Questões sobre Relações Semânticas

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A locução em caixa alta no trecho "OU SEJA, com mudanças sociais, econômicas e ambientais" (2º parágrafo) pode ser substituída, sem alteração de sentido, por todas as relacionadas abaixo, EXCETO por:

  • A.

    isto é;

  • B.

    em suma;

  • C.

    vale dizer;

  • D.

    a saber;

  • E.

    ou melhor.

Considerando-se a estrutura sintática do período que constitui o 1º parágrafo do texto, o desenvolvimento da oração reduzida de gerúndio "sendo o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro", sem se alterar o sentido do período, pode ser feito com a seguinte redação:

  • A.

    e é o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.

  • B.

    embora seja o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.

  • C.

    à medida que se torna o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.

  • D.

    todavia é o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.

  • E.

    desde que seja o alicerce para que as empresas mapeiem seu roteiro futuro.

As questões de números 07 a 10 referem-se ao texto que segue.

Observe as frases:

- A odontologia de mercado jamais perdeu a hegemonia no sistema de saúde brasileiro.

- … solapando a saúde como bem comum sem valor de troca…

Os sinônimos dos termos hegemonia e solapando são, respectivamente,

  • A.

    influência e construindo.

  • B.

    supremacia e enfraquecendo.

  • C.

    reclusão e ocultando.

  • D.

    constituição e reforçando.

  • E.

    superioridade e reformulando.

“Além disso, raramente admitem que tenham de corrigir sua descrição ou que não consigam se lembrar de algo. (...).” (l.33-34)

A expressão sublinhada introduz uma ideia que, em relação à anterior, se configura como

  • A.

    restrição.

  • B.

    acréscimo.

  • C.

    comparação.

  • D.

    exclusão.

Esqueça a ideia de que é fácil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar, coçar a cabeça, suar frio, nada disso é necessariamente sinal de que uma pessoa não esteja dizendo a verdade, como revelam os mais recentes estudos sobre o assunto. (l.1-3)

Na linha argumentativa do texto, o segundo período, destacado nesse trecho, caracteriza-se semanticamente, em relação ao primeiro, como uma

  • A.

    contradição.

  • B.

    condição.

  • C.

    justificativa.

  • D.

    finalidade.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Pode-se, no contexto, substituir a expressão

  • A.

    (...) implica a coexistência (1º parágrafo) por favorece a simultaneidade.

  • B.

    (...) deu um novo perfil (2º parágrafo) por atribuiu nova modalidade.

  • C.

    (...) não mais podia sair nas ruas (3º parágrafo) por já não se expunha.

  • D.

    (...) crítico demolidor da arrogância (3º parágrafo) por feroz renitente.

  • E.

    (...) abriu e consolidou (4º parágrafo) por expôs e investiu.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Na construção Não se trata de ir contra (...), de não reconhecer (...), de abolir (3º parágrafo), os elementos sublinhados têm, na ordem dada, o sentido de

  • A.

    contrariar - desconhecer - procrastinar

  • B.

    ir ao encontro - ignorar - suspender

  • C.

    contradizer - desmerecer - extinguir

  • D.

    contraditar - discordar - reprimir

  • E.

    ir de encontro - rejeitar - suprimir

Considerando que as opções abaixo apresentam propostas de reescrita de trechos do texto indicados entre aspas, assinale a opção que, além de estar gramaticalmente correta, mantém o sentido original do texto.

  • A.

    “Então, a dúvida que permanece é: nossas escolas de fato cumprem essa tarefa?” (l.8-9): Sendo assim, permanece a dúvida em relação ao cumprimento efetivo dessa tarefa por parte das escolas.

  • B.

    ‘Nosso modelo educacional é muito segmentado, e os conhecimentos de línguas e matemática, por exemplo, são muito diferentes dos valores compreendidos durante a vida profissional’ (l.13-16): Nosso modelo educacional é deveras, fragmentado e os conhecimentos diferem bastante do que encontra-se na vida profissional.

  • C.

    “O despreparo dos jovens, portanto, é patente” (l.17): Entretanto, o despreparo dos jovens é patente.

  • D.

    ‘as escolas são desmotivadoras, oferecendo conteúdos específicos para que os alunos estejam preparados para o vestibular’ (l.37-39): as escolas de ensino médio desestimulam os alunos porque não priorizam tão somente a preparação para o vestibular.

  • E.

    ‘Todos os profissionais precisam saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe’ (l.44-45): São necessários aos profissionais saber resolver problemas, falar em público e trabalhar em equipe.

Leia o texto para responder às questões de números 21 a 30.

A palavra empresa é um sinônimo genérico de Proter & Gamble, no texto. A alternativa que apresenta, também, esse tipo de sinonímia, é:

  • A.

    automóvel – veículo.

  • B.

    automóvel – carro.

  • C.

    geladeira – refrigerador.

  • D.

    fotografia – foto.

  • E.

    motocicleta – moto.

Em relação ao sentido do texto e aos seus aspectos linguísticos, assinale a opção correta.

  • A.

    O sujeito de “Requer” (l.6) retoma “o processo de formação dos futuros profissionais” (l.3-4).

  • B.

    O pronome “lhes” (l.6) refere-se a “jovens estudantes” (l.5).

  • C.

    O vocábulo ‘isso’ (l.20) retoma “O despreparo dos jovens” (l.17).

  • D.

    A expressão “tal tarefa” (l.29) refere-se a “o dever das escolas” (l.24).

  • E.

    O sujeito de ‘preparam’ (l.40) refere-se a “as escolas de ensino infantil e fundamental” (l.32).

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