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Assinale a alternativa que aponta uma característica que não deve fazer parte da redação oficial.
Linguagem formal
Objetividade
Prolixidade
Obediência às regras de sintaxe
Coerência
Sobre o contexto Redação Oficial temos algumas afirmativas sobre Atos e Comunicações Oficiais que se seguem:
I. O uso de palavras estrangeiras é permitido, desde que sejam indispensáveis e que venham sublinhadas ou marcadas com negrito, itálico ou aspas.
II. Não se devem repetir palavras, a não ser que elas sejam parecidas, mas de classes diferentes, como atribui e atribuído.
III. Palavras e expressões locais ou regionais servem para conferir ao documento oficial um grau de envolvimento com os leitores.
IV. Palavras e expressões ambíguas ou de duplo sentido dificultam o entendimento do texto e devem ser evitadas.
Estão totalmente exatas as afirmações:
I e II somente.
I e III, somente.
II e III, somente.
II e IV, somente.
I e IV, somente.
Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.
Considere o modelo de documento apresentado a seguir.
Relacione a coluna A com a coluna B, considerando a forma mais adequada do uso de pronomes em redação oficial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
III III II III I III
II II II III III I
I III II I III III
I III II I III I
III I I II III III
Constante de correspondência oficial enviada a um Ministro de Estado, a frase redigida de modo correto e adequado é:
Solicitamos a Sua Excelência, Senhor Ministro, que avalieis a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexo à esse documento.
Solicitamos a Sua Excelência, Senhor Ministro, que avalies a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexada a este documento.
Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexa a este documento.
Solicitamos a Vossa Senhoria, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexado à este documento.
Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalieis a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos em anexo a esse documento.
Analise as afirmações abaixo:
I. Declaração é ato verbal, afirmativo da existência de um direito ou de um fato.
II. Certidão é declaração feita por escrito, com base em documento original, objetivando comprovar a existência de ato ou assentamento de interesse de alguém.
III. Edital é o instrumento de comunicação utilizado pela administração para dar conhecimento a interessados sobre diversos assuntos, tais como abertura de licitação, provimento de cargos públicos, convocação de funcionários, etc.
IV. Circular é correspondência oficial enviada simultaneamente a diversos destinatários, com texto idêntico, transmitindo instruções, ordens, recomendações, determinando a execução de serviços ou esclarecendo o conteúdo de leis, normas e regulamentos.
De acordo com as afirmações acima, estão CORRETAS apenas:
I, II e IV.
I, III, IV.
II, III e IV.
II e III.
I, II, III e IV.
Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.
Com vistas ao atendimento das características dos documentos oficiais, recomenda-se que os textos dos documentos sejam escritos em linguagem clara, concisa e objetiva, preferencialmente em terceira pessoa do singular ou em primeira pessoa do plural, primando-se pela sistematicidade desse emprego, de modo que não haja verbos conjugados em mais de uma pessoa ou com interferência da individualidade do elaborador.
Sobre redação oficial, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) De acordo com os princípios da administração pública da impessoalidade, publicidade e moralidade, é inadmissível que um documento expedido pelo Poder Público esteja redigido de maneira obscura ou ambígua, salvo exceções estabelecidas na Constituição Brasileira.
( ) As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (a Administração Pública) e um único receptor dessas comunicações, a própria Administração Pública.
( ) A elaboração de atos e comunicações oficiais deve seguir os princípios da legalidade, da flexibilidade e da impessoalidade.
( ) O uso dos pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) em comunicações oficiais apresenta certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V F V F
V V V V
V F V V
F V F F
F F F V
Assinale a opção que contém características da redação oficial.
Impessoalidade, clareza, concisão e economicidade.
Impessoalidade, concisão, introdução e padronização.
Formalidade, uniformidade, unicidade e clareza.
Impessoalidade, formalidade, padronização e clareza.
Uniformidade, imparcialidade, padronização e concisão.
Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.
Ao redigir uma declaração no âmbito de um dos setores da Agência Nacional do Petróleo, o remetente deverá empregar linguagem simples e despretensiosa e deverá dirigir-se ao destinatário, o diretor de determinado setor, por exemplo, da seguinte forma: Vossa Excelência conheces o assunto a ser tratado.
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