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Considere que, no estado do Tocantins, um delegado de polícia tenha encaminhado ao secretário de segurança um expediente do qual se tenha extraído o seguinte trecho.
Conforme solicitado por Vossa Excelência, comunico que está sendo averiguado a hipótese de envolvimento no assassinato de pessoas com quem a vítima mantinha transações comerciais. Ressalto que foi de grande valia vossa participação no caso em questão.
Em face dessas considerações, julgue o item abaixo.
O trecho em questão atende às orientações de redação oficial e às normas gramaticais.
Em relação a expressões e palavras empregadas na carta, julgue os itens seguintes.
A expressão vem (...) por meio desta, utilizada no primeiro parágrafo, apesar de ser considerada redundante em comunicações oficiais, tem seu emprego recomendado quando se quer assegurar o entendimento correto do texto.
Em relação a expressões e palavras empregadas na carta, julgue os itens seguintes.
No segundo parágrafo, o advérbio outrossim, frequente em expedientes oficiais, está empregado de forma redundante por estar antecedido do advérbio também.
Em relação a expressões e palavras empregadas na carta, julgue os itens seguintes.
No segundo parágrafo, seria adequado substituir haja visto por qualquer uma das seguintes expressões: dado, tendo em vista, haja vista.
Com relação à carta apresentada na situação hipotética acima e com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República acerca de comunicações oficiais, julgue os itens de 31 a 36.
A indicação de local e data da carta está em conformidade com as normas do padrão ofício expostas no Manual de Redação da Presidência da República.
Julgue o item abaixo, relativo a redação de correspondência oficial.
Respeita as normas de redação de documento oficial o seguinte exemplo para a parte final de um relatório:
Com relação à carta apresentada na situação hipotética acima e com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República acerca de comunicações oficiais, julgue os itens de 31 a 36.
Caso se tratasse de ofício expedido em repartição pública, a carta teria de sofrer várias alterações. Uma delas é a nessecidade de fazer constar, à margem esquerda superior, o tipo e o número do expediente, seguidos da sigla do órgão que o expede.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.
Exmo. Sr. Secretário de Segurança do Município de Itaguaré:
Nós, abaixo-assinados, vimos solicitar que Vossa Excelência se digneis a estender os serviços da guarda municipal ao bairro de Santa Therezinha, aonde vêm ocorrendo, nas últimas semanas, depredações de bens públicos e ameaças à integridade física dos moradores.
Para que o texto acima fique inteiramente correto, será preciso substituir
se digneis por vos digne e abaixo-assinados por abaixos-assinados.
Exmo. por Ilmo. e vimos por viemos.
Vossa Excelência por Sua Excelência e ao bairro por no bairro.
Vossa Excelência por Vossa Senhoria e à integridade por para a integridade.
se digneis por se digne e aonde por onde.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A interpretação coerente das idéias do texto permite associar "ele" (l.4) tanto com "trabalho" (l.) quanto com "mundo do trabalho" (l.1). Ambigüidades assim devem ser evitadas na redação de textos oficiais.
Com relação à carta apresentada na situação hipotética acima e com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República acerca de comunicações oficiais, julgue os itens de 31 a 36.
A carta, apesar de escrita em tom jocoso, segue a norma de numeração que deve ser aplicada aos parágrafos contidos no texto do padrão ofício, princípio que tem o objetivo de facilitar a alusão a qualquer informação do documento.
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