forma indireta, o verbo "saber".

  • D.

    No segundo parágrafo, a correção gramatical seria preservada se, em lugar de "interessam" (L8), fosse empregada a forma interessa.

Assim, o indivíduo do tipo trabalhador só atribuirá valor moral positivo às ações... (4º parágrafo)

O vocábulo grifado acima introduz no contexto a noção de ...... e equivale a ...... .

As lacunas da frase estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

  • A.

    ressalva - Contudo

  • B.

    explicação - Desse modo

  • C.

    condição - Conquanto

  • D.

    temporalidade - Enquanto isso

  • E.

    proporcionalidade - Entretanto

Considere o trecho para responder às questões de números 07 a 10.

A pesquisa do MIT, que analisou a intersecção da propriedade intelectual com a biologia, coincide com o 25.º aniversário de uma decisão-marco da Suprema Corte americana determinando que coisas vivas são patenteáveis – contanto que tenham sido "feitas" por humanos.

O termo – contanto – estabelece entre as orações uma relação de

  • A.

    concessão.

  • B.

    comparação.

  • C.

    condição.

  • D. conformidade.
  • E.

    causa.

O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.

HAMBÚRGUER
                                        Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras

             Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.

"que deveria ser carne"; a alternativa abaixo em que há duas orações é:

  • A.

    que deveria ser carne;

  • B.

    que poderia ser inteligente;

  • C.

    que saberia ser discreto;

  • D.

    que quereria ser rico;

  • E.

    que permitiria ser firme.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...