Questões sobre Preposições

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Assinale a alternativa correta acerca dos excertos retirados do texto e comentados a seguir.

  • A. Em relação ao trecho “Sentado no escuro do cinema, penso que nós não somos o navio, somos os contêineres que ele carrega [...]”, os verbos destacados estão conjugados na primeira pessoa do plural e são complementados por objetos diretos, respectivamente, o navio e os contêineres.
  • B. Em relação ao trecho “Os nazistas queimavam a ‘arte degenerada’, mas só da boca para fora.” o verbo destacado está no plural, pois concorda com um sujeito composto e o mas trata-se de uma conjunção adversativa.
  • C. Em relação ao trecho “Para Sokurov, o museu dos museus é o Louvre. Para mim, sempre foi a Accademia, em Veneza.”, ambos os termos destacados tratam-se de conjunções que introduzem uma noção de finalidade.
  • D. Em relação ao trecho “[...] há, nelas, uma espécie de pressentimento trágico de que o mundo se dirigia para um banho de sangue.”, o verbo destacado não possui sujeito e nelas tratase de uma contração entre a preposição em e o pronome pessoal elas e indica uma noção de posição.
  • E. Em relação ao trecho “Pintado em 1508, ‘A Tempestade’ inaugura dois séculos que produziram mais beleza do que qualquer outro período de nossa história.”, o verbo destacado deveria estar conjugado no plural para concordar com a expressão “dois séculos”, fato que pode ser comprovado pela transformação para a voz passiva, assim, “dois séculos são inaugurados por ‘A Tempestade’”.

A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os próximos itens.

Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto caso fosse introduzida a preposição sobre imediatamente após “perguntou-lhe” (l.11).

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta o valor semântico da preposição em destaque que está classificada de forma incorreta:

  • A. “(...) Acrescentou mais horas à sua carga horária para comprar os tênis (...)” (finalidade).
  • B. “(...) e os pedidos renascem com a mesma velocidade (...)” (modo).
  • C. “(...) Em parte, por desejarem contemplar o sorriso no rosto dos filhos (...)” (posse).
  • D. “(...) Hoje trabalha como vendedora em uma loja (...)” (lugar).
  • E. “(...) Todo tipo de eletrônico (...)” (instrumento).

Com referência ao texto IV, julgue (C ou E) os próximos itens.

Tanto em “do albardeiro ao círculo dos fidalgos” (l. 20 e 21) quanto em “dos doze aos trinta e dois anos” (l.41), a preposição de foi empregada no sentido de desde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Freud uma vez recebeu carta de um conhecido pedindo conselhos...

Sem prejuízo da correção e do sentido, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por:

  • A. através de que se pedia
  • B. que lhe pedia
  • C. da qual pedia-lhe
  • D. onde pedia-se
  • E. em que se pedia

Está correto o que se afirma em:

  • A. O segmento sublinhado em ... que não represente os valores em que ela acredita... (3º parágrafo) pode ser substituído por “no qual”.
  • B. Ambos os elementos sublinhados em ... Freud sabia que as razões que mais pesam... (2º parágrafo) são pronomes.
  • C. A frase ... você terá menos chance de errar se escolher por impulso... (1º parágrafo) pode ser redigida do seguinte modo: “devem haver menos chances de errar na escolha impulsiva”.
  • D. O elemento sublinhado em ... aqueles que eles seguiram na vida... (2º parágrafo) refere-se a “ideais”.
  • E. Na frase Parece um processo de imitação, mas não é:... (2º parágrafo), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por “pois”, precedido de vírgula.

Entre as alternativas elaboradas a partir das ideias do último parágrafo, assinale aquela em que a expressão destacada indica finalidade.

  • A. Um elogio, se feito com displicência, pode ser compreendido ironicamente.
  • B. Fazer elogios é uma atitude saudável, porém deve ser caracterizada por franqueza e espontaneidade.
  • C. Para que um elogio seja interpretado sem ambiguidades, não pode ser feito com descaso.
  • D. Ainda que seja atitude positiva, o elogio deve ser feito de forma clara e sem dar margem a ambiguidades.
  • E. Como um elogio pode ser mal compreendido, é essencial que ele seja feito com clareza.

Assinale a alternativa em que o termo destacado apresenta exatamente a mesma classificação morfológica que a palavra em destaque no trecho abaixo.

Até hoje, tenho a certeza de que ela olhara antes.

  • A. Afinal, estava indo para um seminário.
  • B. Ele não sabe para onde vai o trem dela.
  • C. São breves, fugazes, os poucos segundos em que se olham, sem surpresa, sem dor.
  • D. A recíproca é verdadeira: ela também não sabe para onde o jovem vai.
  • E. Somente uma coisa é certa: eles se olharam e se compreenderam.

Assinale a opção que apresenta o conector que tem seu significado corretamente indicado.

  • A. “para protegermos nossa audição” / direção.
  • B. “vibra de acordo com as frequências” / proporcionalidade.
  • C. “razão por que, ao envelhecermos” / explicação.
  • D. “pois, quanto mais alta a frequência...” / conclusão.
  • E. “mas não a todos” / oposição.

Considere as seguintes ocorrências de preposições no texto:

I. em (l. 03 – 1ª ocorrência).

II. de (l. 08).

III. de (l. 09 – 2ª ocorrência).

IV. por (l. 10). V. de (l. 12).

Quais são regidas por verbos?

  • A. Apenas I e IV.
  • B. Apenas II e V.
  • C. Apenas I, II e III.
  • D. Apenas II, III e IV.
  • E. Apenas II, IV e V.
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