Questões sobre Relações Semânticas

Lista completa de Questões sobre Relações Semânticas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 a 18.

..., sua ex-mulher, quer tirar dele seus dois xodós.

No texto, a palavra xodós transmite sentimento de

  • A.

    desprezo.

  • B.

    vingança.

  • C.

    espanto.

  • D.

    afeto.

Assinale a alternativa em que o verbo fazer tem o mesmo sentido que o da frase dada.

faz alguns dias que não vejo meu filho.

  • A.

    Faz apenas alguns minutos que ela saiu.

  • B.

    Ela sempre faz o que quer.

  • C.

    Ele faz o que falo e não o que faço.

  • D.

    O consumo de muito açúcar faz mal à saúde.

Leia o texto abaixo para responder às questões de números 01 a 05.

Na frase: – ... eles se deitam imóveis, parecendo mortos. –, o sentido contrário da palavra grifada é

  • A.

    sem medo.

  • B.

    quietos.

  • C.

    parados.

  • D.

    em movimento.

PORTUGUÊS

Leia o texto e responda às questões de números 01 a 06.

Estava à toa na vida, o meu amor me chamou

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor.

A minha gente sofrida despediu-se da dor

 Pra ver a banda passar cantando coisas de amor.

O homem sério que contava dinheiro parou.

O faroleiro que contava vantagem parou.

A namorada que contava estrelas parou para ver, ouvir e dar passagem.

A moça triste que vivia calada sorriu.

A rosa triste que vivia fechada se abriu.

A meninada toda se assanhou pra ver a

banda passar cantando coisas de amor. (...)

(HOLLANDA, Chico Buarque de. A Banda.)

A oração pra ver a banda passar (verso 2) pode ser substituída por outra de sentido equivalente, apresentada na alternativa

  • A.

    porque viu a banda passar.

  • B.

    quando viu a banda passar.

  • C.

    a fim de que eu visse a banda passar.

  • D.

    assim que a banda passou.

  • E.

    embora tivesse visto a banda passar.

As questões de 1 a 20 referem-se ao texto que segue:

Considere as seguintes afirmações:

  • A. I, II e III.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas
  • D. I e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

A linguagem conotativa está representada em:

  • A. “Quando uma brincadeira, por exemplo, deixa de ser inofensiva e passa a ser uma ação de violência?”
  • B. “Assim, a família e a escola devem recusar qualquer expressão, mesmo que mínima, de intolerância e agressão.”
  • C. “Violência! Ninguém com consciência sadia e retidão ética pode aceitar sua prática como parte obrigatória da vida...”
  • D. “O mais presente é o assédio em forma de humilhação; como dizia Nelson Rodrigues, 'O que dói na bofetada é o som'.”
  • E. “A violência mais sutil é aquela que se apresenta em forma de brincadeira ou sob o argumento de servir como incentivo para alguma providência da vítima.”

As palavras do primeiro parágrafo: utopias, heterogeneidade e males poderiam ser substituídas, sem prejuízo de sentido, respectivamente, por

  • A. projetos, diversidade e mazelas.
  • B. deslumbramentos, distinção e viroses.
  • C. ilusões, hegemonia e achaques.
  • D. enganos, igualdade e problemas.
  • E. planejamentos, variedade e doenças.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...