Lista completa de Questões sobre Pronome para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta a respeito do emprego dos pronomes oblíquos no texto.
A supressão do pronome oblíquo em "fazê-lo" (R.3) provocaria erro gramatical visto que não haveria, na oração, elemento que garantisse a coesão e a coerência do período.
Na linha 4, a substituição do pronome "elas" por si não só preservaria a coerência das idéias e a correção gramatical, mas também conferiria estilo mais formal ao texto.
Na linha 6, caso se suprimisse da oração o advérbio "não", o pronome "se" deveria, obrigatoriamente, em respeito às regras gramaticais, ser utilizado depois do verbo: alteram-se.
Na linha 7, em respeito às regras gramaticais, o pronome "si" é empregado antes da forma verbal "opõem" porque ela já está acompanhada do pronome "se".
Na linha 14, apesar da possibilidade gramatical do emprego do pronome oblíquo depois da forma verbal "seguiu", em textos escritos na modalidade padrão da língua, tende-se a utilizá-lo antes do verbo quando há, no início da oração, pronomes como "que".
I. A comunicação é uma característica inerente ao ser humano.
II. As pessoas estão mergulhadas em processos comunicativos o tempo todo.
III. Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.
IV. Entre os diferentes tipos de comunicação, o mais importante é a comunicação interpessoal, que diz respeito à capacidade de dialogar, à troca de informações, seja por meio do contato físico direto, seja por intermédio de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão de mensagens.
V. Nas sociedades orais, aquelas que não dispunham de nenhum sistema de escrita, as mensagens eram recebidas no tempo e no lugar em que eram emitidas.
Com referência às assertivas e às figuras abaixo, julgue os itens de 16 a 25.
No período que constitui a assertiva V, as duas ocorrências do pronome relativo "que" exercem funções sintáticas distintas.
Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.
Nos enunciados "seu poder deriva não da relevância do que ensinam" e "O papel do professor deve ser o de gerenciador de curiosidades", os pronomes em destaque referem-se, respectivamente, a
Entre as qualidades comumente atribuídas ao texto escrito, estão a coerência, a clareza, a concisão e a correção. De acordo com João L. Ney, em sua obra Prontuário de Redação Oficial, para se obter concisão, é preciso evitar: informações supérfluas para o objetivo que se quer alcançar, palavras e adjetivações inúteis, perífrases ou circunlóquios, redundâncias e repetições excessivas.
Acerca das informações e o texto acima, que é parte de um relatório, bem como técnicas de redação, julgue os itens de 41 a 50.
Os pronomes de tratamento, como Vossa Senhoria, abreviado V. S.ª no texto, levam os verbos para a segunda pessoa do singular. Uma outra forma de escrever o que está no texto seria, portanto: V. S.ª introduziste inovações na dinâmica dos trabalhos sob sua orientação.
Está correta a substituição da expressão em que linha 07 por
Com referência à sintaxe dos períodos acima enumerados, julgue os itens que se seguem.
No período 1, o termo que, na oração que lhe cheirava a atestado de óbito, classificado como pronome relativo, pode ser substituído por o qual, sem prejuízo à correção gramatical do período.
Caso houvesse uma substituição do objeto direto do verbo transferirem, linha 42, a frase correta seria
O O do início do texto, linha 01, na classe gramatical e no sentido, corresponde ao termo
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, relativos às comunicações oficiais.
O atual emprego de pronomes de tratamento indireto nas correspondências oficiais dirigidas às autoridades provém da larga tradição do uso desses pronomes na língua portuguesa.
As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.
Na frase Quem vê a barbárie como uma fatalidade tornase, ainda que não o queira, seu cúmplice silencioso, o pronome sublinhado refere-se ao segmentoquem vê a barbárie.
como uma fatalidade.
torna-se, ainda que.
queira (...) cúmplice silencioso.
torna-se (...) seu cúmplice silencioso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...