Questões sobre Redação oficial

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A respeito da redação de correspondências oficiais, julgue o próximo item.

Caso uma servidora pública aposentada pretenda ingressar com requerimento de revisão do processo de sua aposentadoria no departamento de recursos humanos do órgão em que trabalhou e, por estar impossibilitada de fazê-lo pessoalmente, queira nomear pessoa de sua confiança para representá-la, junto àquele departamento, nos atos que se façam necessários à referida solicitação, a servidora deverá redigir uma declaração, nomeando a pessoa escolhida, para que esta possa representá-la nos citados atos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As sentenças abaixo foram retiradas de documentos oficiais. Em qual delas a concordância está de acordo com a norma culta?

  • A.

    A exposição de motivos ficou meia prejudicada pela ausência de justificativas.

  • B.

    Dado as recomendações da Comissão de Ética, as licitações serão revistas.

  • C.

    É necessário ainda muitos estudos para que o projeto se viabilize.

  • D.

    Segue anexo as cópias dos documentos requisitados pela gerência.

  • E.

    Solicito me que sejam enviadas as publicações o mais recentes possível.

Considerando o trecho inicial de um ofício apresentado acima, julgue o item que se segue.

O exemplo respeita as regras gramaticais da língua portuguesa para o registro culto da linguagem, atende aos padrões de identificação do documento, apresenta data e local da emissão de forma apropriada e faz uso correto de vocativo e de formas de tratamento compatíveis com o cargo do destinatário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as opções a seguir, que formam em seu conjunto um texto, assinale a que se encontra gramatical e textualmente correta, segundo as exigências da língua escrita em documentos oficiais.

  • A.

    Proceder-se-á à análise de uma prestação de contas, em que foi apresentado umas cinco emendas por parte do Partido, acompanhadas de sucessivos pareceres, surgindo assim uma necessidade de sistematizar a mesma e a fiscalização financeira e contábil da Justiça Eleitoral sobre as atividades do Partido.

  • B.

    A legislação eleitoral exige o cumprimento de certas condições do Partido, no que se refere à suas atividades financeiras e contábeis, previstas em diversas resoluções do TSE.

  • C.

    Entretanto, a análise de uma prestação de contas de Partido em sua efetividade, parece um pouco confuso a efetuação desta, em função da quantidade, diversidade e até repetição de exigências legais.

  • D.

    Diante dessa situação, verifica-se a necessidade de uma sistematização das exigências, que vise atingir os objetivos principais da legislação eleitoral e da Justiça Eleitoral na análise da prestação de contas.

  • E.

    Em uma segunda "fase", supondo a detectação de alguma irregularidade no que se refere às condições determinadas pela legislação eleitoral, deve-se possibilitar o Partido de saneamento das faltas.

Considerando o texto acima, assinale a opção correta quanto à tipologia textual e aos princípios de redação de correspondência oficial.

  • A.

    O primeiro parágrafo está redigido na forma de um parecer técnico.

  • B.

    No segundo parágrafo, predomina a estrutura descritiva, com maioria de formas verbais no presente do indicativo, tal como se recomenda para textos legais.

  • C.

    O terceiro parágrafo, predominantemente narrativo, é adequado para um relatório.

  • D.

    O quarto parágrafo, que combina tempo verbal futuro e grande quantidade de informações quantitativas, poderia, tal como se apresenta, fazer parte de uma ata.

  • E.

    No texto, que é dissertativo, o autor argumenta em favor das prerrogativas conferidas aos eleitos após a posse dos diplomas, na forma compatível com a redação de uma portaria.

Assinale a opção em que a informação acerca de correspondência oficial, além de ser verdadeira, apresenta-se gramaticalmente correta.

  • A.

    A linguagem correta em termos de correspondência oficial formal ou mais informal é adequada: ao assunto tratado, a situação em que está sendo produzida, e a relação entre emissor e destinatário.

  • B.

    Umas das características de estilo da correspondência oficial é a polidez, que é o ajuste da expressão escrita as normas de boa-educação e de cortesia.

  • C.

    Vossa Excelência, Vossa Senhoria etc. é tratamento direto, usado indiferentemente para dirigir-se a pessoa com quem se fala ou a quem se dirige a correspondência.

  • D.

    Os pronomes de tratamento em que se emprega "Vosso" ou "Vossa", apesar da aparência de segunda pessoa do plural, equivalem a Você ou a Senhor e, por isso, levam a concordância verbal para a terceira pessoa do singular.

  • E.

    São modalidades de correspondência oficial utilizadas exclusivamente entre setores de uma mesma repartição: ata, circular, ofício, memorando, requerimento, portaria e parecer.

A alternativa que apresenta fragmento de acórdão redigido de modo claro, conciso e correto é:

  • A. Pelo exposto, este representante do Ministério Público, manifesta-se da seguinte forma: se for o caso retificar o fundamento legal da concessão, e, senão acolhida, opina pela ilegalidade e recursa de registro do ato de folha 9.
  • B. Entendo que diligências para esclarecimentos acerca de vantagens deferidas a servidores somente devem ocorrer quando houver impossibilidade de – com total conhecimento da situação – apreciar o benefício concedido.
  • C. Sou contrário a realização de diligências no sentido de sanar o processo, não sendo essa a função do Tribunal de Contas tendo em vista que a competência do TCU é restrito a declarar da legalidade, ou não – do ato concessório.
  • D. Tendo, como no caso vertente, os elementos indispensáveis e suficiente para compreensão da ilegalidade cometida, o Tribunal deve decidir, nesse sentido, determinando suspensão dos pagamentos indevidamente, medida essa que é automática na suspensão dos pagamentos ilegais.
  • E. Sendo medidas que acabam procrastinando o julgamento do processo, quase sempre com grandes prejuízos ao erário, motivos pelos quais não se devem adotar as diligências, ou então restringir.

A alternativa que apresenta fragmento de acórdão redigido de modo claro, conciso e correto é:

  • A.

    Tendo em vista que os proventos de aposentadoria tem natureza alimentar, sendo indispensável para prover a subsistência do aposentado, e quanto a seus dependentes, acreditamos que por questão de Justiça, este Tribunal não pode ignorar o apelo.

  • B.

    Tal apreciação necessariamente não implica no acolhimento do pleito, mas tão somente na reavaliação quanto ao que se refere ao aspecto da legalidade, se o é, ou não, no sentido de correção de, eventuais, injustiças.

  • C.

    Votamos pois, preliminarmente pelo conhecimento do presente; no mérito, necessário que ressalte-se, não tem qualquer fundamento legal.

  • D.

    De fato, a documentação que instrui o processo de aposentadoria original, cuja cópia foi anexada aos presentes autos, demonstra que, ao aposentar-se, a professora havia completado o período necessário à incorporação do percentual de 20% aos seus proventos.

  • E.

    Acordam os Excelentíssimos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, reunido em Sessão Plenária, por maioria de votos, para não conhecer do Recurso, interposto pela aposentada Maia Lins, mediante a falta de amparo legal, para que mantenha a Resolução recorrida.

Considerados os padrões definidos para comunicações oficiais, é correto afirmar:

  • A. O vocativo a ser empregado em texto dirigido a autoridade que não exerce a função de Chefe de Poder é Excelentíssimo Senhor, como em "Excelentíssimo Senhor Senador da República".
  • B. Em correspondência encaminhada ao Presidente do Congresso Nacional, como a qualquer outro Chefe de Poder, é indispensável o tratamento digníssimo, como expressão do apreço pelo atributo pessoal do destinatário.
  • C. São fechos adequados a todas as modalidades de comunicação oficial, independentemente da hierarquia envolvida, "Respeitosamente" e "Atenciosamente", mas adotado um, ou outro, na dependência do assunto tratado.
  • D. É desejável que o texto de um encaminhamento simples de documento observe a seguinte fórmula, com adequação aos dados específicos daquilo que se encaminha: "Honra-nos encaminhar anexa, em atendimento à solicitação feita, com a presteza habitual, pelo Sr. Chefe do Departamento de Administração, cópia do telegrama de 2 de março de 2005, do Presidente da Confederação Nacional de Atletas, a respeito de projeto de atendimento a jovens em situação de risco.
  • E.

    Estão em conformidade com o padrão de "Aviso" as seguintes partes de uma comunicação oficial:

Cada um dos itens abaixo apresenta um fragmento de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação desse fragmento (entre parênteses) quanto ao tipo de correspondência. Julgue-os quanto à adequação à linguagem dos documentos oficiais e quanto à classificação proposta.

Viemos solicitar a Vossa Senhoria a revisão do nosso contrato de trabalho, com vistas à redução para 20 horas da carga horária semanal. (relatório).

  • C. Certo
  • E. Errado
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