Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as idéias e as estruturas lingüísticas do texto I, julgue os itens a seguir.
No trecho "Seus usuários (...) moda," (L.6-8), as vírgulas marcam a enumeração de áreas possíveis de uso das línguas de sinais.
Julgue os itens que se seguem, considerando as regras de pontuação prescritas pela gramática.
O Livro de Ouro da Amazônia além de enriquecer a consciência de muita gente, vai prestar amoroso serviço à vida da nossa querida floresta, disse o escritor Thiago de Mello.
A alternativa em que a pontuação está CORRETA é:
Queixas freqüentes, voltam-se contra o agravo, um recurso que tem certa semelhança com a apelação, dado como perturbador da vida dos tribunais em reclamações, nem sempre técnicas, cujos resultados, porém, terminam repercutindo na vida de todos e especialmente na daqueles, para os quais o processo é ferramenta de trabalho.
Queixas freqüentes voltam-se contra o agravo: um recurso, que tem certa semelhança com a apelação, dado como perturbador da vida dos tribunais, em reclamações nem sempre técnicas, cujos resultados, porém, terminam repercutindo na vida de todos e, especialmente, na daqueles para os quais o processo é ferramenta de trabalho.
Queixas freqüentes, voltam-se contra o agravo – um recurso que tem certa semelhança com a apelação –, dado como perturbador da vida dos tribu-nais, em reclamações (nem sempre técnicas), cujos resultados porém, ter-minam repercutindo na vida de todos e especialmente na daqueles para os quais o processo é ferramenta de trabalho.
Queixas freqüentes voltam-se contra o agravo (um recurso que tem certa semelhança com a apelação), dado como perturbador da vida dos tribunais, em reclamações nem sempre técnicas, cujos resultados, porém, terminam repercutindo na vida de todos e especialmente na daqueles para os quais o processo é ferramenta de trabalho.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 16 a 20.
O sinal de dois-pontos após "amazonismo" (L.15) justifica-se por anteceder uma enumeração de itens.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O uso de vírgula após "Chandless" (L.16) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
LEIA O TEXTO 1 E RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 A 10
Ao final do texto, a expressão "subido na vida" aparece entre aspas por ser:
uma frase importante do texto;
um modo de falar próprio dos negros;
a expressão dos brancos em relação aos negros;
uma expressão coloquial bastante difundida;
uma citação de alguém importante.
"Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros e centenas delas voavam gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado" (l. 15). Nesse trecho, há o emprego da vírgula apenas uma vez. No entanto, caso quisesse, o autor também poderia ter optado pela seguinte redação:
Milhares de aves, se empoleiravam nos arbustos costeiros e centenas delas voavam gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;
Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam gritando, acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;
Milhares de aves se empoleiravam, nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam, gritando, acima de nós, num cenário, que parecia nos remeter, ao passado;
Milhares de aves se empoleiravam, nos arbustos costeiros e centenas delas voavam, gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;
Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam gritando, acima de nós num cenário que parecia nos remeter ao passado.
Muitos termos do texto aparecem entre aspas; assinale a correspondência correta entre emprego das aspas e a justificativa do seu emprego, segundo informações de gramáticas de língua portuguesa:
as aspas abrem e fecham citações: "sarados";
as aspas indicam que as palavras estão tomadas materialmente, sem função na frase: "proprietários";
as aspas marcam palavras de outro texto, transferidas para o texto presente: "Compra-se ouro";
as aspas assinalam a presença de uma palavra fora de seu sentido habitual: "Belo espécime humano em exposição";
as aspas mostram um termo de linguagem coloquial: "Vendem-se cartões telefônicos".
Essa frase que começa com a dupla negativa se relaciona com a frase nominal seguinte, a única do primeiro parágrafo. Quanto ao emprego do ponto que as separa, podese dizer que sua presença configura:
uma prática viciosa, pois os dois trechos deveriam ter sido escritos numa única frase tendo em vista o fato de haver uma correlação sintática;
uma opção redacional, que se baseia no fato de o uso do ponto marcar uma pausa potencial enfática, mais prolongada do que a da vírgula;
uma obrigatoriedade no uso do ponto simples, conquanto a segunda frase de fato se refira sintática e semanticamente à primeira;
um recurso de estilo próprio do jargão jornalístico, que leva em conta a supremacia do fato referencial sobre a argumentatividade;
uma intervenção retórica do redator na estrutura sintática do parágrafo para reduzir a dimensão das frases e privilegiar o fato jornalístico.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 05.
Assinale a alternativa em que o trecho, reescrito, encontra-se adequadamente pontuado.
Os pais acham "natural" e fingem que não vêem os filhos, quando pequenos, chutarem a canela da empregada.
Não falam bom-dia para o porteiro, já maiores, um pouco, e desrespeitam a professora; comem, o que querem, na hora em que querem.
Vão na adolescência para o colégio mais caro, para o judô, para a natação, para o inglês e gastam, o resto do tempo, na praia e na internet.
É assim que já adultos, saudáveis em universidades os filhos são capazes, de jogar álcool e fósforo aceso, num índio.
A perplexidade dos pais é com o fato, de que seu anjinho está sujeito – em tese – às leis e às prisões, como qualquer pessoa, e não com a monstruosidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...