Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que o fragmento contém erro de grafia.
Quanto às idéias e a aspectos gramaticais presentes nesse trecho do poema, julgue os itens que se seguem.
Se a palavra "pressa" (L.77) fosse escrita com apenas uma letra "s", haveria prejuízo da correção gramatical, mas o sentido do texto não seria alterado.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A relação sintática entre o segundo e o terceiro períodos poderia ser explicitada pela inserção da conjunção Entretanto antes de Muito poucos com as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
Há equívoco ortográfico em uma palavra da seguinte frase presente no texto:
Nela, os elétrons eram estudados não apenas como ondas voando soltas no espaço, mas também como confinadas numa certa região.
Com o avanço da Química e da Física do século 19, o conceito de átomo foi reevocado pelo inglês John Dalton.
Explicar as variações na energia emitida por objetos aquecidos, por exemplo, revelou-se muito difícil.
Ela envolvia cálculos muito complicados, o que era um problema.
Responda as questões de 01 a 15.
Em auto-suficiente (L.81), optou-se corretamente pelo uso do hífen. Assinale a alternativa em que não se procedeu corretamente quanto à necessidade ou não de seu emprego.Erro milionário de digitação derruba presidente da Bolsa de Tóquio Terça, 20 de Dezembro de 2005, 6h54 Fonte: AFP
O presidente da Bolsa de Tóquio, Takuo Tsurushima, pediu demissão nesta terça-feira depois do escândalo pelo incrível erro de digitação que provocou um caos monumental e perdas de 280 milhões de euros (cerca de R$ 800 milhões) no mercado no começo do mês. A saída de Tsurushima já era esperada. No dia 8 de dezembro, os computadores da Bolsa de Tóquio não detectaram nem bloquearam uma transação errada de um operador da empresa Mizuho Securities. O operador se equivocou em uma operação vinculada à entrada na Bolsa de uma pequena empresa, J-Com. Ao invés de vender uma ação da J-Com por 610 mil ienes, ele colocou 610 mil ações da J-Com a um iene a unidade. O erro provocou o caos no mercado de Tóquio e a Mizuho Securities calculou que o engano custaria à empresa quase 40 bilhões de ienes (280 milhões de euros).
Assinale a alternativa em que o plural esteja erroneamente grafado.
demissão – demissões
operador – operadores
ação – ações
caos – caos
transação – transaçãos
Julgue os itens a seguir quanto à grafia das palavras.
I expansão – ascensão – pretensão
II discurso – sensível – consensual
III agressivo – submisso – excessivo
IV catequese – metamorfose – maisena
V absorção – execução – isenção
VI abstenção – detenção – retenção
Assinale a opção correta.
Em todos os itens, a grafia das palavras está correta.
Nos itens pares, há, ao menos, uma palavra com a grafia errada.
Nos itens ímpares, há, ao menos, uma palavra com a grafia errada.
Em todos os itens, há, ao menos, uma palavra com a grafia errada.
Foram retiradas do texto acima algumas frases, sobre as quais foram feitas algumas considerações, no entanto, uma das considerações está em desacordo com as regras gramaticais. Assinale-a.
Se tivermos essas três coisas, podemos ter perspectivas de dias melhores pela frente. Mas é preciso fazer os três. Passando o verbo ter para o imperfeito do subjuntivo, o verbo poder deverá fazer a concordância no futuro do pretérito do indicativo.
Nós propomos que se dê continuidade às ações de macroeconomia. Podemos alterar a construção da frase, sem perda da informação, por: Propomos que seja dada continuidade às ações de macroeconomia.
Se tivermos essas três coisas, podemos ter perspectivas de dias melhores pela frente. O texto, retirado da Internet, está incorreto, de acordo com a norma culta. O verbo poder deveria estar flexionado no futuro do presente do indicativo.
Mas uma reunião, na sexta-feira passada, com o grupo de ministros encarregado do assunto terminou sem consenso sobre o valor do novo mínimo. Existe, no trecho acima, um erro de concordância, uma vez que só seria correto: "... com o grupo de ministros encarregados do assunto..."
O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, defende a redução da jornada. O termo destacado está entre vírgulas por se tratar de um aposto.
Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.
Grafam-se como discuti-lo as seguintes formas pronominais de verbos da terceira conjugação: persegui-lo, instrui-lo, destrui-lo.
Assinale a opção em que a assertiva apresenta erro gramatical.
Os professores pouco lêem. Apenas têm acesso aos livros de sua área de conhecimento.
Raras visitas mensais o professor faz às livrarias, às bibliotecas.
Exíguos livros o professor tem condições de adquirir, visando o incremento do ensino e o seu crescimento como indivíduo.
Nunca lhes sobra tempo e oportunidade para busca de textos. Os impecilhos sequer deixam espaço para pesquizas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...