Questões sobre Pronome

Lista completa de Questões sobre Pronome para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

No que se refere ao texto acima, julgue os itens seguintes.

Na linha 3, a correção gramatical do texto seria mantida caso a expressão “os quais” fosse substituída por que ou fosse suprimida, desde que, nesse último caso, fosse suprimida também a forma verbal “são”.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Israel se segura para não usar seus foguetes para destruir as bombas nucleares que o Irã está ou não está construindo, Índia e Paquistão vivem comparando seus respectivos arsenais nucleares como guris comparam seus pipis, a França e a Inglaterra têm a bomba...”.

O referente do pronome destacado no fragmento de texto acima está corretamente identificado, à exceção de um. Assinale‐o.

  • A. se / Israel.
  • B. seus / Israel.
  • C. que / foguetes.
  • D. seus / Índia e Paquistão.
  • E. seus / guris.

Estas inovações serão discutidas ao longo do desenvolvimento da nona edição, cuja data de realização já foi definida...

Mantém-se a correção da frase acima caso, sem qualquer outra alteração, os segmentos grifados sejam substituídos, respectivamente, por:

  • A.

    de cuja − foi dada notícia

  • B.

    na qual − se divulgou

  • C.

    a cuja − foi noticiada

  • D.

    pela qual − foi feita divulgação

  • E.

    a qual − se noticiou

“A prisão (...) por elas” (l.11-13): Ao impor limitações violentas aos detentos, a prisão cria também delinquentes. Ela é destinada a aplicação das leis e ao ensino do respeito por elas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos recursos linguísticos e das intenções do autor do texto, marque a alternativa correta.

  • A.

    “Como”, no início do texto, é uma conjunção utilizada para estabelecer uma comparação.

  • B.

    “Embora” (2º período) serve para introduzir uma ideia de adição em relação ao período anterior.

  • C.

    O pronome “seu” (2º período) funciona como elemento coesivo, pois retoma o vocábulo “água” (1º período).

  • D.

    A oração “se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício)” aparece entre vírgulas, pois explica o sentido da oração anterior.

  • E.

    “Além de” introduz uma ideia de conclusão.

Sobre o uso dos pronomes e das conjunções no texto II, marque a alternativa correta.

  • A.

    O pronome “essas” (2º parágrafo), acompanhado de “substâncias”, foi utilizado para retomar “atrazina e ametrina” (1º parágrafo).

  • B.

    No trecho “em plantações de cana-de-açúcar e milho.” (1º parágrafo), o vocábulo em destaque é uma conjunção que introduz ideia de explicação.

  • C.

    Para tornar clara a relação de sentido entre os parágrafos, o segundo poderia ser introduzido pela conjunção adversativa Entretanto.

  • D.

    Se, no lugar de “outros” (2º parágrafo), fosse utilizado o pronome tais, o sentido do texto seria preservado.

  • E.

    A conjunção “como”, no trecho final do 2º parágrafo, une duas informações indicando a ideia de condição entre elas.

Assinale a alternativa em que a referência estabelecida entre as palavras destacadas esteja INCORRETA.

  • A. “Simplesmente porque o doido inventa a existência como lhe apraz,...” (3º§)
  • B. “Quem não quer entender, não faz perguntas. Isto é, só os sensatos as fazem; os loucos, não.” (6º§)
  • C. “É possível que o que vou dizer nesta crônica espante o leitor como espantou a mim, ao pensá-lo.” (1º§)
  • D. “... jamais algum habitante da Terra poderá chegar àquele sistema solar. Mesmo que viajasse a 300 mil quilômetros por hora, levaria séculos para chegar .” (7º§)
  • E. “... essas perguntas são feitas por gente sensata, ou seja, quem as formula é quem pretende reduzir a existência do mundo a explicações objetivas e compreensíveis.” (6º§)

O trecho a seguir apresenta o emprego inadequado de pronomes relativos, o que prejudica a clareza e a coesão textual. Assinale a alternativa que apresenta a substituição adequada, segundo a norma culta da língua portuguesa.

Os protestos dos cidadãos que ocorreram na tarde de ontem, onde os manifestantes se exaltaram, repercutiram muito negativamente para a imagem da cidade, onde foi depredada. O poder público interveio, à qual a melhor solução fosse encontrada. Após muito diálogo, os manifestantes, que a reivindicação era digna, foram atendidos.

  • A.

    quando – a qual – para que – cuja

  • B.

    cujo – que – onde – aos quais

  • C.

    os quais – a qual – para que – de quem

  • D.

    para a qual – que – a fim de que – os quais

  • E.

    cujo – à qual – onde – os quais

No que se refere ao emprego das formas pronominais no texto, assinale a alternativa correta.

  • A. Em “admita-o” (linha 4), o pronome “o” retoma “um peso importante” (linhas 1 e 2).
  • B. Tanto em “sinta-se” (linha 5) quanto em “traduz-se” (linha 8), a partícula “se” classifica-se como partícula apassivadora.
  • C. Em “terá de se apoiar” (linha 10), a partícula “se” poderia ser corretamente empregada imediatamente após o verbo “apoiar”: terá de apoiar-se.
  • D. O pronome essa, em “nessa avaliação” (linhas 27 e 28), antecipa a ideia que será expressa no período posterior.
  • E. Na linha 28, o pronome “quem” exerce a função de sujeito da forma verbal “matar”.

Assinale a alternativa cuja relação entre o pronome e o seu referente está INCORRETA.

  • A.

    ela (linha 07) – máquina de escrever (linha 07).

  • B.

    (n)o qual (linha 22) – discurso (linha 22).

  • C.

    você (linha 29) – De Franco (linha 28).

  • D.

    ele (linha 36) – Claudemir Belintane (linha 34).

  • E.

    la (linha 38) – criança (linha 37).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...