Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que os fragmentos apresentados nos itens de 11 a 15 são partes sucessivas de um texto adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 1.º/10/2008, julgue-os quanto à correção gramatical.
Mas as empresas privadas não dispõem de capital suficiente para isso, e, se despuzessem, esbarrariam em obstáculos históricos, como seu notório temor de aplicações de risco e sua falta de experiência.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta a respeito da estruturação do texto.
O período que inicia o texto indica que o tema central é a família de classe média brasileira.
O segundo parágrafo se caracteriza por apresentar uma estrutura narrativa.
Os argumentos apresentados pelo sociólogo, em sua pesquisa sobre as trabalhadoras domésticas, são de natureza quantitativa.
A expressão "Desta forma" (l.22) introduz a conclusão do texto.
O último parágrafo do texto contém um exemplo de discurso indireto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às idéias e à estruturação do texto, bem como às relações de referência nele estabelecidas, julgue os itens abaixo.
I - A expressão "essa função" (l.3) refere-se à expressão "trabalhadora doméstica" (l.2).
II - A expressão "esse público" (l.10) se refere aos "escravos do Brasil Colônia" (l.7).
III - O sentido e a correção gramatical do texto seriam mantidos caso a expressão das empregadas domésticas fosse inserida logo após o vocábulo "categoria" (l.14).
IV - De acordo com a linha argumentativa do texto, subentendese a expressão os empregados domésticos imediatamente antes das formas verbais "encontram-se" (l.16), "exercem" (l.18) e "abrangem" (l.19).
V - A correção gramatical e o sentido do texto seriam mantidos caso se inserisse o pronome elas logo após a expressão "uma vez que" (l.23-24).
A quantidade de itens certos é igual a
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da leitura interpretativa do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
No texto, aparecem relacionados os seguintes elementos: circuito da comunicação humana / intercâmbio de idéias; transmissor / fonte; mensagens / informações; meios / veículos e receptor / destino.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da leitura interpretativa do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
A coesão do primeiro com o segundo parágrafo está feita por um elemento que expressa circunstância de conformismo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens a seguir apresentam reescrituras de trechos do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.
A capacidade dos homens para viverem juntos e coordenarem esforços evitando conflitos é determinada, em grande parte, por suas aptidões para a comunicação correta.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens a seguir apresentam reescrituras de trechos do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.
De acordo com o pensamento de Peruzzolo, importa menos o conteúdo das mensagens trocadas, do que os canais utilizados nos processos comunicacionais.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo "ali" (l.9) refere-se ao antecedente "um grupo de escolas estaduais de ensino médio de Pernambuco" (l.6-7).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens a seguir apresentam reescrituras de trechos do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Somente em coexistência com o meio é que a mensagem irá do transmissor ao recebedor, sem obstruir o processo comunicacional, pois os demais elementos não funcionam isoladamente.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando o atual cenário educacional brasileiro, julgue os itens que se seguem.
O texto confirma uma verdade conhecida há tempos: no Brasil, o principal problema da educação básica é a falta de vagas nas escolas públicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...