Lista completa de Questões sobre Redação oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à função e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes. O emprego do padrão culto da língua em expedientes oficiais é justificado pelo alto nível de escolaridade daqueles que os redigem e daqueles a quem se destinam.
Com relação à função e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes. Para comunicação entre unidades de um mesmo órgão, emprega-se o memorando, expediente cuja tramitação apresenta como principais características a rapidez e a simplicidade.
Com relação à função e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes. Formas de tratamento como Vossa Excelência e Vossa Senhoria, ainda que sejam empregadas sempre na segunda pessoa do plural e no feminino, exigem flexão verbal de terceira pessoa; além disso, o pronome possessivo que faz referência ao pronome de tratamento também deve ser o de terceira pessoa, e o adjetivo que remete ao pronome de tratamento deve concordar em gênero e número com a pessoa e não com o pronome a que se refere.
Em relação aos requisitos que devem ser atendidos na elaboração de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.
O trecho que se segue está correto e adequado para compor um memorando: Solicitamos urgentemente a presença de um técnico em informática, pois os computadores do nosso departamento estão com problemas de várias ordens.
Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes. Na indicação de nome ao cargo de ministro do STF, o presidente da República deverá fazer uso de uma mensagem, à qual deverá anexar curriculum vitae, devidamente assinado, do indicado.
A respeito do que há de comum quanto à forma entre os três tipos de expedientes ‒ ofício, memorando e aviso ‒, assinale a alternativa correta.
É dispensável a presença do assunto para esses documentos.
Devem estar contidos em todos esses documentos o destinatário, o fecho e a assinatura do autor da comunicação.
Os parágrafos do texto devem ser sempre numerados.
Com relação ao destinatário, é obrigatória a menção ao cargo, mas proibida a inclusão do nome e endereço, para caracterização da objetividade dos três expedientes.
São obrigatórios a todos esses expedientes a introdução e o parágrafo de abertura do documento, partes distintas da estrutura textual.
3 e 1.
2 e 3.
4 e 1.
3 e 2.
1 e 4.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os seguintes itens, relativos ao documento oficial acima, reproduzido, com adaptações, do sítio www.tjdft.jus.br.
Para se adequar o parágrafo iniciado pela expressão Entretanto ao padrão culto exigido nas comunicações oficiais, seria suficiente reescrever a oração não se considerou as correções efetuadas pelo TJDFT nos seus mencionados indicadores da seguinte forma: não foram consideradas as correções efetuadas pelo TJDFT nos seus mencionados indicadores.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os seguintes itens, relativos ao documento oficial acima, reproduzido, com adaptações, do sítio www.tjdft.jus.br.
De acordo com as disposições do MRPR, seria correto substituir a oração Como é do conhecimento de Vossa Excelência tanto por Como Vossa Excelência foi informada quanto por Como Vossa Excelência foi informado.
Em conformidade com o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes. Ainda que não haja definição de uma forma rígida para a estrutura das comunicações por email, devem-se observar a impessoalidade e o uso do padrão culto da linguagem nesse tipo de comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...