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Considerando as normas da redação oficial, assinale a opção correta
Com a finalidade de evitar equívocos, o cargo da autoridade que expede o documento oficial, o nome e sua assinatura devem ser apresentados em página isolada do expediente.
No fechamento de um aviso, o signatário deve usar o termo Respeitosamente, devido às formalidades legais da petição.
Por ser um documento oficial que circula entre unidades administrativas de um mesmo órgão, o memorando é considerado uma forma de comunicação interna.
Em ofícios, memorandos e requerimentos, os comentários de solicitação e os encaminhamentos a respeito do assunto tratado devem ser apresentados na parte denominada assunto, de forma sucinta.
Por se tratar de um documento oficial que visa tramitar rapidamente, é facultativo ao memorando o registro do local e da data em que foi expedido.
Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas características gerais — tais como objetividade, clareza, concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência de ambiguidade —, além do respeito a particularidades de cada documento, processo e correspondência afetos à administração pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os itens a seguir.
Senhor Fulano e Prezados Senhores são formas de tratamento adequadas no vocativo de uma ata.
Julgue os itens que se seguem, relativos à redação de expedientes.
A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.
Considerando o texto acima e as normas da redação oficial, assinale a opção correta.
Por ser dirigido a gestores municipais, o ofício teria de apresentar, em seu corpo, uma exposição de motivos, na qual fosse submetido à consideração deles o projeto do Plano de Contas Único.
Por ter como finalidade o tratamento de assuntos oficiais, não é apropriado que, no ofício, haja referência a correspondências não-oficiais, como telegramas.
Por estar no corpo do documento, o pronome de tratamento Sua Excelência teria de constar no vocativo Senhor Gestor(a).
Por ser endereçado a autoridades que não são hierarquicamente superiores, o ofício apresenta o termo Atenciosamente em seu fecho.
Por ser um ofício, o documento deveria ser expedido e assinado por um departamento administrativo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.
Tendo como referência o texto acima e as disposições acerca de redação oficial, julgue os itens subsequentes.
Na redação de atas de reuniões em instituições públicas, deve-se evitar o modelo das narrações literárias.
Com relação à correspondência oficial, julgue os itens a seguir de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
As comunicações expedidas por órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro, excetuando-se as de cunho específico, nas quais é adequado o emprego de jargão técnico.
Com relação à correspondência oficial, julgue os itens a seguir de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Tratando-se de correspondência entre ministérios ou entre órgãos de mesma hierarquia institucional, recomenda-se a expedição tanto de memorando quanto de ofício.
Com relação à correspondência oficial, julgue os itens a seguir de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Mensagem é o instrumento de comunicação oficial utilizado entre os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Com relação à correspondência oficial, julgue os itens a seguir de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
A característica principal do memorando é a agilidade, devendo esse tipo de expediente tramitar com rapidez e pautar-se pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
Com relação à correspondência oficial, julgue os itens a seguir de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Memorando constitui modalidade de comunicação utilizada entre unidades administrativas de mesmo nível hierárquico, desde que seja estabelecida entre órgãos distintos da administração pública.
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