Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das estruturas lingüísticas e das idéias do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

Dada sua organização interna, é correto afirmar que o texto se caracteriza como jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir quanto à correção gramatical.

As negociações globais de comércio devem ganhar impulso com os novos esboços de acordo internacional sobre produtos agrícolas e industriais. Reivindicações do Brasil e de outros países emergentes foram contempladas no acordo, mas os diplomatas ainda terão de trabalhar intensamente nos próximos meses, dado o objetivo de alcançarem um acordo básico sobre a redução de tarifas e subsídios para facilitar o acesso aos mercados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    No primeiro parágrafo do texto, o autor apresenta um paradoxo, cuja compreensão é favorecida, no parágrafo seguinte, por argumentos que defendem o elo afetivo entre o autor e Sapucaia, ou seja, sua família.

  • B.

    Na oração "em que o acaso nos inflige duas ou três primas de
    Sapucaia" (L.1-2), a substituição de "em que" por  onde
    manteria o sentido original e a correção gramatical do texto.

  • C.

    C No texto, as orações "que as minhas primas Claudina e Rosa
    tomassem água benta" (L.5-6) e "que as acompanhava a toda
    a parte, missas, teatros, rua do Ouvidor" (L.9-10) exercem a
    mesma função sintática e, por isso, têm a mesma
    classificação.

  • D.

    No trecho "para conduzi-las à nossa casa" (L.6-7), o sinal
    indicativo de crase poderia ser retirado, sem prejuízo para a
    correção gramatical do período.

  • E.

    A conjunção "Embora" (L.12) pode ser substituída por
    Porquanto, sem que seja alterado o sentido do texto ou
    prejudicada a sua correção gramatical.

Assinale a opção cujo termo em destaque tem valor sintático diferente dos demais.

  • A. "As palavras juntas formam frases, orações e períodos." (l. 11-12)
  • B.

    "No cotidiano, as pessoas não têm mais tempo para dialogar." (l. 28-29)

  • C.

    "elas se tornam vivas, dando uma sensação de bemestar," (l. 31-32)

  • D.

    " porque a idéia se perpetua e é transmitida de geração para geração." (l. 38-39)

  • E.

    "A mobilização social é um ato de comunicação." (l. 45-46)

Assinale a opção correta em relação às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.

  • A.

    O trecho 'o conjunto das coisas verdadeiras a serem
    descobertas ou aceitas' (L.3-4) complementa o sentido da
    forma verbal "dizer" (L.3).

  • B.

    Em 'o conjunto de regras segundo as quais se distingue o
    verdadeiro do falso' (L.4-5), a correção gramatical do texto
    seria mantida se o trecho 'as quais' fosse substituído por
    ao que.

  • C.

    A correção gramatical e o sentido do texto serão mantidos
    caso se substitua "que estariam ligados à ciência" (L.11-12)
    por a que estariam ligados a ciência.

  • D. A correção gramatical e o sentido do texto seriam
    mantidos com a substituição do termo "da verdade" (L.14)
    pelo adjetivo verdadeira.
  • E.

    No texto, a oração "mudar a consciência das pessoas" (L.15) exerce a função sintática de sujeito.

Segundo o padrão culto, a expressão destacada NÃO pode ser substituída por ele(a) em

  • A.

    O homem tem condições de elaborar idéias.

  • B. O ser humano precisa se expressar.
  • C.

    A voz é a expressão da alma.

  • D.

    Essa maneira de comunicação desenvolve a linguagem.

  • E.

    Demonstramos a nossa personalidade.

Com referência às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Os vocábulos "suíço", "vários" e "países" são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação.

  • B.

    Nos trechos "cinco fatores estão atuando, em escala mundial,
    nessa crise" (L.16-17), "e a crise norte-americana" (L.21-22)
    e "o diretor-geral do FMI rompeu o silêncio constrangedor..."
    (L.24-25), os termos sublinhados qualificam os nomes aos
    quais se referem.

  • C.

    No terceiro parágrafo, o emprego de ponto-e-vírgula introduz uma seqüência de enunciados.

  • D.

    No trecho 'precisam olhar com atenção quando temos
    chamados de emergência' (L.28-29), a substituição do termo
    'quando' por se manteria a correção gramatical e o sentido
    do texto.

  • E.

    Devido à clareza dos argumentos, a linguagem do penúltimo parágrafo seria adequada para iniciar um memorando.

Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.

O Brasil não pode mais fugir à responsabilidade de enfrentar a realidade de que está deixando de ser um país de jovens. A queda da fertilidade e o aumento da expectativa de vida são dados positivos e indicam avanços típicos de países mais desenvolvidos e de populações mais esclarecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.

Mas, quando esses dois fatos ocorrem ao mesmo tempo, na velocidade em que vêm sendo observados no Brasil, a soma de seus efeitos é explosiva e precisa ser encarada com seriedade e planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das estruturas sintáticas do texto, julgue os itens a seguir.

I     No trecho "O homem trouxe o cavalo cá bem junto" (l.3), "o cavalo" funciona como complemento do verbo trazer.

II    Em "Tudo era uma claridade" (l.24-25), o sujeito "Tudo" engloba o sentido de "as coisas, as árvores, as caras das pessoas" (l.25-26).

III   Se as duas ocorrências da conjunção "e", em "Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente" (l.24-25), forem substituídas por vírgula, o trecho continuará correto e coerente.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • B.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • C.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • D.

    Todos os itens estão certos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...