Lista completa de Questões sobre Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em "árvores, bichos, coisas", há uma seqüência de plurais. Assinale a alternativa em que um dos plurais está errado.
Nas questões 02 a 08 marque a afirmação que não é verdadeira.
Leia o texto seguinte para responder às questões 02 e 03:
Pode-se suprimir o advérbio "mais" na linha 1, sem prejuízo estilístico ou sintático ao texto.
A sigla "Refis" termina com a letra "s" porque se refere a um conceito semanticamente plural.
"Entretanto"(l.3) introduz um enunciado que contraria a expectativa criada pelo anterior.
Estaria igualmente correto escrever-se a situação por nós aqui figurada pode-se dar em muitos casos às linhas 5 e 6.
Nas questões 02 a 08 marque a afirmação que não é verdadeira.
Leia o texto seguinte para responder às questões 02 e 03:
"salvo"(l.2) pode ser apropriadamente substituído por exceto, sem necessidade de qualquer outra alteração no respectivo período.
A expressão "autorização legislativa"(l.2 e 3) refere-se genericamente a lei ou qualquer ordenamento jurídico.
Toda a seqüência [a adesão do contribuinte ao Programa de Recuperação Fiscal,] (l.7 e 8) constitui sujeito de "consubstancia".
O uso da vírgula após "dar-se em muitos casos "(l.6) tem motivação sintática.
A palavra "figurada"(l.5) pode ser adequadamente substituída por "descrita" e "analisada".
Nas questões 09 e 10, marque o segmento de texto que foi reproduzido com erro na estrutura sintática
A problemática de disposição dos resíduos sólidos urbanos (RSU) está historicamente associada ao surgimento dos primeiros núcleos urbanos.
A solução adotada por cada país depende de sua situação geográfica e meios tecnológicos disponíveis.
No Brasil, a disposição final no solo é amplamente utilizada para os RSU.
Dados, obtidos na última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo IBGE (1992), mostram que 97,85% do lixo coletado era diretamente disposto no solo, seja em aterros ou vazadouros à céu aberto.
Embora a pesquisa não fosse diretamente voltada para a caracterização dos locais de disposição, o percentual de RSU disposto em vazadouros sobre áreas alagadas é uma clara indicação de uma característica do meio físico dessas áreas.
(Ana Cristina Strava Corrêa e Newton Moreira Souza, adaptado)
Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02.
Assinale a opção incorreta a respeito da organização das idéias do texto.
O texto admite o seguinte resumo: O século XX foi o mais assassino na história registrada. Foi dominado por guerras mundiais, que fizeram erodir a separação entre combatentes e não-combatentes. Não pode ser tratado como um bloco único pois apresenta diferenças cronológicas e geográficas.
Constam, no segundo e terceiro parágrafos, argumentos que comprovam a tese apresentada no primeiro: o século XX foi o mais assassino da história registrada.
A organização do terceiro parágrafo do texto corresponde ao seguinte esquema:
Os períodos históricos enumerados nas linhas 20 e 21 correspondem respectivamente a 1: guerras mundiais centradas na Alemanha; 2: confronto entre superpotências com o fim do poder internacional clássico; 3: guerras entre Estados no Oriente Médio e no sul, leste e sudeste asiático.
O parágrafo conclusivo do texto reforça o que afirma a oração inicial, porque mostra a abrangência da violência do século XX.
Leia o texto abaixo para responder às questões 10 e 11.
De acordo com o texto, Jean Ziegler cometeu vários erros em sua análise sobre o Brasil, como:
I. avaliar os problemas brasileiros em
comparação com outros países não-membros
da ONU;
II. confundir fome com desigualdade social e
miséria com desnutrição;
III. concluir que não ter dinheiro para comprar
comida significa passar fome;
IV. fazer pronunciamentos inadequados para um
socialista.
Corresponde(m) à argumentação do texto apenas
I e III
II
II, III e IV
II e IV
III
Para que o texto abaixo apresente coesão, coerência de idéias e progressão temática, é necessária a inserção de dois dos trechos nomeados a seguir como (A), (B) e (C) nos espaços [*] e [**]. Deve-se inserir, respectivamente, em [*] e [**]:
A. Tanto que a qualificação para as funções de alta gerência e de diretoria requer dezessete anos de estudo, dois a mais do que era requisitado dos diretores de empresas brasileiras no passado.
B. Por isso, com o desenvolvimento da economia, o que vai diferençar as pessoas, seja os operários controlando máquinas pesadas, seja os altos executivos dirigindo multinacionais, é o investimento na prática que neutraliza as lacunas da graduação.
C. Nos anos 80, a mão-de-obra tinha, em média, três anos de estudo. Atualmente os trabalhadores brasileiros estudam cerca de cinco anos. Continuam entre os menos instruídos e os menos produtivos do mundo, mas a curva de educação é ascendente.
Deve-se inserir, respectivamente, em [*] e [**]:
A e B
A e C
B e C
B e A
C e B
Observe, nos gráficos abaixo, as principais causas de estresse no trabalho e o ranking dos países onde elas são mais ou menos severas no universo pesquisado.
Assinale a opção que dá redação coerente e correta a respeito das informações acimaEmbora a falta de confiança no próprio desempenho deixe a França atrás da Alemanha é no conflito entre chefes e subordinados que o Brasil perde para ambas.
Sabendo-se que não é tão afetado pelo conflito entre chefes e subordinados com a exaustão física e emocional em alto grau os Estados Unidos apresente sempre menos pressão trabalhista que aquele país.
Entre a exaustão física e emocional e o conflito entre chefes e subordinados, os Estados Unidos perdem para eles mesmo com a falta de confiança no próprio desempenho.
Entre os países considerados, exceto a China quanto à falta de confiança no próprio desempenho, Israel apresenta os mais baixos níveis de pressão no trabalho, enquanto França, Alemanha e Japão apresentam os mais altos.
Para o Brasil superar o conflito entre chefes e subordinados, com a falta de confiança no próprio desempenho e a exaustão física e emocional, o nosso país fica pouco acima da média quanto à confiança no próprio desempenho.
TEXTO 2
Analisando o poema de Mário Quintana, podemos afirmar que:1) o poeta começa por explorar as classificações relativas às palavras da língua.
2) o poema, metaforicamente, expressa a idéia de que a convivência humana é conflituosa.
3) a poesia é uma linguagem cuja função se autoexplica. O prazer estético é sua razão de ser.
4) simbolicamente, o poeta enquadra a poesia como algo de que se gosta pelo sentido que expressa.
Estão corretas:
1, 2 e 3 apenas
2, 3 e 4 apenas
1 e 4 apenas
3 e 4 apenas
1, 2, 3 e 4
TEXTO 2
No poema, o autor faz alusões que reforçam idéias a favor:
das inconsistências da gramática.
da dimensão estética da linguagem poética.
da onipotência dos seres humanos.
da hierarquia das coisas da natureza.
da imprevisibilidade de todos os sonhos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...