Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa

Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em "árvores, bichos, coisas", há uma seqüência de plurais. Assinale a alternativa em que um dos plurais está errado.

  • A. artesãos, dólares.
  • B. cirurgião-dentistas, cãezinhos.
  • C. sóis, seniores.
  • D. vulcões, cidadãos.
  • E. troféus, baixos-relevos.

Nas questões 02 a 08 marque a afirmação que não é verdadeira.

Leia o texto seguinte para responder às questões 02 e 03:

  • A.

    Pode-se suprimir o advérbio "mais" na linha 1, sem prejuízo estilístico ou sintático ao texto.

  • B. "de sorte que"(l.6) equivale a de maneira que.
  • C.

    A sigla "Refis" termina com a letra "s" porque se refere a um conceito semanticamente plural.

  • D.

    "Entretanto"(l.3) introduz um enunciado que contraria a expectativa criada pelo anterior.

  • E.

    Estaria igualmente correto escrever-se … a situação por nós aqui figurada pode-se dar em muitos casos … às linhas 5 e 6.

Nas questões 02 a 08 marque a afirmação que não é verdadeira.

Leia o texto seguinte para responder às questões 02 e 03:

  • A.

    "salvo"(l.2) pode ser apropriadamente substituído por exceto, sem necessidade de qualquer outra alteração no respectivo período.

  • B.

    A expressão "autorização legislativa"(l.2 e 3) refere-se genericamente a lei ou qualquer ordenamento jurídico.

  • C.

    Toda a seqüência [a adesão do contribuinte ao Programa de Recuperação Fiscal,] (l.7 e 8) constitui sujeito de "consubstancia".

  • D.

    O uso da vírgula após "dar-se em muitos casos…"(l.6) tem motivação sintática.

  • E.

    A palavra "figurada"(l.5) pode ser adequadamente substituída por "descrita" e "analisada".

Nas questões 09 e 10, marque o segmento de texto que foi reproduzido com erro na estrutura sintática

  • A.

    A problemática de disposição dos resíduos sólidos urbanos (RSU) está historicamente associada ao surgimento dos primeiros núcleos urbanos.

  • B.

    A solução adotada por cada país depende de sua situação geográfica e meios tecnológicos disponíveis.

  • C.

    No Brasil, a disposição final no solo é amplamente utilizada para os RSU.

  • D.

    Dados, obtidos na última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo IBGE (1992), mostram que 97,85% do lixo coletado era diretamente disposto no solo, seja em aterros ou vazadouros à céu aberto.

  • E.

    Embora a pesquisa não fosse diretamente voltada para a caracterização dos locais de disposição, o percentual de RSU disposto em vazadouros sobre áreas alagadas é uma clara indicação de uma característica do meio físico dessas áreas.

    (Ana Cristina Strava Corrêa e Newton Moreira Souza, adaptado)

Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02.

Assinale a opção incorreta a respeito da organização das idéias do texto.

  • A.

    O texto admite o seguinte resumo: O século XX foi o mais assassino na história registrada. Foi dominado por guerras mundiais, que fizeram erodir a separação entre combatentes e não-combatentes. Não pode ser tratado como um bloco único pois apresenta diferenças cronológicas e geográficas.

  • B.

    Constam, no segundo e terceiro parágrafos, argumentos que comprovam a tese apresentada no primeiro: o século XX foi o mais assassino da história registrada.

  • C.

    A organização do terceiro parágrafo do texto corresponde ao seguinte esquema:

  • D.

    Os períodos históricos enumerados nas linhas 20 e 21 correspondem respectivamente a 1: guerras mundiais centradas na Alemanha; 2: confronto entre superpotências com o fim do poder internacional clássico; 3: guerras entre Estados no Oriente Médio e no sul, leste e sudeste asiático.

  • E.

    O parágrafo conclusivo do texto reforça o que afirma a oração inicial, porque mostra a abrangência da violência do século XX.

Leia o texto abaixo para responder às questões 10 e 11.

De acordo com o texto, Jean Ziegler cometeu vários erros em sua análise sobre o Brasil, como:

I. avaliar os problemas brasileiros em

comparação com outros países não-membros

da ONU;

II. confundir fome com desigualdade social e

miséria com desnutrição;

III. concluir que não ter dinheiro para comprar

comida significa passar fome;

IV. fazer pronunciamentos inadequados para um

socialista.

Corresponde(m) à argumentação do texto apenas

  • A.

    I e III

  • B.

    II

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    II e IV

  • E.

    III

Para que o texto abaixo apresente coesão, coerência de idéias e progressão temática, é necessária a inserção de dois dos trechos nomeados a seguir como (A), (B) e (C) nos espaços [*] e [**]. Deve-se inserir, respectivamente, em [*] e [**]:

A. Tanto que a qualificação para as funções de alta gerência e de diretoria requer dezessete anos de estudo, dois a mais do que era requisitado dos diretores de empresas brasileiras no passado.

 B. Por isso, com o desenvolvimento da economia, o que vai diferençar as pessoas, seja os operários controlando máquinas pesadas, seja os altos executivos dirigindo multinacionais, é o investimento na prática que neutraliza as lacunas da graduação.

 C. Nos anos 80, a mão-de-obra tinha, em média, três anos de estudo. Atualmente os trabalhadores brasileiros estudam cerca de cinco anos. Continuam entre os menos instruídos e os menos produtivos do mundo, mas a curva de educação é ascendente.

Deve-se inserir, respectivamente, em [*] e [**]:

  • A.

    A e B

  • B.

    A e C

  • C.

    B e C

  • D.

    B e A

  • E.

    C e B

Observe, nos gráficos abaixo, as principais causas de estresse no trabalho e o ranking dos países onde elas são mais ou menos severas no universo pesquisado.

Assinale a opção que dá redação coerente e correta a respeito das informações acima

  • A.

    Embora a falta de confiança no próprio desempenho deixe a França atrás da Alemanha é no conflito entre chefes e subordinados que o Brasil perde para ambas.

  • B.

    Sabendo-se que não é tão afetado pelo conflito entre chefes e subordinados com a exaustão física e emocional em alto grau os Estados Unidos apresente sempre menos pressão trabalhista que aquele país.

  • C.

    Entre a exaustão física e emocional e o conflito entre chefes e subordinados, os Estados Unidos perdem para eles mesmo com a falta de confiança no próprio desempenho.

  • D.

    Entre os países considerados, exceto a China quanto à falta de confiança no próprio desempenho, Israel apresenta os mais baixos níveis de pressão no trabalho, enquanto França, Alemanha e Japão apresentam os mais altos.

  • E.

    Para o Brasil superar o conflito entre chefes e subordinados, com a falta de confiança no próprio desempenho e a exaustão física e emocional, o nosso país fica pouco acima da média quanto à confiança no próprio desempenho.

TEXTO 2

Analisando o poema de Mário Quintana, podemos afirmar que:

1) o poeta começa por explorar as classificações relativas às palavras da língua.

2) o poema, metaforicamente, expressa a idéia de que a convivência humana é conflituosa.

3) a poesia é uma linguagem cuja função se autoexplica. O prazer estético é sua razão de ser.

4) simbolicamente, o poeta enquadra a poesia como algo de que se gosta pelo sentido que expressa.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 3 apenas

  • B.

    2, 3 e 4 apenas

  • C.

    1 e 4 apenas

  • D.

    3 e 4 apenas

  • E.

    1, 2, 3 e 4

TEXTO 2

No poema, o autor faz alusões que reforçam idéias a favor:

  • A.

    das inconsistências da gramática.

  • B.

    da dimensão estética da linguagem poética.

  • C.

    da onipotência dos seres humanos.

  • D.

    da hierarquia das coisas da natureza.

  • E.

    da imprevisibilidade de todos os sonhos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...