Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
A tese de Fichte, entretanto, se move dentro do âmbito de uma teoria geral do exercício da liberdade, válida para todos os tempos e todos os lugares, enraizada na existência de um eu puro. Nosso ponto de partida é bem outro; claro que a educação para a liberdade deve pressupor a freqüentação de elementos não-livres vistos como o solo em que medra o desenvolvimento da liberdade. Mas entendemos que a tese nada tem a ver com um suposto eu puro, pois ela se mostra essencialmente e antes de tudo em seu caráter histórico: não existe algo como uma liberdade constitutiva da natureza humana considerada em si mesma.
Considerado o fragmento acima e o contexto, é correto afirmar:
a conjunção entretanto equivale a "por conseguinte".
em é bem outro, o advérbio foi empregado para demarcar, com nitidez, a diferença alegada.
a frase pois ela se mostra essencialmente e antes de tudo em seu caráter histórico expressa uma conseqüência.
no segmento em seu caráter histórico, o termo destacado refere-se a um suposto eu puro.
os dois-pontos anunciam uma enumeração, série com a qual se deseja apresentar uma explicação convincente.
LEIA O TEXTO 1 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 A 10
A alternativa abaixo em que o vocábulo negro aparece como substantivo é:
"sobre como é ser negro em outros lugares";
"isso é diferente de ser negro no Brasil";
"o fato de que o trabalho do negro tenha sido (....) essencial";
"Ser negro no Brasil hoje";
"a existência, no país, de um problema negro".
Compare as informações da figura acima e julgue os seguintes itens.
Está gramaticalmente correta e coerente com as informações dos trechos finais das duas colunas a seguinte afirmação: Apesar de a reativação do etanol gerasse milhões de empregos, as relações não degradantes de trabalho é exigência das autoridades européias, ameaçando impor-lhe barreiras.
Nos itens abaixo há uma junção de substantivo + adjetivo; o item em que o adjetivo mostra uma opinião do autor do texto é:
invólucro muscular;
praia carioca;
pele fina;
loira siliconada;
sistema tóxico.
As questões de números 41 a 50 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Vencer tais limitações tem sido um desafio constante lançado à espécie humana.
A frase acima, em seu contexto, abona a seguinte assertiva:
Instruções: As questões de números 12 a 17 referem-se ao texto abaixo.
Consideradas as ocorrências citadas e o contexto, é correto afirmar:
(linhas 18 e 22) Os dois-pontos, nas duas passagens, servem para anunciar uma citação, palavras de outro autor.
(linhas 11 e 12) Em todo um estilo de vida de que ele é, simultaneamente, o produto..., o segmento grifado pode ser substituído, sem prejuízo do sentido original, por da qual.
(linhas 18 e 19) Se a idéia expressa em a foto (...) propõe ao eleitor a sua própria efígie fosse considerada uma hipótese, a forma verbal a ser usada de modo adequado seria proposse.
(linha 24) A forma eleger-se a si mesmo indica que aquele que faz a ação é o mesmo que a recebe, e a si mesmo repete a informação dada pelo pronome se.
(linhas 24 e 25) A locução vai conceder foi empregada para expressar idéia hipotética, pouco provável de se realizar.
A alternativa em que a expressão sublinhada NÃO foi substituída de forma adequada por um termo equivalente é:
a textura da pele = dérmica;
cor dos cabelos = capilar;
caldo de cultura = culto;
centro da cidade = urbano;
a cultura do corpo = corporal.
Instruções: As questões de números 12 a 17 referem-se ao texto abaixo.
Naturalmente, o uso da fotografia eleitoral supõe uma cumplicidade: a foto é espelho, ela oferece o familiar, o conhecido, propõe ao eleitor a sua própria efígie, clarificada, magnificada, imponentemente elevada à condição de tipo. É, aliás, esta ampliação valorativa que define exatamente a fotogenia: ela exprime o eleitor e, simultaneamente, transformao num herói; ele é convidado a eleger-se a si mesmo, incumbindo o mandato que vai conceder de uma verdadeira transferência física: delega de algum modo a sua raça.
No fragmento acima, o autor, ao
empregar o advérbio Naturalmente, manifesta sua concordância com a prática corriqueira do uso eleitoreiro da fotografia do candidato.
fazer menção ao espelho, deixa entrever que o leitor é levado a se identificar com o retrato do candidato, vendo a si próprio de maneira engrandecida.
referir-se a cumplicidade, deixa claro que, em épocas de eleição, os conchavos entre candidatos e eleitores são conscientemente aceitos por estes últimos.
usar a construção imponentemente elevada à condição de tipo, denuncia que a imponência da foto mascara a desconsideração que o candidato tem pelo eleitor comum.
aludir a herói, afirma sua convicção de que esse termo só pode ser aplicado àqueles que se elegem por si mesmos, sem transferir para uma foto traços que não lhe são próprios.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 05.
Assinale a alternativa correta, de acordo com a norma culta.
No trecho – Dos pais, ouvem sempre a mesma ladainha... – o termo ladainha é sinônimo de conselho.
Em – A perplexidade dos pais não é com a monstruosidade... – o termo perplexidade é um adjetivo, pois qualifica a atitude dos pais.
No trecho – Cadeia não é para o filho, que tem estudo e dinheiro, um futuro pela frente. – o termo para indica direção.
No trecho – Dá para apostar que ele votou contra o desarmamento... –, no início do penúltimo parágrafo, o pronome ele refere-se ao pai de Rubens, um dos rapazes envolvidos.
Em – ... professores mais bem treinados e mais bem pagos, mas também com a elementar compreensão... – a expressão mas também pode ser substituída, sem comprometimento de sentido, por tampouco.
Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Considerado o contexto, é correto afirmar:
(linhas 5 e 6) Em o pensamento católico medieval insistiu no tema da miséria e da indignidade do homem, a substituição das expressões grifadas pelos adjetivos miserável e humana mantém o sentido original.
(linhas 5 e 6) No segmento insistiu no tema da miséria e da indignidade do homem, a palavra destacada foi empregada para designar especificamente a situação de extrema necessidade material.
(linha 8) No segmento sozinho, apenas por si mesmo, substituindo a expressão destacada por só consigo próprio, o sentido original mantém-se rigorosamente o mesmo.
(linhas 12 a 14) Em que lhe propicia ocasiões de pecado ou de esquecimento da necessidade de salvação, a conjunção destacada introduz uma conseqüência de fato anterior.
(linhas 17 a 19) Em Essa é justamente uma das contradições mais fecundas apresentadas pelo universo religioso medieval, o advérbio destacado contribui para a expressão de uma avaliação pessoal do autor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...