Questões sobre Pontuação

Lista completa de Questões sobre Pontuação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No título do texto 1, o segmento após o travessão é uma

  • A. explicação de um termo anterior.
  • B. exemplificação de “sons agudos”.
  • C. comparação de “sons agudos” com “unhas arranhando um quadro-negro”.
  • D. conclusão feita a partir da parte inicial do texto.
  • E. uma finalidade da produção de sons agudos.

Sobre as aspas empregadas nos vocábulos "conteúdo" e "coerência", assinale a afirmativa correta.

  • A. Não se justificam em termos de padrão culto da língua.
  • B. Destacam termos que são argumentativamente importantes.
  • C. Sublinham termos que são normalmente usados em linguagem não artística.
  • D. Ironizam empregos equivocados na literatura.
  • E. Reproduzem termos já empregados pelo mesmo colunista em outras ocasiões.

Considere as frases a seguir.

I. Caso a expressão “em primeiro lugar” no 4º§ fosse omitida, a vírgula que a antecede e a que a sucede seriam ambas retiradas.

II. Em “leis estabelecidas por nós para nós mesmos.” (2º§) os vocábulos “por” e “para” poderiam ser empregados um em lugar do outro sem prejuízo para a correção e o sentido original.

III. No segmento “A esfera da liberdade coincidia com a esfera dos comportamentos não regulados, e, portanto, lícitos ou indiferentes. [...]” (1º§), o verbo destacado pode ser flexionado no plural, sem prejuízo para a correção e o sentido original caso a expressão “com a esfera dos comportamentos” seja substituída por “com os comportamentos”.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. II e III.

“[...] – aquele a partir do qual se falava de uma liberdade de culto, ou de pensamento, ou de reunião, ou de associação, em sentido geral e específico, de uma liberdade pessoal – [...]” (1º§) O emprego do travessão duplo no trecho destacado anteriormente poderia ser substituído pelo emprego de, EXCETO:

  • A. Aspas.
  • B. Vírgulas.
  • C. Colchetes.
  • D. Parênteses.

Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.

A inserção do conector “contudo”, entre vírgulas, após a forma verbal “É” (linha 4) manteria a correção gramatical do texto e evidenciaria a relação de sentido estabelecida entre os dois primeiros períodos do primeiro parágrafo do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta referente aos sinais de pontuação empregados no texto.

  • A. Em “Que tal um jantar em um restaurante – mas #foreveralone?”, a substituição do travessão pela vírgula ocasionaria uma inadequação gramatical.
  • B. Em “Os resultados mostraram que pessoas preferem fazer atividades práticas sozinhas e atividades hedônicas (as voltadas ao prazer e à diversão) acompanhadas.”, os parênteses foram utilizados para explicar ao leitor uma palavra utilizada anteriormente.
  • C. No excerto “Estaríamos simplesmente perdendo a oportunidade de fazer uma atividade legal por medo.”, não é possível colocar o advérbio “simplesmente” entre vírgulas, pois isso ocasionaria uma inadequação gramatical.
  • D. No trecho “os pesquisadores acham importante ressaltar que esse medo de “parecer sem amigos” deve ser superado [...]”, as aspas que marcam a expressão “parecer sem amigos” foram utilizadas para evidenciar que a fala não pertence ao autor do texto.
  • E. Em “De qualquer forma, os pesquisadores acham importante ressaltar que esse medo [...]”, a vírgula foi utilizada para isolar uma oração subordinada.

Atente para as seguintes frases:

I. O sentido controverso da palavra discussão, deve-se ao modo pelo qual costumam agir, os contendores, ao exporem seus argumentos.

II. Há discussões nas quais, por excesso de paixão, os argumentos sequer são considerados, dada a exacerbação dos ânimos.

III. Parece improvável que numa discussão acirrada, possa imperar a racionalidade dos argumentos que sequer são analisados.

Quanto à virgulação, está inteiramente correto o que consta APENAS em

  • A. II.
  • B. I.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Considere as seguintes afirmações sobre o uso do sinal de ponto e vírgula no texto.

I. A ocorrência da linha 02 poderia ser substituída por uma vírgula.

II. A ocorrência da linha 21 poderia ser substituída por dois-pontos.

III. A ocorrência da linha 28 poderia ser substituída por ponto final.

Quais afirmações são corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

No primeiro parágrafo do texto 1A1AAA, os dois-pontos introduzem

  • A. uma enumeração das “categorias de direitos”.
  • B. resultados da “consolidação da cidadania”.
  • C. um contra-argumento para a ideia de cidadania como algo “amplo”.
  • D. uma generalização do termo “direitos”.
  • E. objetivos do “processo de redemocratização”.

A seguir, você encontra quatro motivos para o emprego da vírgula e as quatro ocorrências da vírgula numeradas no texto, de (1) a (4). Relacione o motivo a cada uma delas e selecione a alternativa que completa os parênteses CORRETAMENTE, de cima para baixo.

A. Isolamento de adjunto adverbial.

B. Separação de oração coordenada.

C. Isolamento de oração subordinada adverbial. D. Separação de oração reduzida.

( ) Vírgula em (1).

( ) Vírgula em (2).

( ) Vírgula em (3).

( ) Vírgula em (4).

  • A. A – C – B – D.
  • B. B– D – A – C.
  • C. C – A – D – B.
  • D. B – A – D – C.
  • E. C – D – A – B.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...