Questões sobre Redação oficial

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A Redação Oficial deve caracterizar-se por alguns atributos próprios da Administração Pública, os quais estão previstos na Constituição Federal. Não é característica básica das comunicações oficiais:

  • A. pluralidade.
  • B. concisão.
  • C. clareza.
  • D. uso do padrão culto da linguagem.
  • E. impessoalidade.

Um funcionário do Judiciário que precise encaminhar um documento oficial a um juiz iniciará seu texto da seguinte forma:

  • A. Juiz, segue o relatório para que Sua Excelência analiseis a necessidade ou não de incluir novas informações.
  • B. Sua Excelência Senhor Juiz, segue o relatório para Vossa Excelência analisar a necessidade ou não de incluir novas informações.
  • C. Ilustríssimo Juiz, segue o relatório para que Vossa Excelência analise a necessidade ou não de incluir novas informações.
  • D. Senhor Juiz, segue o relatório para que Vossa Excelência analise a necessidade ou não de incluir novas informações.
  • E. Senhor Juiz, segue o relatório para que Sua Excelência analise a necessidade ou não de incluir novas informações.

Considere a seguinte introdução de um documento oficial:

 Esse trecho é ilustrativo de um documento denominado

  • A. circular, mas faltam-lhe o título e o vocativo.
  • B. ata, mas falta-lhe o localizador espacial.
  • C. circular, mas falta-lhe o título.
  • D. ata, mas faltam-lhe os localizadores temporais.

Ao redigir um ofício, o secretário de um órgão público utilizou a seguinte construção:

Em um ofício, essa construção faz parte

  • A. do fecho, mas essa redação é considerada em desuso.
  • B. da introdução, e a redação é considerada de uso corrente.
  • C. do cabeçalho, e a redação é considerada de uso corrente.
  • D. da identificação, mas essa redação é considerada em desuso.

Em um órgão público, o chefe de um setor solicita a um funcionário a narração escrita de um fato ocorrido. Para atender, de modo coerente, à solicitação do chefe, esse funcionário deve produzir

  • A. um memorando.
  • B. um relatório.
  • C. uma portaria.
  • D. uma procuração.

O chefe da Seção de um assistente administrativo da prefeitura de São Paulo deixou um bilhete sobre a mesa deste. No bilhete, constava a orientação para escrever um documento para o chefe do setor de almoxarifado, no qual deveria ser solicitado um cartucho de tinta para impressora. Considerando a suposta situação descrita, assinale a alternativa correta.

  • A. O pronome de tratamento a ser empregado, ao redigir o documento, é ‘Vossa Excelência’.
  • B. No final do texto do documento, deve ser usada a expressão "Respeitosamente", pois são autoridades de mesma hierarquia.
  • C. Dada a natureza do documento, a data deve ser omitida.
  • D. O instrumento de comunicação a ser redigido é uma circular, pois há a transmissão de instrução de compra de material.
  • E. Um memorando deve ser redigido, pois trata-se de uma comunicação de assunto oficial entre setores de um mesmo Órgão.

“Aos dezoito dias do mês de maio de 2010, nas dependências do Edifício Central, localizado na Avenida Rio Branco, n°15, auditório, com a presença do Secretário Municipal de Fazenda Carlos Costa e Silva, foi dado o início da reunião [...]” Pelo teor inicial e parcial do texto oficial reproduzido, trata-se de

  • A. uma circular.
  • B. um ofício.
  • C. uma portaria.
  • D. uma ata.
  • E. um aviso.

Quanto aos aspectos gerais da redação oficial, assinale a alternativa que apresenta uma das finalidades das comunicações oficiais.

  • A. Estabelecer regras para a conduta dos cidadãos.
  • B. Atribuir as responsabilidades dos órgãos públicos.
  • C. Regular o funcionamento dos órgãos públicos.
  • D. Uniformizar as normas e procedimentos.
  • E. Informar com clareza e objetividade.

A redação oficial possui o padrão ofício que inclui três tipos de expedientes, os quais possuem peculiaridades individuais e semelhanças entre si. Assinale a alternativa que apresenta uma das semelhanças dessas comunicações oficiais.

  • A. Texto estruturado com soluções e providências.
  • B. Texto estruturado com informativo e proposição.
  • C. Texto estruturado com introdução e desenvolvimento.
  • D. Texto estruturado com encaminhamento e autorização.
  • E. Texto estruturado com reivindicação e acompanhamento.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), aviso e ofício são modalidades de comunicação oficiais praticamente idênticas. Entretanto, o

  • A. aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
  • B. ofício é uma das modalidades de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • C. aviso é um instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos.
  • D. aviso é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida.
  • E. ofício é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
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