Lista completa de Questões sobre Regência Verbal e Nominal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A(1) esses perigos eles resistiam, pois àquela(2) altura já se haviam acostumado a(3) tais infortúnios, mas, por fim, chegaram a(4) um lugar onde o caminho era estreito demais para os elefantes e até para os animais de carga.
Nesse segmento do texto 4 há quatro ocorrências numeradas da preposição A; dessas quatro ocorrências, as exigidas pela regência verbal são:
A frase em que a correlação entre tempos e modos verbais está correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é:
A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é:
Leia os enunciados a seguir.
I. Aspiramos a uma vida mais digna.
II. Meditei sobre o tema proposto pela professora.
III. Eu obedeci ao chefe sem questioná‐lo.
Quanto à regência verbal, estão corretos os enunciados
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Considerando as regras de regência, do emprego da crase e da concordância, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das frases relacionadas ao texto.
Não vejo nenhum sentido nisso, [...] (7º§). O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado anteriormente é o que se encontra destacado em:
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2014
Conforme a norma padrão, se, no lugar do verbo destacado em Proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento, fosse empregado o verbo
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase:
As lacunas da frase Um prefácio ...... nossa inteira atenção esteja voltada certamente conterá qualidades ...... força é impossível resistir preenchem-se adequadamente, na ordem dada, pelos seguintes elementos:
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2014
Na tentativa de substituição (com adaptações, se necessárias) da forma verbal destacada em: [...] mesmo que DISCUTAMOS como defini-lo [...] (parágrafo 3), comete-se ERRO de flexão ao empregar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...