Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A frase em que o autor marca uma avaliação negativa em relação a seus opositores é:
Em Mas essas escolas são poucas..., a expressão destacada refere-se, EXCETO
Língua Portuguesa - Semântica - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Cada um destes fatores constitui, para as Nações Unidas, os desafi os iminentes que exigem respostas da humanidade (7º parágrafo). Nessa frase, a preposição para possui valor semântico de:
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Assim como o título do texto, também está empregada em linguagem figurada a expressão destacada em
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Nas passagens uma singular dualidade de estilos, / blogueiros e comentaristas amiúde adotam uma linguagem, / As semanas sufocantes deste verão, as palavras em destaque significam, respectivamente,
Considere os trechos extraídos do texto 3.
1.
Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. (primeiro parágrafo)
2.
O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nos trechos em seu contexto.
( ) Em 1, o vocábulo "logo" tem o mesmo valor
sintático-semântico que em "estudou, logo passou."( ) Em 1, o uso do modo subjuntivo no verbo da
oração subordinada é motivado pela locução conjuntiva "para que", estabelecendo-se a correlação modo-temporal entre pretérito perfeito do indicativo ("solicitou") e pretérito imperfeito do subjuntivo ("estudassem").( ) Em 2, o uso do advérbio "agora" faz referência
a um tempo que se segue imediatamente ao período de trabalho de Fritz no Liceu, época em que ele não podia realizar as pesquisas de campo.( ) Os pronomes "ele" e "lhe", respectivamente em
1 e 2, fazem referência anafórica a Fritz Müller.( ) Em 2, o enunciado "Mas os planos do alemão
iam além" cria no leitor uma expectativa de que algo importante estaria por ocorrer na vida de Fritz.Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O trecho do Texto I não telefono para ninguém até que minha caderneta resolva aparecer. (l. 36-37) pode ser reescrito, mantendo-se o sentido original, da seguinte forma:
Uma forma correta de reescrita do trecho iniciado pela conjunção temporal quando (l.2) é a seguinte: ao ser informado pelos técnicos em urbanismo que existia oito milhões de ratos na cidade do Rio de Janeiro.
Suprimindo-se a expressão de realce, utilizando-se a interrogação indireta e atendendo-se às exigências gramaticais, o último período do primeiro parágrafo poderia ser assim reescrito: Perguntou-lhes como os haviam contado.
Mantendo-se a informação original e a correção gramatical do texto, a última oração do segundo parágrafo (l.10-11) poderia ser substituída pela seguinte estrutura: e de contínuo desafio à engenhosidade humana por muito tempo ainda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...