Lista completa de Questões sobre Pronome para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego do pronome na primeira pessoa do plural - "nossas" (L.15) - faz que o trecho em que ele ocorre se refira a todos os brasileiros.
Para uns, o objeto final, a mira de todo esforço, o ponto de chegada ... (1º parágrafo)
O pronome grifado acima refere-se, considerando-se o contexto, à expressão:
dois princípios. (1º parágrafo)
[os] tipos do aventureiro e do trabalhador. (1º parágrafo)
os povos caçadores ou coletores. (1º parágrafo)
os povos lavradores. (1º parágrafo)
seus propósitos ambiciosos. (2º parágrafo)
As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Podem fazer isso, precisam fazer isso e querem fazê-lo. (3o parágrafo)
Os pronomes grifados acima sintetizam o que está dito no contexto em:proclamar, vocalizar e difundir sua especificidade.
igualizar povos e pessoas num contexto padronizado.
Com base no texto acima, julgue os próximos itens.
Em "recebê-lo" (L.12), a forma pronominal "-lo", importante para a coesão do texto, retoma o antecedente "Prêmio Global 500 anos" (L.11).
A forma de abreviar um pronome de tratamento que está errada é:
Assinale a alternativa em que NÃO HÁ ERRO quanto ao emprego dos pronomes
Tu deves saber que nada houve entre eu e teu irmão.
Apesar de conhecer o regulamento, aquele rapaz não o obedece.
Dar-te-ei todas as orientações necessárias para a execução da tarefa.
Não lhe conhecia, por isso não lhe cumprimentei.
Os funcionários estão descontentes porque a empresa não os pagou conforme combinado.
Língua Portuguesa - Pronome - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Mas já que se falou em morrer, em se tratando de Morte o poeta Pedro Nava comparece e fica triste. Porque se trata de um ser votado à Morte, tanto em sua profissão, onde luta exemplarmente contra ela, como em sua poesia, onde é todo dela. Pedro Nava é o criador da idéia sinistra do defunto que todos nós carregamos conosco, a quem damos de comer e beber e para quem arranjamos mulher; o defunto que se senta e se levanta, anda na rua, vai ao cinema, escova os dentes e, no fim da noite, se deita imóvel para imitar o descanso eterno. O trecho acima destacado possui três períodos. Um desses três períodos está reescrito em cada uma das alternativas abaixo.
Assinale, dessas alternativas, a CORRETA, ou seja, aquela em que o sentido do período original não é alterado nem há erro de colocação pronominal, ou no emprego dos pronomes relativos ou demonstrativos.
Mas já que falou-se de morrer, tratando-se do assunto da Morte o poeta Pedro Nava comparece e fica triste.
A morte é algo de que já se falou. Se se tratar de Morte, o poeta comparece e fica triste.
Porque se trata de um ser votado à Morte, em cuja a profissão luta exemplarmente contra ela, em cuja a poesia é todo dela.
Porque se trata de um ser votado à Morte, tanto em sua profissão como em sua poesia, pois nesta luta exemplarmente contra a Morte e naquela é todo dela.
Pedro Nava é o criador da idéia sinistra do defunto o qual se carrega, a quem dá-se de comer e beber e para quem arranja-se mulher; o defunto que se senta e se levanta, anda na rua, vai ao cinema, escova os dentes e, no fim da noite, se deita imóvel para imitar o descanso eterno.
Julgue os próximos itens, a respeito das idéias e estruturas lingüísticas do texto acima.
Nas linhas 11 e 12, o pronome "cujos" atribui a "pessoas" a posse de uma característica que também pode ser expressa da seguinte maneira: com papéis que combinem entre si.
Acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 3, os pronomes "essa" e "dela" são flexionados no feminino porque remetem ao mesmo referente do pronome em "completá-la" (L.2).
As questões de números 8 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O envelhecimento da população deverá provocar comprometimento do futuro dos sistemas de previdência. Para evitar o comprometimento do futuro dos sistemas de previdência, é necessária a reformulação dos sistemas de previdência, no sentido de controlar o comprometimento do futuro dos sistemas de previdência .
Para garantir correção à frase acima, evitando-se repetições viciosas, devem ser feitas as substituições dos segmentos grifados, respectivamente, por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...