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A locução em caixa alta no trecho "OU SEJA, com mudanças sociais, econômicas e ambientais" (2º parágrafo) pode ser substituída, sem alteração de sentido, por todas as relacionadas abaixo, EXCETO por:
isto é;
em suma;
vale dizer;
a saber;
ou melhor.
Considerando-se a estrutura sintática do período que constitui o 1º parágrafo do texto, o desenvolvimento da oração reduzida de gerúndio "sendo o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro", sem se alterar o sentido do período, pode ser feito com a seguinte redação:
e é o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
embora seja o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
à medida que se torna o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
todavia é o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
desde que seja o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
As questões de números 07 a 10 referem-se ao texto que segue.
Observe as frases:
- A odontologia de mercado jamais perdeu a hegemonia no sistema de saúde brasileiro.
- solapando a saúde como bem comum sem valor de troca
Os sinônimos dos termos hegemonia e solapando são, respectivamente,
influência e construindo.
supremacia e enfraquecendo.
reclusão e ocultando.
constituição e reforçando.
superioridade e reformulando.
Além disso, raramente admitem que tenham de corrigir sua descrição ou que não consigam se lembrar de algo. (...). (l.33-34)
A expressão sublinhada introduz uma ideia que, em relação à anterior, se configura como
restrição.
acréscimo.
comparação.
exclusão.
Esqueça a ideia de que é fácil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar, coçar a cabeça, suar frio, nada disso é necessariamente sinal de que uma pessoa não esteja dizendo a verdade, como revelam os mais recentes estudos sobre o assunto. (l.1-3)
Na linha argumentativa do texto, o segundo período, destacado nesse trecho, caracteriza-se semanticamente, em relação ao primeiro, como uma
contradição.
condição.
justificativa.
finalidade.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
Pode-se, no contexto, substituir a expressão
(...) implica a coexistência (1º parágrafo) por favorece a simultaneidade.
(...) deu um novo perfil (2º parágrafo) por atribuiu nova modalidade.
(...) não mais podia sair nas ruas (3º parágrafo) por já não se expunha.
(...) crítico demolidor da arrogância (3º parágrafo) por feroz renitente.
(...) abriu e consolidou (4º parágrafo) por expôs e investiu.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
Na construção Não se trata de ir contra (...), de não reconhecer (...), de abolir (3º parágrafo), os elementos sublinhados têm, na ordem dada, o sentido de
contrariar - desconhecer - procrastinar
ir ao encontro - ignorar - suspender
contradizer - desmerecer - extinguir
contraditar - discordar - reprimir
ir de encontro - rejeitar - suprimir
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que as opções abaixo apresentam propostas de reescrita de trechos do texto indicados entre aspas, assinale a opção que, além de estar gramaticalmente correta, mantém o sentido original do texto.
Então, a dúvida que permanece é: nossas escolas de fato cumprem essa tarefa? (l.8-9): Sendo assim, permanece a dúvida em relação ao cumprimento efetivo dessa tarefa por parte das escolas.
Nosso modelo educacional é muito segmentado, e os conhecimentos de línguas e matemática, por exemplo, são muito diferentes dos valores compreendidos durante a vida profissional (l.13-16): Nosso modelo educacional é deveras, fragmentado e os conhecimentos diferem bastante do que encontra-se na vida profissional.
O despreparo dos jovens, portanto, é patente (l.17): Entretanto, o despreparo dos jovens é patente.
as escolas são desmotivadoras, oferecendo conteúdos específicos para que os alunos estejam preparados para o vestibular (l.37-39): as escolas de ensino médio desestimulam os alunos porque não priorizam tão somente a preparação para o vestibular.
Todos os profissionais precisam saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe (l.44-45): São necessários aos profissionais saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Leia o texto para responder às questões de números 21 a 30.
A palavra empresa é um sinônimo genérico de Proter & Gamble, no texto. A alternativa que apresenta, também, esse tipo de sinonímia, é:
automóvel – veículo.
automóvel – carro.
geladeira – refrigerador.
fotografia – foto.
motocicleta – moto.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação ao sentido do texto e aos seus aspectos linguísticos, assinale a opção correta.
O sujeito de Requer (l.6) retoma o processo de formação dos futuros profissionais (l.3-4).
O pronome lhes (l.6) refere-se a jovens estudantes (l.5).
O vocábulo isso (l.20) retoma O despreparo dos jovens (l.17).
A expressão tal tarefa (l.29) refere-se a o dever das escolas (l.24).
O sujeito de preparam (l.40) refere-se a as escolas de ensino infantil e fundamental (l.32).
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