Lista completa de Questões sobre Pronome para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsequentes.
Sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do texto, a expressão no qual (ℓ.11) poderia ser substituída pelo pronome onde.
Considere o que está sendo afirmado com base em cada um dos segmentos abaixo. Está correto o que consta em:
Por que chamamos de zebra a uma pessoa estúpida, que não tem as qualidades da zebra? Esta sabe muito bem defender-se dos perigos pela vista, pelo olfato e pela velocidade, sem esquecer a graça mimética de suas listas, úteis para a dissimulação entre folhas.
O emprego do pronome demonstrativo Esta, em substituição à palavra zebra, garante a continuidade lógica e coerente do desenvolvimento.Gosto muito de La Fontaine, não nego; a graça de seus versos vende as fábulas, que são entretanto uma injúria revoltante à natureza dos animais, acusados de todos os defeitos humanos.
O emprego do pronome possessivo seus com o substantivo versos, no plural, cria ambiguidade no contexto, marcada ainda pela forma verbal vende, no singular.O moralista procura corrigir falhas características de nossa espécie, atribuindo-as a bichos que, não sabendo ler, escrever ou falar as línguas literárias, não têm como defender-se, repelindo falsas imputações.
O pronome relativo que tem por referente, no contexto, o substantivo moralista.O peru, o burro, a toupeira, a cobra, o ouriço e toda a multidão de seres supostamente irracionais, mas acusados de todos os vícios da razão humana, teriam muito que retrucar, se lhes fosse concedida a palavra num sistema verdadeiramente representativo, ainda por ser inventado.
No lugar do pronome pessoal oblíquo lhes poderia ter sido empregada a forma os, porque substitui a expressão todos os vícios da razão humana.A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos. (l. 2-3)
Nós nos acostumamos a morar em apartamentos de fundos.
A troca de pronomes também respeita as regras de concordância estabelecidas na norma-padrão em:
Tu te acostuma / Você se acostuma.
Tu se acostuma / Você se acostumas.
Tu te acostumas / Você se acostuma.
Tu te acostumas / Você vos acostuma.
Tu te acostumas / Você vos acostumais.
Considere as seguintes afirmações relativas a aspectos sintático-semânticos do texto: I. Em ... a fartura de matéria-prima me EMPOLGAVA. o termo em destaque pode ser entendido como entusiasmava e, sintaticamente é núcleo do predicado verbal. II. O último parágrafo do texto possui um período composto, formado, respectivamente, por uma oração coordenada assindética e outra coordenada sindética aditiva. III. De acordo com a estrutura da frase ... eu não iria disputá-las nas árvores com os bem-te-vis de Perdizes., o pronome oblíquo - LAS é um objeto indireto. Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima.
A expressão pronominal em que (l.8) poderia ser substituída corretamente pelo pronome cuja.
Assinale a palavra que, no texto, NÃO exerça papel pronominal.
Com base na leitura do texto acima, julgue os itens seguintes.
Ao se substituir a expressão quem circula (l.9) por aqueles que circulam, a informação original seria alterada e a correção gramatical do período, prejudicada.
Em relação ao emprego dos pronomes, assinale a alternativa correta.
Ana buscou sua mãe para levar ela ao médico, pois ela estava passando mal.
Não vi ela sair da escola mais cedo ontem.
A igreja está em ruínas e os fiéis, sob o argumento de que ela faz parte da história da cidade, reivindicam que a prefeitura a reforme.
O menino pediu o carrinho de André emprestado, mas devolveu ele todo estragado para o André.
Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia o seu carro ficar rebrilhando de limpeza.
Substituindo os elementos sublinhados pelos pronomes correspondentes, a frase ficará:Pegava-os e o fazia ficar rebrilhando de limpeza.
Pegava-lhes e fazia ele ficar rebrilhando de limpeza.
Pegava a estes e lhe fazia ficar rebrilhando de limpeza.
Os pegava e fazia ficar rebrilhando-o de limpeza.
Pegava-os e lhe fazia ficar rebrilhando de limpeza.
A morte? Nós tememos a morte, e não porque conheçamos a morte: é justamente por ignorar os segredos da morte que ela nos atormenta.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
a tememos - a conheçamos - lhe ignorar os segredos
a tememos - a conheçamos - ignorá-la os segredos
tememos-lhe - lhe conheçamos - lhe ignorar os segredos
tememos a ela - conhecemo-la - lhe ignorar seus segredos
tememos ela - lhe conheçamos - ignorar aos seus segredos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...