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Suponha que uma correspondência comercial tenha o seguinte início:
Prezado Senhor Anísio Pirama, Acabo de saber que o senhor foi indicado para o cargo de gerente de nossa filial em Araraquara.
Uma continuação correta para essa carta seria:
Como informação inicial para tuas atividades no novo cargo, estou te enviando, para análise, o relatório anexo. Aguardo teu parecer.
Como informação inicial para vossas atividades no novo cargo, estou vos enviando, para análise, o relatório anexo. Aguardo vosso parecer
Como informação inicial para suas atividades no novo cargo, estou lhe enviando, para análise, o relatório anexo. Aguardo seu parecer.
Como informação inicial para tuas atividades no novo cargo, estou lhe enviando, para análise, o relatório anexo. Aguardo teu parecer.
Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.
O trecho a seguir é adequado para constituir o corpo de um ofício, documento adequado a ser encaminhado pela diretoria do setor de tecnologia da informação de determinado tribunal à diretoria de recursos humanos desse mesmo órgão.
Encaminho a V.S.ª , para as devidas providências, a frequência dos funcionários desta diretoria, em atendimento ao solicitado no Mem. 12/2013-DRH.
Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.
O trecho de documento a seguir, adaptado de Diário Oficial da União, n.º 31, 13/2/2012, p. 20, pelo formato, conteúdo e nível de formalidade da linguagem empregado, é adequado a um despacho.
Nos termos do art. 2.º da Lei n.º 9.131, de 24 de novembro de 1995, o Ministro de Estado da Educação HOMOLOGA o Parecer n.º 118/2011, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que é favorável ao recredenciamento da (...).
Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir. No âmbito do serviço público federal e no do estadual, para se considerar correspondência oficial o documento encaminhado por correio eletrônico, as exigências são as seguintes: emprego da variante padrão da língua portuguesa e indicação da matrícula funcional e do cargo do remetente.
Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.
O fecho a seguir, seguido do nome e do cargo do remetente, seria adequado a expediente oficial encaminhado pelo inspetor da 3.ª Inspetoria de Controle Externo do TCDF ao diretor-geral de administração do TJDFT.
Na oportunidade, reitero meus protestos de elevada estima e consideração.
Respeitosamente,
Assinale a opção em que uma das duas formas de redação está gramaticalmente incorreta.
A estabilização da economia, o ajuste, as reformas em curso e a retomada do crescimento em bases mais seguras têm tido efeito positivo sobre a imagem do Brasil no exterior e sobre o crescimento do interesse de nossos parceiros pelo Brasil. / Têm tido efeito positivo sobre a nossa imagem no exterior e sobre o crescimento do interesse de nossos parceiros pelo Brasil, a estabilização da economia, o ajuste, as reformas em curso e a retomada do crescimento em bases mais seguras
A percepção do Brasil como país de oportunidades e como força emergente na economia mundial se está consolidando. / Está-se consolidando a percepção do Brasil como país de oportunidades e como força emergente na economia mundial
O Brasil será sempre, lá fora, o que nós quisermos que ele seja, o que nós formos capazes de fazer com que ele seja. / O que quisermos que o Brasil seja lá fora, o que formos capazes de fazer com que ele seja, ele será sempre.
Não há imagem que se sustente sem a base firme da realidade, nem se pode viver a ilusão de que a imagem pode substituir a realidade. / Não se sustenta uma imagem sem a base firme da realidade, nem se pode viver a ilusão de que a imagem substitua a realidade
Com a estabilização e com as reformas em curso, nós mudamos quase que completamente para positivo o sinal com que figuramos na agenda internacional e na agenda das relações com nossos principais parceiros, tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo em desenvolvimento. / O sinal com que figuramos na agenda internacional e na agenda das relações com nossos principais parceiros, tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo em desenvolvimento, com a estabilização e com as reformas em curso, foram mudados quase que completamente para positivo.
Baseado nas normas de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.
Os pronomes de tratamento são de extrema importância na comunicação oficial. Assinale a alternativa correta sobre o uso de pronomes de tratamento e as correspondências oficiais.
Sobre os tipos de Atos Administrativos e suas respectivas definições, analise as afirmações a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Decreto: é a fórmula pela qual as autoridades superiores transmitem ordens uniformes aos funcionários subordinados.
( ) Portaria: é a fórmula pela qual as autoridades de nível inferior ao chefe do Poder Executivo, de conteúdo amplo, dirigido aos subordinados e transmitindo decisões de efeito interno.
( ) Alvará: é a fórmula utilizada para expedição de autorizações e licenças.
( ) Ofício: são cartas oficiais, o meio de comunicação formal para os agentes administrativos.
( ) Circular: é a fórmula pela qual o chefe do Poder Executivo expede atos de sua competência privativa.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Marque a alternativa incorreta relativa à Redação Oficial:
Subordina-se a princípios que não se aplicam às demais correspondências.
Forma através da qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.
Possui clareza, precisão e sobriedade de linguagem.
Processa-se entre repartições públicas, entidades e autarquias.
Deve primar pela precisão e clareza das informações.
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