Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das estruturas lingüísticas e das idéias do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Dada sua organização interna, é correto afirmar que o texto se caracteriza como jornalístico.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir quanto à correção gramatical.
As negociações globais de comércio devem ganhar impulso com os novos esboços de acordo internacional sobre produtos agrícolas e industriais. Reivindicações do Brasil e de outros países emergentes foram contempladas no acordo, mas os diplomatas ainda terão de trabalhar intensamente nos próximos meses, dado o objetivo de alcançarem um acordo básico sobre a redução de tarifas e subsídios para facilitar o acesso aos mercados.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.
No primeiro parágrafo do texto, o autor apresenta um paradoxo, cuja compreensão é favorecida, no parágrafo seguinte, por argumentos que defendem o elo afetivo entre o autor e Sapucaia, ou seja, sua família.
Na oração "em que o acaso nos inflige duas ou três primas de
Sapucaia" (L.1-2), a substituição de "em que" por onde
manteria o sentido original e a correção gramatical do texto.
C No texto, as orações "que as minhas primas Claudina e Rosa
tomassem água benta" (L.5-6) e "que as acompanhava a toda
a parte, missas, teatros, rua do Ouvidor" (L.9-10) exercem a
mesma função sintática e, por isso, têm a mesma
classificação.
No trecho "para conduzi-las à nossa casa" (L.6-7), o sinal
indicativo de crase poderia ser retirado, sem prejuízo para a
correção gramatical do período.
A conjunção "Embora" (L.12) pode ser substituída por
Porquanto, sem que seja alterado o sentido do texto ou
prejudicada a sua correção gramatical.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
"No cotidiano, as pessoas não têm mais tempo para dialogar." (l. 28-29)
"elas se tornam vivas, dando uma sensação de bemestar," (l. 31-32)
" porque a idéia se perpetua e é transmitida de geração para geração." (l. 38-39)
"A mobilização social é um ato de comunicação." (l. 45-46)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta em relação às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
O trecho 'o conjunto das coisas verdadeiras a serem
descobertas ou aceitas' (L.3-4) complementa o sentido da
forma verbal "dizer" (L.3).
Em 'o conjunto de regras segundo as quais se distingue o
verdadeiro do falso' (L.4-5), a correção gramatical do texto
seria mantida se o trecho 'as quais' fosse substituído por
ao que.
A correção gramatical e o sentido do texto serão mantidos
caso se substitua "que estariam ligados à ciência" (L.11-12)
por a que estariam ligados a ciência.
No texto, a oração "mudar a consciência das pessoas" (L.15) exerce a função sintática de sujeito.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
O homem tem condições de elaborar idéias.
A voz é a expressão da alma.
Essa maneira de comunicação desenvolve a linguagem.
Demonstramos a nossa personalidade.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.
Os vocábulos "suíço", "vários" e "países" são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação.
Nos trechos "cinco fatores estão atuando, em escala mundial,
nessa crise" (L.16-17), "e a crise norte-americana" (L.21-22)
e "o diretor-geral do FMI rompeu o silêncio constrangedor..."
(L.24-25), os termos sublinhados qualificam os nomes aos
quais se referem.
No terceiro parágrafo, o emprego de ponto-e-vírgula introduz uma seqüência de enunciados.
No trecho 'precisam olhar com atenção quando temos
chamados de emergência' (L.28-29), a substituição do termo
'quando' por se manteria a correção gramatical e o sentido
do texto.
Devido à clareza dos argumentos, a linguagem do penúltimo parágrafo seria adequada para iniciar um memorando.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
O Brasil não pode mais fugir à responsabilidade de enfrentar a realidade de que está deixando de ser um país de jovens. A queda da fertilidade e o aumento da expectativa de vida são dados positivos e indicam avanços típicos de países mais desenvolvidos e de populações mais esclarecidas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Mas, quando esses dois fatos ocorrem ao mesmo tempo, na velocidade em que vêm sendo observados no Brasil, a soma de seus efeitos é explosiva e precisa ser encarada com seriedade e planejamento.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das estruturas sintáticas do texto, julgue os itens a seguir. I No trecho "O homem trouxe o cavalo cá bem junto" (
II Em "Tudo era uma claridade" (l.24-25), o sujeito "Tudo" engloba o sentido de "as coisas, as árvores, as caras das pessoas" (l.25-26).
III Se as duas ocorrências da conjunção "e", em "Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente" (l.24-25), forem substituídas por vírgula, o trecho continuará correto e coerente.
Assinale a opção correta.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...