Questões sobre Redação oficial

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Já há alguns anos, foi abolido, nas comunicações oficiais, o uso do tratamento “Digníssimo(DD.)” a autoridades como Presidente da República, Ministros de Estado, Governadores e outras.

Tal fato se deve pelo seguinte motivo:

  • A.

    Trata-se de forma de tratamento muito antiga, já eliminada dos dicionários.

  • B.

    Embora se trate de cargos elevados, nem todos os seus ocupantes são dignos desse tratamento.

  • C.

    A dignidade é condição imprescindível para que se ocupe um cargo público.

  • D.

    Considera-se mais apropriado substituir o tratamento “Digníssimo” por “Vossa Senhoria”.

  • E.

    Trata-se de acordo entre o Brasil e Portugal para distinguir a correspondência oficial desses países.

Nos itens a seguir, são apresentadas propostas de trechos de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial.

Encaminhamos cópia do Processo n.º 20100.001100/2012-15 para que sejam adotadas as providências por parte dessa Coordenação, nos termos do despacho do Diretor-Geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos do padrão ofício devem ser digitados utilizando-se a fonte

  • A.

    Times New Roman

  • B.

    Arial.

  • C.

    Verdana.

  • D.

    Courier New.

  • E.

    Calibri.

Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    Entre os vários tipos de fechos de comunicações, os mais recomendados e adequados são Atenciosamente e Respeitosamente.

  • B.

    Nas comunicações oficiais emitidas pela SESA, a identificação do signatário, cujo nome e cargo devem constar logo abaixo de sua assinatura, é obrigatória.

  • C.

    Não se emprega vocativo em aviso.

  • D.

    No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa seguido de seu nome e sobrenome.

  • E.

    O emprego de pronomes de tratamento adequados garante a impessoalidade necessária aos textos oficiais.

A redação oficial deve caracterizar-se pela

  • A.

    simplicidade, sutileza e singeleza.

  • B.

    impessoalidade, clareza e concisão.

  • C.

    informalidade, consistência e precisão.

  • D.

    complexidade, formalidade e imponência.

  • E.

    seriedade, contundência e imprecisão.

Com relação à linguagem adequada a um expediente oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    Recomenda-se que linguagem técnica e vocabulário próprio de determinadas áreas sejam evitados em comunicações oficiais.

  • B.

    O nome Doutor é uma forma de tratamento adotada com frequência em comunicações oficiais para designar respeito pela pessoa com quem se fala.

  • C.

    A forma de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregada em comunicações dirigidas ao secretário de Estado de Saúde do Espírito Santo.

  • D.

    O emprego da 1.ª pessoa gramatical, singular ou plural, é inconcebível em um texto oficial.

  • E.

    O uso de linguagem culta envolve a opção por frases curtas e vocabulário rebuscado.

Redação oficial é

  • A.

    a indicada para a comunicação entre os dirigentes do comércio e da indústria.

  • B.

    o tipo de comunicação estabelecida pelas empresas privadas.

  • C.

    a forma de comunicação utilizada para toda correspondência ordinária.

  • D.

    utilizada exclusivamente na comunicação entre oficiais de alta cúpula.

  • E.

    a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.

Nas comunicações oficiais, o agente comunicador é o serviço público, e o assunto relaciona-se às atribuições do órgão ou da entidade que comunica, devendo a correspondência oficial estar isenta de impressões individuais do remetente do documento, para a manutenção de certa uniformidade entre os documentos emanados de diferentes setores da administração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes, referentes a adequação da linguagem, formato e características da correspondência oficial.

Na redação oficial, a impessoalidade refere-se ao emprego adequado de estruturas formais, como a utilização de pronomes de tratamento para determinada autoridade, à polidez e à civilidade no enfoque dado ao assunto que se pretende comunicar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.

Ao vetar uma lei, o presidente da República deve apresentar o seu veto mediante ofício, pois esta é uma exigência do princípio da publicidade das comunicações oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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