Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda considerando o texto I, julgue os itens subseqüentes
A expressão "intolerância ao que será" (l.10) pode ser reescrita de forma gramaticalmente correta como intolerância àquilo que será
Assinale a única frase que contém erro de pontuação, ortografia ou concordância.
Toda a discussão gira em torno de se saber se o senhor Fulano ou Beltrano, eleito, pode ou não colocar em risco esses bens supremos. Na primeira hipótese, ele é um perigoso comunista; na segunda, um admirável democrata.
Claro: não importando quanto de dinheiro você tenha no bolso, a superioridade intelectual, mesmo pequena, tem sobre você uma força e uma autoridade intrínsicas.
Hegemonia é pautar o discurso dos adversários, induzindo-os a formular seus pensamentos e seus desejos, segundo um quadro de categorias mentais pré-calculado, para amarrá-los com a própria corda.
Que é que pode o pragmatismo grosso de quem mede o mundo pelo saldo de caixa, comparado ao complexo maquiavelismo da "revolução cultural?"
"O senhor pretende usar de discursos contra o "poder unipolar" para alinhar o Brasil com o pólo oriental e comunista cuja existência e crescimento essa retórica se destina a encobrir?
Identifique o item sublinhado que contenha erro de natureza ortográfica ou gramatical, ou impropriedade vocabular.
Fala-se(A) com arroubo(B) sobre os inesgotáveis recursos de novas tecnologias, como o vídeo ou a realidade virtual, mas qualquer reflexão à respeito do(C) invariavelmente orbita(D) em torno da matéria- prima(E) desta página � o texto.
A
B
C
D
E
Texto II – questões 15 e 16
Considerando o texto II e a respeito das normas ortográficas, julgue os itens a seguir.A expressão "Eu agarântio!"(L.12) corresponde à forma correta Eu garanto!.
Texto II – questões 15 e 16
Considerando o texto II e a respeito das normas ortográficas, julgue os itens a seguir.A expressão "À frente do grupo Capivara" (l.9) pode ser corretamente substituída por Enfrente do grupo capivara.
Quanto à ortografia e à pontuação, julgue os itens que se seguem.
Contudo, o desconhecimento das normas ortográficas e o elevado número delas é que atrapalham as pessoas
Quanto à ortografia e à pontuação, julgue os itens que se seguem.
O uso indescriminado, sem critério, dos acentos em letreiros, placas e, em anúncios, é outra razão de confusão.
Quanto à ortografia e à pontuação, julgue os itens que se seguem.
Porquê? Há razões diversas. Quem está com a razão, Ou estarão todos certos?
Quanto à ortografia e à pontuação, julgue os itens que se seguem.
É consenso que a acentuação gráfica é de difícil assimilação.
Identifique o segmento inteiramente correto quanto à ortografia e morfologia.
A sensação de que o século XX ainda não acabou dificilmente pôde perdurar até a ocorrência de um cataclisma como foi a guerra de 14, mesmo porque há um sentimento catastrófico na vida desta virada de tempo. O excesso de tecnologia corre no rumo da desesperação.
O homem, cada vez mais angustiado, tenta encontrar refrigério nas miragens do lazer, fazendo do turismo um campo formidável de negócios. A tragédia ecológica aponta para a escassez de água como primeiro item na lista das penúrias a que poderá submeter-se o cidadão do futuro.
A prevalescência do alusivo na dinâmica dos tempos atuais refere a força da realidade virtual, a que todos se entregam na certeza de sua primazia.
O fato do patrimônio gerar empregos e receitas por meio do turismo não abule o paradoxo de que nativos e visitantes se distanciam do fenômeno cultural tanto quanto pessoas que, longe daquelas paragens, pouco valor atribuem a heranças destituídas de familiaridade.
As cidades perdem em qualidade estética porque não há, na descaracterização avassaladora dos espaços urbanos, fontes capazes de saciar prazeres que há muito deixaram de sê-lo, na acaxapante rotina que uniformiza os cenários e robotiza o cidadão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...