Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos textos I e II, julgue os itens que se seguem.

Como os textos tratam da mesma temática, a resposta de Ana Amélia Camarano, no texto II, poderia dar continuidade ao texto I, sem prejuízo da estrutura textual e respeitando-se a linguagem utilizada, desde que a oração "Eu acho que esse é outro engano" (l.3-4) fosse substituída por Essa percepção, entretanto, revela-se equivocada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos textos I e II, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o desenvolvimento e a organização das idéias do texto I, depreende-se que "segmento que demanda maiores recursos monetários e cuidados humanos, afetivos e psicológicos" (l.8-10) e "segmento com idade avançada" (l.7) referem-se ao mesmo conjunto de indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que a reescrita do primeiro parágrafo do texto mantém a correção gramatical e a coerência textual.

  • A.

    Qualquer começo é um depositário das nossas heranças e bagagens; ele marca, portanto, de forma indelével, o futuro — não existe ponto de chegada que não tenha tido um específico ponto de partida.

  • B.

    Como todo começo é um depositário das nossas heranças e bagagens, com tudo marca de forma indelével o futuro, isto é, não tem ponto de chegada, que não tenha tido um específico ponto de partida.

  • C.

    Todo o começo é um depositário das nossas heranças e bagagens, por que marca de forma indelével, o futuro, não havendo ponto de chegada que não tenha tido um específico ponto de partida.

  • D.

    O início todo sendo um depositário das nossas heranças e bagagens, marca de forma indelével o futuro, logo não tem ponto de chegada que não tenha havido um específico ponto de partida.

Os fragmentos a seguir são trechos de um texto, adaptado de David R. Olson (Op. cit., p. 107-8), mas estão ordenados aleatoriamente.

I É isso que leva muitos dos que escrevem a pensar no alfabeto, erroneamente, como uma simples cifra do falado.

II Assim, para a pessoa que domina uma escrita alfabética, a fala parece composta de uma seqüência de fonemas, representados pelas letras do alfabeto.

III A escrita passou a ser tomada como modelo para a fala; tudo o que é representado na escrita se torna objeto de conhecimento ou percepção para a pessoa proficiente naquela escrita.

IV O alfabeto, em particular, é habitualmente elogiado pela sua capacidade de transcrever tudo o que pode ser dito, e de representar quaisquer intenções de quem fala ou escreve.

V Diferentemente das enunciações orais, que tendem a indicar tanto o que se disse como o modo como isso deve ser entendido, as enunciações escritas não tendem a especificar somente o primeiro aspecto.

VI Além disso, o modelo fornecido pela escrita tende a ser visto como uma representação completa do que é dito.

Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a opção correta.

  • A.

    O texto poderia ser corretamente iniciado tanto pelo fragmento I quanto pelo fragmento III.

  • B.

    Os fragmentos II e III, nessa ordem, poderiam iniciar o texto.

  • C.

    O fragmento VI, por iniciar-se com remissão a algo que já teria sido declarado, não poderia iniciar o texto.

  • D.

    Em uma seqüência coesa e coerente, os fragmentos II e VI, nessa ordem ou em ordem decrescente, poderiam iniciar o texto.

  • E.

    No fragmento V, o termo "o primeiro" remete à expressão "uma representação completa do que é dito", no fragmento VI.

Acerca da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A correção gramatical é mantida com o deslocamento do

    pronome "se" (l.1) para logo depois do verbo, obtendo-se a

    forma preocupa-se.

  • B.

    Mantém-se o sentido do texto, se o trecho "A prática diminui

    o consumo de água" (l.10) for reescrito como: Diminui-se o

    consumo de água.

  • C.

    Infere-se da leitura do texto que os fabricantes da capital catalã precisam adequar-se às exigências estabelecidas por lei a fim de que se organizem para a gestão do lixo.

  • D.

    De acordo com as idéias e a correção gramatical do texto, a

    palavra "taxa" (l.24) pode ser substituída por tacha, sem que

    haja alteração do sentido.

Com relação a aspectos lingüísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O termo "eficaz" (l.1) está empregado em referência a "participação" (l.2).

  • B.

    As palavras "angústia", 'intercâmbio' e "experiência" são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • C.

    O emprego de acento grave, indicativo de crase, no "a", em "o que deu origem a um novo documento" (l.9), manteria a correção gramatical do texto, dada a regência do termo "origem".

  • D.

    A forma verbal 'Houve' (l.10) deveria estar flexionada no plural, para concordar com o sujeito da oração 'encontros e debates nas escolas (...) e um forte intercâmbio' (l.10-12).

A respeito das estruturas lingüísticas do texto I, assinale a opção correta.

  • A.

    No segundo parágrafo do texto, o termo ‘o’ que precede ‘que’ (l.9), ‘fato’ (l.10) e ‘tempo’ (l.11) classifica-se como artigo nas três ocorrências.

  • B.

    O isolamento da expressão ‘de forma mais particular’ (l.10) por meio de vírgulas tornaria o trecho gramaticalmente incorreto.

  • C.

    O pronome ‘me’ (l.9) funciona como complemento indireto da forma verbal “encanta” (l.10).

  • D.

    No último período do texto, destaca-se o emprego do superlativo.

  • E.

    No terceiro parágrafo do texto, a conjunção portanto poderia substituir o termo “assim” (l.12), sem prejuízo para a coesão e a coerência textuais.

Com base nas estruturas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego do tempo verbal ficaria prejudicado se a forma

    verbal "seja" (l.1) fosse reescrita como é.

  • B.

    Mantém-se a correção gramatical do período se o conectivo

    "Embora" (l.1) for substituído por Apesar de.

  • C.

    O emprego da preposição "em" é facultativo no trecho "em

    que todos os freios institucionais" (l.13-14).

  • D.

    O fragmento "dando lugar à manifestação dos desejos

    subjetivos, da realização individual, do amor-próprio"

    (l.15-17) mantém a correção gramatical e o sentido original

    ao ser reescrito da seguinte forma: dando lugar a manifestação

    dos desejos subjetivos da realização individual e do amorpróprio.

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

O vocábulo "outrora" (l.10) significa em outro lugar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens a seguir, na ordem em que são apresentados, são partes contíguas e sucessivas de um texto adaptado de David R. Olson (O Mundo do Papel — As Implicações Conceituais e Cognitivas da Leitura e da Escrita. Coleção Múltiplas Escritas. 1.a ed. São Paulo: Ática, 1997, p. 17). Julgue-os quanto à coerência e à correção gramatical.

I Não podem haver dúvidas de que uma característica importante das sociedades modernas é a ubiqüidade da escrita.

II Quase nenhum evento significativo, das declarações de guerra aos simples cumprimentos de aniversário, prescindem de documentação escrita apropriada.

III Os contratos são selados por meio de uma assinatura escrita: as mercadorias nos mercados, os nomes das ruas, as sepulturas — tudo tem inscrições.

IV As atividades complexas são todas registradas, sejam em livros de modelos de crochê, sejam em manuais de programas de computador ou livros de receitas culinárias.

V O crédito de uma invenção depende do registro de uma patente escrita, bem como o de uma realização científica depende de sua publicação.

VI E dizem que o lugar que vão ocupar no céu ou no inferno dependem do que está escrito no Livro da Vida.

 A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...