Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"876 horas", "às cinco horas", "às 17,24h"; a observação correta sobre um desses segmentos do texto é:
"876 horas" poderia ser abreviado em "876hs.";
"às cinco horas" poderia ser abreviado em "às 5hs.";
"às 17,24h" tem a forma abreviada incorretamente;
em "876 horas", o vocábulo "horas" não deve ser abreviado;
em "às cinco horas", o vocábulo "horas" não pode ser abreviado.
Assinale a opção cujo par de vocábulos esteja escrito segundo determina a norma padrão.
enxame/ emchente/
emxame/ enchente/
enchame/ enchente/
enxame/ enchente/
enxame/ enxente/
Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
A expansão da fronteira agrícola no país mobiliza interesses conflitantes entre o necessário aumento da produção e a preservação dos recursos naturais.
A crecente colaboração entre órgãos do governo e entidades privadas pode garantir o hêsito de ações diversas contra doenças na agricultura.
Vários cientistas dedicam-se a pesquisar formas eficazes de controlar a disseminação de pragas em lavouras espalhadas por todas as regiões.
É essencial, na busca de excelência do agronegócio, a transmissão de conhecimento ao homem do campo, além do uso intensivo de tecnologia.
A explosão do contingente populacional em todo o planeta exige produção cada vez maior de alimentos, o que justifica investimentos e pesquisas.
Nas questões de 55 a 57, assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
1
2
3
4
5
Julgue se as palavras dos trechos a seguir apresentam grafia correta.
Antes da troca de óleo, é necessário que o motor do veículo tenha permanecido pelo menos cinco minutos em funcionamento, para que as impuresas fiquem em suspenção e sejam eliminadas.
Quanto ao emprego dos sinais de pontuação, julgue os itens subseqüentes.
Com o tempo, foram sendo descobertos e desenvolvidos novos corantes que substituíram o que era extraído do paubrasil, mas já era tarde demais. Se antes era encontrado em abundância, atualmente o pau-brasil é raro nas matas.
Assinale a substituição proposta para o termo correspondente sublinhado que provoca erro gramatical no texto.
1 - estão se preocupando
2 - se caracterizam
3 - compõem-se de
4 - que repercutem
5 - que ostentam
Julgue se as palavras dos trechos a seguir apresentam grafia correta.
A utilização correta de um lubrificante depende da indicação do fabricante do veículo, apresentada no respectivo manual.
Marque o trecho inteiramente correto quanto à morfossintaxe e à grafia
Os defensores do controle externo da Magistratura e seus acolitos, num trabalho de marketing poucas vezes visto, passaram à sociedade brasileira a cativante idéia de que um controle heterogêneo irá, num passe de mágica, resolver todos os males que aflige o Poder Judiciário brasileiro.
Verdade seja dita: "afirmar que inexiste máculas no Poder Judiciário menos não seria do que querer "tapar o sol com a peneira".
Há problemas que - sabemos todos muito bem - precisam ser debelados, entre os quais avulta a morosidade da prestação jurisdicional e o emaranhado das normas processuais civis e penais.
Mas é preciso que a sociedade brasileira e notadamente os formadores de opinião saibam que nada adiantará esse controle externo com o atual cipozal de nossas leis processuais civis e penais.
Quanto às primeiras, estão enfexadas em um código que, do ponto de vista doutrinário, é digno dos maiores elogios, porém deixa muito a desejar no que se refere à sua efetividade, a mercê da enorme gama de recursos que trás em seu bojo.
Assinale o trecho que apresenta erro na grafia de palavra.
O filme justiça mostra situações à beira da explosão, que de alguma maneira já conhecíamos por meio de filmes como Carandiru e O Prisioneiro da Grade de Ferro. O diferencial aqui é o acesso à intimidade de cinco casos específicos, flagrados no cenário ascéptico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Por intermédio deles, o filme tenta construir uma metonímia da sociedade brasileira, na qual a Justiça funcionaria como elemento de reafirmação de uma ordem social fundamentalmente injusta
Antes de mais nada, Maria Augusta desvenda um pequeno mundo solenemente ignorado pela grande maioria dos espectadores. A frieza do ambiente nas salas de audiência e o caráter altamente ritualístico dos procedimentos de interrogatório favorecem o método da diretora.
A câmera comporta-se como um olho neutro, fixo, quase ausente. Mas o uso de várias câmeras permite uma montagem que sublinha os jogos de olhares, as reações contidas, as dissimulações. E sobretudo a rigidez de um dispositivo em que o juiz todo-poderoso e o réu intimidado se confrontam sem qualquer sentido de proporção, ante o silêncio quase total dos demais circunstantes.
O diálogo impossível – porque na verdade não é buscado – ressalta a impessoalidade dos julgamentos em ritmo industrial. Os longos corredores do tribunal, imersos em sua típica iluminação indistinta, materializam o labirinto sem saída de um sistema penal alienado das condições do país. O que o filme consegue captar desse "teatro" absurdo é simplesmente admirável
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...