Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):
Assinale a alternativa INCORRETA.
A palavra estagnação (linha 2) equivale a inércia.
Em "não havia necessidade de se ter um curso de administração", o se é pronome reflexivo.
Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.
Em Foi-se o tempo (linha 12), o se pode ser retirado da frase, sem que o sentido dela se altere.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
A CNBB, cuja a cúpula acabou de se manifestar, mostrou-se intransigente por qualquer medida radical que venha a prejudicar os menores infratores.
A matéria de que dizem respeito 58 dos projetos tem a ver com a redução da maioridade, na qual os bispos da CNBB posicionaram-se desfavoravelmente.
Os projetos de redução de maioridade, cuja tramitação está acelerada, não contam com a simpatia de quem deseja uma política de inclusão dos menores carentes.
A força da mídia, à qual nem todos mostram consciência, costuma ser decisiva nos momentos onde a opinião pública está emocionalmente abalada.
É um mito imaginar de que basta reduzir a maioridade penal para que os problemas da delinqüência juvenil, que sua existência ninguém nega, sejam definitivamente resolvidos.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
É adequada a articulação entre os tempos verbais na frase:
O adolescente poderia e devesse ser punido pelo que faria de errado, mas a sanção precisava ter caráter predominantemente educativo.
A pergunta estava nas ruas: não teria sido o caso de que venha a se reduzir a maioridade penal?
Mesmo porque não é reduzindo a maioridade penal que o envolvimento de jovens em crimes terá deixado de existir.
Seria natural que o cidadão, acuado pela obscena violência que o cercar, concorde com tudo o que soasse como solução drástica para o problema.
Nada haveria de impedir que os bandidos passassem a recrutar um contingente mais jovem, o que, aliás, já vem ocorrendo em algumas situações.
A relação entre o vocábulo destacado e a categoria grama- tical a ele atribuída está correta em:
"... com a roupa mal passada," (l. 2) – adjetivo
"... que era esposa descuidada." (l. 3) – pronome relati vo.
"começou sub-repticiamente a marcar..." (l. 10-11) – pre posição.
"... um leve afrouxar-se das pálpebras." (l. 12-13 verbo.
"... só muitos meses ..." (l. 15) – advérbio.
Assinale a opção que apresenta erro de morfologia, grafia das palavras ou emprego de vocabulário inadequado.
O achatamento salarial beneficia fortemente as corporações transnacionais. Elas conseguem pagar cada vez menores salários, lucrar cada vez mais e remeter mais lucros para o exterior, empobrecendo o nosso País dia a dia.
(Fernando Siqueira, Para Gerar Emprego e Desenvolvimento)
É relevante(1) o fato de que (2), na idade de ouro do capitalismo, nos 25 anos do pós-guerra, entre os países industrializados, de cada (3) dez empregos criados, seis o (4) eram no setor público. Essa informação não deve surpreender, não obstante (5) a principal característica do estado de bem-estar social é a existência de um serviço público de qualidade e em quantidade suficiente.
(Adaptado de J. Carlos de Assis, A Crise da Economia enquanto Crise do Trabalho)
A partir do trecho de entrevista transcrito acima, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se substituir "a respeito" (R.2-3) por em relação.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Por se tratar de uso opcional, a retirada da preposição em "a que" (R.5) preservaria a correção gramatical e a coerência do texto.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
A correção gramatical e a coerência textual seriam mantidas ao se retirar o pronome "que" (L.3).
Texto I – itens de 1 a 15
Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto
Na linha 16, o pronome "que" exerce a mesma função sintática do termo que o antecede: predicativo do sujeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...