Questões sobre Redação oficial

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Escrita e comunicação são utilizadas para a conexão entre pessoa emissora e receptora, de modo a informar sobre determinado assunto. A redação técnica materializa essa conexão e é utilizada em documentos oficiais e empresariais.

O instrumento pelo qual uma pessoa se dirige a uma autoridade pública para solicitar o reconhecimento de um direito é chamado de

  • A.

    ofício

  • B.

    requerimento

  • C.

    parecer

  • D.

    procuração

  • E.

    portaria

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, que tratam da redação de correspondências oficiais em seus múltiplos aspectos.

O memorando é o expediente adequado para o tratamento de assuntos oficiais pela administração pública com particulares e nele devem constar o local e a data de assinatura do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões 9 e 10

Maria da Silva, chefe de uma unidade administrativa, após perceber que, em sua seção, havia a necessidade urgente da compra de materiais de expediente, como envelopes, papéis e canetas, decidiu encaminhar uma correspondência oficial, por email, sem certificação digital, a João dos Santos, chefe da unidade responsável pelo controle desses materiais, requisitando o envio, com urgência, dos materiais que faltavam.

Supondo que Maria tenha encaminhado sua solicitação por meio de memorando, assinale a opção que contém a forma correta de apresentação das seguintes informações: tipo de expediente, data, destinatário, assunto, fecho e signatário. Considere que Maria e o destinatário ocupam cargos de mesma hierarquia.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Texto para as questões 9 e 10

Maria da Silva, chefe de uma unidade administrativa, após perceber que, em sua seção, havia a necessidade urgente da compra de materiais de expediente, como envelopes, papéis e canetas, decidiu encaminhar uma correspondência oficial, por email, sem certificação digital, a João dos Santos, chefe da unidade responsável pelo controle desses materiais, requisitando o envio, com urgência, dos materiais que faltavam.

Com base na situação hipotética acima apresentada e nas normas para redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.

  • A.

    Como o valor documental do email está condicionado à certificação digital que ateste a identidade do remetente, a solicitação feita por Maria não tem valor documental, já que não foi encaminhada conforme essa orientação.

  • B.

    Caso queira expor ideias para desburocratizar e agilizar a tramitação de documentos oficiais no órgão onde atua, Maria deverá utilizar como forma de comunicação, a exposição de motivos.

  • C.

    Na qualidade de chefe de unidade administrativa, Maria deveria ter encaminhado a solicitação dos materiais por meio de requerimento.

  • D.

    Nessa situação, o ofício é o documento mais apropriado para o encaminhamento da solicitação dos materiais, por ser uma forma de comunicação eminentemente interna, a ser utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

 

Considerando a correspondência oficial hipotética acima apresentada, julgue os itens 14 e 15.

A forma correta do vocativo nesse tipo de expediente seria Excelentíssimo Senhor, seguida do respectivo cargo do destinatário da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao formato de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.

O texto final de uma ata deve ser redigido de forma que não possa sofrer alterações posteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando a correspondência oficial hipotética acima apresentada, julgue os itens 14 e 15.

O documento em referência integra a correspondência oficial denominada aviso, já que foi expedido por autoridade de mesma função hierárquica da autoridade destinatária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao formato de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.

Um relatório descreve fatos passados e tem como função determinar soluções que devam ser aplicadas em casos específicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.

No cabeçalho ou no rodapé do ofício, devem, necessariamente, constar as informações do remetente, tais como nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito de correspondência oficial.

  • A.

    Os ofícios e memorandos não podem ser impressos em frente e verso, uma vez que é utilizado o papel timbrado.

  • B.

    O documento via fax possui formatação própria, diferindo-se das demais correspondências oficiais.

  • C.

    Considerando a concordância dos pronomes de tratamento, uma comunicação dirigida ao presidente do Senado Federal deverá ser redigida da seguinte maneira: Vossa Excelência será informado da tramitação do projeto em pauta.

  • D.

    Apesar de menos usuais, ilustríssimo e digníssimo são pronomes de tratamento aceitos em comunicações oficiais.

  • E.

    As páginas de um ofício devem ser numeradas, inclusive a primeira, quando houver mais de uma.

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