Questões sobre Relações Semânticas

Lista completa de Questões sobre Relações Semânticas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sentido dos homônimos está CORRETAMENTE indicado nos parênteses em:

  • A. cessão (ato de ceder) / seção (repartição)
  • B. cerrar (cortar) / serrar (fechar)
  • C. consertar (harmonizar) / concertar (reparar)
  • D. cela (arreio) / sela (pequeno quarto)

"Bem, com um ano de mudança iminente para Paris, Daniela corria o risco de ser uma entrevistada sem assunto." Nessa frase, aparece a palavra iminente, freqüentemente confundida com seu parônimo eminente. Dentre as frases abaixo, a que revela confusão no emprego de parônimos é:

  • A.

    O programa de entrevistas, embora de boa qualidade, era ainda incipiente.

  • B.

    O entrevistado lamentava não poder fruir os privilégios de um artista popular.

  • C.

    rmou o jovem e talentoso ator ter sido proscrito dos programas de entrevistas.

  • D.

    Os que participam de programas de televisão não podem contar com a descrição do entrevistador.

Entre as substituições sugeridas, assinale a que prejudica o texto.

  • A.

    "aquela"(l.3)> a

  • B.

    "impostos. E que também"(l.3 e 4) > impostos e também

  • C.

    "tamanha"(l.7) >exceciva

  • D.

    "esse problema"(l.11) > essa complicação

  • E.

    "se agravou"(l.11 e 12) > agravou-se

No período "Na prática, as secretarias de educação procuram e possuem muito menos informação sobre seus professores do que precisam ou do que poderiam ter" (linhas 37-39), o autor estruturou de forma coordenada os dois primeiros verbos e relacionou-os ao mesmo complemento, "muito menos informação sobre seus professores do que precisam ou do que poderiam ter", produzindo uma distorção de sentido. Para desfazer essa distorção, mas sem alterar o sentido original do texto, a redação do período deveria ser:

  • A. Na prática, as secretarias de educação procuram muito mais informações sobre os professores, porque possuem muito menos informação sobre eles do que precisam ou do que poderiam ter.
  • B. Na prática, as secretarias de educação procuram abastecer-se de informações sobre os professores em quantidade maior do que precisam ou poderiam ter, mas possuem muito pouca informação.
  • C. Na prática, as secretarias de educação, à medida que procuram informações sobre seus professores, chegam a possuir muito menos do que precisam ou do que poderiam ter sobre eles.
  • D. Na prática, as secretarias de educação procuram obter informações sobre seus professores, porque as têm em muito menor quantidade do que precisam ou do que poderiam ter.
  • E. Na prática, as secretarias de educação pouco se preocupam em obter informações sobre seus professores, decorrendo daí o fato de as possuir em quantidade muito menor do que precisam ou do que poderiam ter.

Se se quisesse reescrever a parte inicial do período "Dada a limitação de recursos de que tanto reclama o Ministro da Educação, como pagar bem aos professores?" (linhas 54-56), sem se alterar o sentido original do texto, NÃO poderia ser usada a forma:

  • A. Com a limitação de recursos...
  • B. Considerando-se a limitação de recursos...
  • C. Se existe a tal limitação de recursos...
  • D. A despeito da limitação de recursos...
  • E. Em se reconhecendo a limitação de recursos...

Redigindo-se o período "O diretor da escola pública não dispõe de instrumentos para administrar seu pessoal" (linhas 76-78) no plural, ele poderá ter a forma "Os diretores das escolas públicas não dispõem de instrumentos para administrarem seu pessoal". Nos itens abaixo repetiu-se a mesma operação com outros períodos, entre os quais se pode constatar que houve INCORREÇÃO em:

  • A. Se o professor abrir uma exceção e revir a prova de um aluno, terá, obrigatoriamente, queira ou não, de rever as provas de todos os outros. / Se os professores abrirem uma exceção e revirem a prova de um aluno, terão, obrigatoriamente, queiram ou não, de reverem as provas de todos os outros.
  • B. O diretor interveio para que fosse logo encontrada a solução. / Os diretores intervieram para que fossem logo encontradas as soluções.
  • C. O bom diretor antevê os problemas e previne-se para enfrentá-los. / Os bons diretores antevêem os problemas e previnem-se para enfrentá-los.
  • D. Quando o aluno entretém-se com alguma coisa sem perceber, cabe ao professor alertá-lo. / Quando os alunos entretêm-se com alguma coisa sem perceberem, cabe aos professores alertá-los.
  • E. O aluno, indignado com a prova, antes de recebê-la, não conteve as lágrimas. / Os alunos, indignados com a prova, antes de as receberem, não contiveram as lágrimas.

Com referência ao vocabulário e às estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Na primeira estrofe do texto, a palavra "árvore" (v.6) está empregada em sentido conotativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das idéias e da estrutura do texto I, julgue os itens a seguir.

Segundo o texto, as duas palavras que compõem o título são sinônimos perfeitos, tanto na língua culta quanto na coloquial.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 47 a 50 referem-se ao texto que segue.

No contexto em que se emprega, o elemento sublinhado em

  • a.

    dispersão da renda e da propriedade tem o sentido de dissolução dos proventos.

  • b.

    ausência de subordinação hierárquica significa insurgência.

  • c.

    é uma entidade autárquica significa instituição modelar.

  • d.

    Consolidá-lo como instrumento dinâmico tem o sentido de meio ativo.

  • e.

    fundamentada na livre iniciativa significa admissão irrestrita.

As questões de números 41 a 46 referem-se à crônica que segue.

Está clara e correta a articulação entre os tempos verbais na seguinte frase:

  • a.

    Poucos anos depois de Napoleão ter assumido o poder, Victor Hugo empolgara as multidões com romances que em nada lembrassem a linguagem das conclamações e panfletos.

  • b.

    Não há como não ter inveja de uma época em que grandes escritores e grandes políticos gozavam de igual prestígio, em que a ninguém ocorria duvidar da função social que a literatura exercia - função que exerce ainda hoje, aliás, apesar de tudo.

  • c.

    Àquele tempo, aceitava-se o fato de que o mundo teria sido interpretado pelos escritores e intelectuais, à medida que viessem a escrever as obras que funcionaram como lúcidos espelhos da vida social.

  • d.

    Há tempos a literatura deixaria de representar uma opção tão vigorosa quanto têm sido as conquistas militares, embora os escritores continuem a escrever romances em que se desenhara perfeitamente o retrato de uma época.

  • e.

    Pode-se discutir o fato de que os escritores de hoje têm perdido a respeitabilidade, pois o alto índice de vendas de tantos romances pareceria indicar que os ficcionistas contassem ainda com grande acolhimento do público.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...