Lista completa de Questões sobre Preposições para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.
O termo devido (l.19) exige complemento com preposição, o que é atestado pela presença da preposição na combinação de a+o, em ao ingresso (l.19), e no sinal indicativo de crase em às reprovações (l.20).
Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens seguintes.
A preposição em para compreender (l.2-3) e para produzir (l.5) expressa o sentido de finalidade: a finalidade dos esforços (l.2) e das capacidades (l.4), respectivamente.
A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens que se seguem.
A repetição da preposição a em ao tentar (l.11) é fundamental para mostrar que a oração aí iniciada está em paralelo com a oração iniciada por ao dar vazão (l.10); e que não se trata de mais um termo da enumeração de verbos que complementam afã de (l.11).
Quanto à estrutura linguística do texto, julgue os seguintes itens.
A supressão da preposição antes dos vocábulos antecipação (l.4) e voluntarismo (l.5), com a manutenção dos artigos definidos, não acarretaria prejuízo sintático ao texto.
Com relação aos sentidos, aos aspectos gramaticais e à grafia de palavras do texto acima, julgue os itens que se seguem.
É possível a substituição de aos (l.3) por a sem prejuízo para a correção gramatical do trecho em questão.
Em "Quem diz que vai para o escritório para trabalhar e não para fazer amigos está enganado." (l.1-2), os valores semânticos das preposições para são, respectivamente,
Preservam-se a correção gramatical do texto e a coerência de sua argumentação ao se substituir, no início do segundo período, o conectivo Mesmo que por
Sendo que.
Ainda que.
Apesar de.
Embora.
Visto que.
No que concerne à organização dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
Na linha 8, a preposição "de", que foi usada antes de um pronome relativo, é obrigatória, visto que atende à regência do verbo guardar.
A partir das estruturas linguísticas que organizam o texto acima, julgue os itens a seguir.
O uso da preposição em "ao caráter" (l.6) deve-se às exigências sintáticas do verbo reportar, na acepção usada no texto.
A partir das estruturas linguísticas que organizam o texto acima, julgue os itens a seguir.
Nas relações de coesão que se estabelecem no texto, o pronome "que" (l.4) retoma a expressão "exercício do poder" (l.1).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...